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Por que Investir em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Por que Investir em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

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Por que Investir em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Você, pequeno e médio empreendedor, ainda tem dúvidas quando o assunto é investir em marketing digital? Saiba que este é um investimento de extrema importância para quem quer expandir os negócios. Investir em marketing ajuda a promover seus produtos ou serviços, aumentar as vendas, dar credibilidade à sua marca e torná-la referência no mercado. Além disso, quando você investe em marketing digital, é possível ter dados para analisar o comportamento do seu público e pensar em estratégias para estar sempre perto dos consumidores que já conhecem a sua empresa e, principalmente, alcançar novos clientes.

Hoje, as redes sociais estão presentes em todos os dispositivos ao redor do mundo. O relatório Global Digital Statshot 2019, elaborado pelo Hootsuite e We Are Social, apontou que existem atualmente mais de 3,5 bilhões de usuários nas redes sociais. Aqui no Brasil, segundo pesquisa de 2020 do Cuponation, estima-se que até o final de 2023 cerca de 114,5 milhões de brasileiros estarão conectados — o que representa um aumento de mais de 20% até o encerramento do período de três anos. Ou seja, isso já é um bom motivo para você investir em marketing digital.

Alguns empreendedores ainda têm certo receio em investir em marketing digital, principalmente por ser um ambiente novo para muita gente. É muito comum ouvir de algumas empresas:

É caro investir em marketing digital!

Na verdade, não. É possível começar a levar seu negócio para o ambiente digital investindo pouco. Adquirir um domínio ou fazer um blog são investimentos de baixíssimo custo, e criar uma conta em redes sociais não há custo nenhum! Isso pode trazer bons retornos, uma vez que novos públicos interessados podem se tornar potenciais clientes. No começo, seu investimento maior precisa ser o tempo, não o dinheiro.

Minha empresa não tem site!

Não ter um site pronto, não deve ser uma objeção na hora de investir em marketing, afinal, você pode começar usando outras estratégias. Existem diversas plataformas gratuitas que você pode utilizar para criar um blog, por exemplo, e publicar conteúdos relevantes sobre o seu negócio e divulgar entre os seus contatos. Aos poucos, você começará a ganhar notoriedade e a criar uma base de relacionamento.

Não confio no online!

Muita gente ainda não confia no ambiente online e acredita que levar o negócio para o digital significa deixar de fazer o marketing offline (aquele que acontece fora da internet). É aí que muitos se enganam. As estratégias online e offline podem andar lado a lado! O importante é você sair da zona de conforto e fazer com que seu negócio prospere no lugar em que seus clientes estejam.

Vale lembrar que os hábitos de consumo estão mudando. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico apontou que, com a crise provocada pela COVID-19, as compras pela internet tiveram um boom de crescimento de 40%. E acredite: só no primeiro semestre de 2020, as vendas online cresceram 47%, registrando a maior alta em 20 anos.

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Por que investir em marketing digital?

1.   Ter presença online

Como já mencionamos, hoje o marketing é essencial para empresas de todos os portes e segmentos. Pode ser que empresas que estão iniciando no mercado precisem de mais dedicação para criar sua base de relacionamento e serem notadas. Porém, vale lembrar que os consumidores estão sempre conectados e, usando a estratégia certa, seu negócio chegará até eles. Além disso, após atrair audiência e potenciais clientes, você pode criar estratégias para estreitar o relacionamento com o público, contribuindo para que ele sempre lembre do seu negócio.

2.   Ganhar credibilidade e ser referência no mercado

Um dos primeiros passos para definir a estratégia que sua empresa usará no marketing digital é pensar qual problema seu possível cliente quer resolver ao buscar seu produto ou serviço. Por que isso é importante? Porque muitas vezes estas pessoas não sabem exatamente o produto ou serviço que precisam, então, elas buscam como resolver determinado problema ou necessidade. E é aí que seu negócio pode aparecer com a solução.

Isto não quer dizer que seu produto ou serviço será adquirido “logo de cara”. Quando se busca por uma resposta para um determinado problema e a sua empresa apresenta uma solução, você cria valor para a sua audiência. Por isso, é muito importante não focar apenas em vender e aparecer em páginas de buscas, é necessário ter algo importante para informar ou entreter seu possível cliente e mais: fidelizá-lo. Ao oferecer informações relevantes, sua marca ganha credibilidade e será sempre lembrada.

3.   Conhecer sua audiência por meio de dados

Uma das maiores vantagens de investir em marketing digital é saber como suas ações estão sendo recebidas pelo público. Definindo uma estratégia e desenvolvendo uma campanha nas redes sociais ou no Google, por exemplo, você terá acesso a estatísticas e dados para analisar seu desempenho e mudar o que for necessário na estratégia da sua empresa. Você saberá com maior precisão quem é seu público, quais são suas necessidades, o que procuram mais, ou menos, e, assim, saber o que deve oferecer a eles.

Ou seja, você poderá tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais e não em suposições, o que é fundamental para a continuidade do seu negócio.

4.   Aumentar faturamento

Quando você planeja e se dedica ao marketing digital é possível fidelizar o público, fazendo com que não apenas os clientes comprem uma vez, mas continuem comprando sempre. Por isso, quando bem planejado, o investimento em marketing digital é uma possibilidade de gerar um grande retorno financeiro para a sua empresa. Além disso, o investimento é bem menor se comparado com o marketing offline (o que não significa que você deve deixar de utilizá-lo).

5.   Estar lado a lado com grandes empresas

Se você pensa que seu negócio não pode ter competitividade com as grandes empresas, você está enganado! Mesmo que os recursos sejam menores e mais escassos, o ambiente online já se estabeleceu como um meio facilitador para que empresas de diversos tamanhos criem seus espaços e possam crescer.

Mãos à obra!

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas, é hora de pôr a mão na massa e começar a montar sua própria estratégia. Lembre-se que nem sempre boas ações de marketing precisam de grandes investimentos, por isso, para pequenas e médias empresas, as portas também estão abertas. O importante é ter um bom planejamento, definir uma boa estratégia e se colocar da forma mais apropriada ao seu modelo de negócio, usando as ferramentas certas para aumentar sua presença online. Aos poucos, você começará a ver o resultado.

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