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Autoatendimento: bola da vez em tempos de pandemia

Autoatendimento: bola da vez em tempos de pandemia

Navegação Rápida

Temos vivido tempos incomuns. Enfrentar uma pandemia global exigiu mais do que medidas de saúde e segurança defensivas. Negócios de diversos segmentos precisaram se adaptar para dar vazão às demandas do dia a dia nesta nova rotina. No cenário de incertezas, certo mesmo é que o autoatendimento tem se mostrado uma eficaz ferramenta para diversos tipos de negócios.

O fato é que a crise sanitária vem transformando o varejo no Brasil de forma irreversível. Com lojas temporariamente fechadas ou tendo de limitar o fluxo de pessoas, o autoatendimento ganhou novo status e a tecnologia, que costumava ser implementada apenas como alternativa de inovação, agora é uma necessidade na readaptação do setor ao chamado “novo normal”.

Além da modernização dos processos de um modo geral, o autoatendimento durante a pandemia tem evitado aglomerações, uma vez que diminui filas; promovido segurança, já que o atendimento não possui contato físico; e oferecido agilidade, uma vez que as pessoas ficam menos tempo dentro do estabelecimento, assim prevenindo um possível contágio.

Uma das questões mais interessantes do autoatendimento para as empresas é o fato de que ele provoca uma redução de demandas que precisam ser atendidas pela equipe. Assim, mesmo áreas enxutas podem conquistar altos níveis de produtividade. As solicitações simples e que, habitualmente, são as de grande volume, acabam sendo eliminadas do atendimento humano.

 

Muito além da saúde, a eficiência

Se você está pensando em concretizar o serviço de autoatendimento em seu negócio, você está definitivamente no caminho certo, pois as vantagens vão muito além da proteção à equipe e consumidores. Quando, por exemplo, os clientes podem fazer seus pedidos por conta própria, isso ajuda a eliminar muitos dos erros comuns que podem ocorrer quando a solicitação é feita por telefone ou pessoalmente com os funcionários.

Além disso, muitos consumidores preferem fazer seus próprios pedidos porque isso elimina o incômodo de serem colocados em espera ou lidar com funcionários muito atarefados que, desatentos, cometem erros. A tecnologia de pedido automático é mais eficiente para o cliente e funcionários e cria uma experiência mais coesa para todos. Ao usar uma plataforma de autoatendimento e tornar este ritual de compra mais fácil para os consumidores, a base de clientes tende a crescer e a fidelização a aumentar.

Outra vantagem distinta de se adicionar a tecnologia de autoatendimento ao negócio é que se torna viável aumentar vendas sem a necessidade de contratação de novos funcionários para lidar com o aumento da demanda. Isso permite que o empresário aumente seus lucros sem dissolver esta nova e bem-vinda receita numa folha de pagamento adicional.

Como consequência dos benefícios citados acima, o autoatendimento dá mais precisão ao empresário na hora de escolher seu mix de produtos e promover ações que façam sentido tanto para a loja quanto para o cliente. Este canal tecnológico permite, inclusive, a utilização de recursos promocionais, como banners animados e sugestões, o que contribui para o aumento da conversão, do ticket médio e do engajamento do público.

No mais, o autoatendimento permite realizar levantamentos eficientes de informações importantes para a gestão do negócio, como saber as preferências dos clientes, rastrear o estoque e eliminar os erros dos funcionários. Não à toa, os terminais de atendimento autônomo estão ultrapassando as fronteiras das redes de fast food, onde são mais comuns, e avançando para outras modalidades de negócios. O motivo é um só: eles tornam mais fácil para os clientes obterem o que precisam com rapidez e precisão.

 

A vivência do consumidor e suas impressões

Uma boa experiência de compra se dá quando um cliente entra em sua loja, compra e gera fidelização. Não à toa, todas as tendências do atendimento no varejo apontam para esta palavra mágica: fidelização. Neste contexto, a força do atendimento é primordial para atrair a preferência da clientela e obter sucesso nas vendas a longo prazo.

É preciso ter claro que quando uma pessoa sai de casa disposta a comprar algo, ela quer receber o melhor pelo dinheiro que vai gastar. Em outras palavras, ela vai comparar as experiências, o que faz da excelência do atendimento no varejo um fator decisivo. Quem não se importa com isso pode ficar de fora do mercado mais rápido do que alguém é capaz de fazer um pedido numa máquina de autoatendimento.

Para oferecer aos consumidores o melhor e ganhar vantagens competitivas diante da concorrência, é fundamental acompanhar as mudanças nas demandas de consumo. A nova maneira de compra e interagir que o autoatendimento traz permite que o cliente não tenha interferência de atendentes, não precise aguardar por muito tempo em filas e vivencie uma experiência que o remete à eficiência e ao conforto.

 

Mercado em ascensão

A Global Market Insights, empresa especializada em estudos de mercado, estima que a instalação de terminais de autoatendimento vá crescer 16% ao ano até 2023, alavancada, principalmente, pela pandemia da covid-19. Seja em supermercados, shoppings centers, fast foods ou lojas diversas, este avanço digital e automação são tendências para o segmento.

Embora o contato humano tenha sua relevância quando se trata de fechar vendas, os consumidores estão cada vez mais antenados com as novas tecnologias e dispostos a usá-las. Um estudo mais abrangente sobre varejo self-service no Brasil, realizado pela Croma Marketing Solutions em 2016, mostra disposição de 60,4% dos consumidores em usar muito o autoatendimento em suas compras futuras.

A pesquisa revela ainda que os fatores que mais devem influenciar as compras serão a comodidade (apontada por 69% dos clientes entrevistados), o tempo (61%) e o atendimento em si (44%). Até 2023, boa parte das redes de supermercados do Brasil deverão instalar máquinas de autoatendimento em suas unidades.

 

As soluções de autoatendimento Sweda

No Brasil, o modelo de autoatendimento já começa a ser testado em redes de supermercados de todo o país, e vem sendo bem recebido pelos consumidores. Para os varejistas, o self-checkout, como também é chamado, traz vantagens importantes, em especial para este tipo de comércio.

Isso porque os equipamentos de autoatendimento desenvolvidos pela Sweda são funcionais e prontos para a aplicação do software de escolha do varejista, que permite à rede a gestão completa de seu negócio. As soluções de self-checkout Sweda são homologadas nas principais softwares houses do Brasil, tornando o equipamento compatível com sistemas diversos.

Assim, dados gerados na compra são imediatamente incorporados ao sistema de gestão, fornecendo informações valiosas sobre o cliente, seus hábitos de consumo e comportamento de compra. Afinal, não podemos ignorar que o autoatendimento é apenas uma das pontas visíveis no iceberg da transformação digital do comércio varejista. Uma revolução que está apenas no começo.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado entre 15 de março e 2 de maio de 2020, o varejo brasileiro teve retração de 56% no faturamento habitual em relação ao período anterior à crise. Desta forma, outro benefício que a solução de autoatendimento vem somando aos negócios neste momento é a redução de custos, o que auxilia o mercado varejista a se reerguer num momento de crise econômica como a que estamos vivenciando.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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