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A importância da caixa registradora e sua evolução

A importância da caixa registradora e sua evolução

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A caixa registradora é tão importante para um negócio que uma expressão como “fazer o caixa” é facilmente entendida. É importante ter um equipamento como esse para realizar a boa gestão do dinheiro que entra e sai diariamente.

Os modelos mais antigos servem, inclusive, como valiosas peças decorativas e até colecionáveis — tudo graças a sua estética retrô. Aliás, com toda a evolução que ocorreu no setor desse periférico, um modelo assim só poderia ser para decoração mesmo.

Atualmente, com a digitalização de sistemas, nada disso é necessário. Hoje temos equipamentos já automatizados para os PDVs (pontos de venda), como os produtos da Sweda, por exemplo. 

Neste artigo vamos te mostrar a evolução da caixa registradora e quais os benefícios em adotar um PDV digitalizado como o nosso.

 

Para que serve a caixa registradora

A principal utilidade da caixa registradora, como o próprio nome diz, é fazer o registro das entradas e saídas de dinheiro, seja por pagamento em espécie, cartão de crédito ou de débito. 

A partir desse registro é possível fazer a conferência dos valores. Portanto, diminui os riscos de manuseio incorreto dos recursos da empresa, como perdas ou desvios. Com isso, aumenta a segurança do negócio.

O ideal é contar os valores diariamente de forma organizada, para manter o bom funcionamento de tudo.

A forma mais conhecida de fazer isso é verificando se o saldo do caixa corresponde aos registros da empresa.  

De início são considerados os recibos de cheques e cartão, na sequência entra a contagem das notas e moedas e após o somatório manual da contagem, verifica-se a veracidade com os comprovantes emitidos pelo equipamento.

 

A evolução da caixa registradora

Quando James e John Ritty criaram a caixa registrada em 1879, tinham o objetivo inicial de desenvolver um equipamento para coibir o saque indevido de recursos por parte de funcionários. Porém, acabaram criando uma revolução. 

Anos depois, foram incluídas no aparelho bobinas em rolo de papel visando registrar as vendas. Até que em 1906, gradualmente, começaram a ser fabricadas as máquinas registradas com motores elétricos.

Semelhante à máquina de escrever, o periférico também possuía teclado com peças destacadas e, em alguns casos, até manivela. Sendo assim, elas não eram exatamente práticas, pois eram pesadas e de aparência imponente.

Na maioria das vezes, era feita de materiais naturais, principalmente de madeira e metais de alto valor, justamente o que torna esses antigos objetos tão procurados.

Seu controle de preço e estoque era feito manualmente, por etiquetas. Ou seja, o funcionário digitava o preço afixado na etiqueta no teclado da caixa registradora, guardava o dinheiro na gaveta e a bobina da caixa registrava tudo.

Hoje é tudo bem diferente — e mais moderno, obviamente. A caixa registradora passou por uma grande evolução, sem perder a essência de suas funções. Na verdade, seus substitutos dão conta das já conhecidas atribuições e ainda fazem muitos mais.

 

Caixa registradora: do código de barras ao PDV

Com as transformações no setor de vendas, surgiu o código de barras. Ele permite vários registros além do preço, tais como os detalhes do produto, tamanho, cor e a quantidade disponível no estoque.

Atualmente, as caixas registradoras são conhecidas como PDV e contam com diversas formas de uso da tecnologia para otimizar a gestão do negócio, como, por exemplo:

  • bluetooth; 
  • wifi; 
  • touchscreen;
  • armazenamento em nuvem das informações contábeis. 

Tais sistemas de gestão fazem a contabilidade com a anuência do contador cadastrado. 

 

Benefícios dos PDVs

O PDV (sistema de frente de caixa) é a grande ferramenta facilitadora da gestão do negócio. Com ele, é possível gerenciar recebimentos dos pagamentos em cartão de crédito e débito, bem como identificar e categorizar as entradas. 

É uma solução completa para otimizar a produtividade do negócio e promover melhor experiência ao cliente.

Veja em detalhes, as maiores vantagens de adotar um PDV para o seu negócio:

 

Gestão de estoques

Através de um sistema digitalizado e, consequentemente, integrado, a atualização das informações é em tempo real. Com isso, é possível adequar as ofertas e contactar fornecedores antecipadamente, para não ter prejuízo com estoque encalhado ou pela falta de itens desejados.

 

Filas menores

Filas reduzidas significam menos tempo esperando, mais agilidade no dia do cliente e menos estresse para todos os envolvidos. Tudo isso faz parte da experiência do consumidor, e é fundamental para agregar valor à marca.

Afinal, se você visa melhorar seu negócio para o seu cliente, ele com certeza se sentirá valorizado e irá falar bem da sua empresa.

 

Agilidade no pagamento e recebimento

Dar ao cliente uma forma ágil de pagar e ainda gerir os recebimentos instantaneamente aprimora a produtividade, gestão financeira e contábil da empresa. 

 

Gestão de cadastro de clientes 

Nada pior para um cliente que demorar para ser atendido na fila e no cadastro. Ao ter um sistema de PDV é possível pegar os dados do cliente no momento do pagamento. 

Consequentemente, além de agilizar o atendimento, também permite a criação de políticas de relacionamento e divulgação de ofertas individualizadas.

 

Logística de entregas

É possível gerir com assertividade os processos de entrada, pagamento, separação e envio de entregas. Afinal, centralizar todas as etapas em um único sistema faz uma enorme diferença independente do segmento do seu negócio.

 

Diferenciais Sweda nas soluções inteligentes para o seu PDV

A Sweda oferece as melhores soluções para o seu negócio, temos o recurso que oferece a venda mais rápida do Brasil. Para isso contamos com:

  • Parcerias com as melhores software houses. Temos os melhores sistemas para otimizar o seu negócio;
  • Suporte ao lojista. Nosso atendimento é diferenciado, estamos sempre disponíveis para orientar e ajudar na operação;
  • Gestão multiplataforma pelo app. Permite acompanhamento full time, um recurso útil em especial quando não está presente no negócio;
  • Versatilidade. Atendemos a diversos tipos de segmento com qualidade;
  • Integração com ERP. Nosso sistema é de fácil implantação e operação, em caso de dúvidas nosso suporte está a postos;

 

Sweda e suas soluções para varejos

Se você precisa das melhores soluções inteligentes para o seu negócio, nós podemos te ajudar. A Sweda tem quase 90 anos de história e mais de 300 postos de serviço oferecendo o que há de melhor no mercado. 

Temos diversos tipos de equipamentos para PDV com tecnologia bluetooth. Inclusive periféricos, como CPUs, impressoras térmicas, leitores de códigos de barras, gavetas de dinheiro, monitores, pinpads e teclados. 

Visite nosso site e modernize o seu negócio.

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