Explorar

Pesquisar
Close this search box.
Automação Comercial: O Futuro do Varejo é Agora
/
/
/
Automação Comercial: O Futuro do Varejo é Agora

Automação Comercial: O Futuro do Varejo é Agora

Navegação Rápida

Ao longo das últimas décadas presenciamos inúmeras transformações no cenário do varejo brasileiro, que enfrentou principalmente mudanças estruturais. Precificação, logística, gestão de dados fiscais, entre outras questões passaram a ganhar importância no segmento.

Aliás, há pouco mais de 20 anos, a disponibilidade de equipamentos no mercado era bem restrita, praticamente se resumindo a registradora e balança, pois ainda não existiam coletores de dados. Havia também poucas revendas credenciadas para realizar a intervenções nas máquinas fiscais e balanças – considerados os principais produtos de automação comercial à época.

Com a abertura do mercado, aos poucos, o cenário começou a mudar graças à redução nos custos dos equipamentos de informática, além do crescimento no uso do PC no Brasil. Assim, os computadores que guardavam toda a memória fiscal do comércio passaram a substituir também as caixas registradoras.

 

Menos operação, mais estratégia

Com a chegada de novas tecnologias, os fiscais da Receita Federal puderam se afastar das lojas físicas, porém se aproximaram cada vez mais das informações precisas. Isso foi possível com a chegada do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Por sua praticidade, o equipamento rapidamente ganhou o varejo no país.

Aliás, podemos dizer que para a área fiscal, a automação de processos passou a ser indispensável, pois com ela é possível emitir guias de recolhimento de impostos automaticamente. A partir daí os colaboradores passaram a atuar em processos estratégicos, deixando a cargo dos robôs as tarefas manuais e repetitivas, principalmente a emissão de tributos.

Além disso, as operações que não contam com a tecnologia a seu favor estão recorrentemente sujeitas a falhas. E o pior, erros primários que acabam impactando o “front” e trazendo uma experiência de compra negativa ao cliente. Soma-se a isto os prejuízos ocultos nem sempre mensurados pelas empresas.

É importante ter em mente que tanto o departamento fiscal quanto o de contas a pagar e receber fazem parte do seu negócio, então é primordial serem vistos como estratégicos. Lembrando que o custo tributário no varejo, por exemplo, gira em torno de 40% de todo o valor da operação. Assim, quanto mais você conseguir automatizar e reduzir os custos ocultos devido a ineficiências nesses processos, mais resultados terá nas transações.

Sistema de gestão completo

Com a contínua evolução da capacidade de processamento do fisco, a busca pelas informações ganhou força. Fortalecendo os softwares de gestão indispensáveis a esse tipo de controle. Até porque, com exceção das empresas de pequeno porte, praticamente todos os outros comércios têm de entregar mensalmente o SPED, ou obrigações acessórias. Além destas, tem ainda a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que por meio da automação passou a ser melhor gerida.

Atualmente, o software de gestão ou ERP vem ganhando espaço no mercado, sendo a plataforma que permite uma série de integrações facilitando o dia a dia dos empreendedores. Um bom exemplo é seu uso no controle de estoque. Sem esta sistematização, o fluxo operacional fica comprometido, e outros processos acabam não funcionando.

Com o uso do ERP, as informações passam a compor automaticamente um único sistema, facilitando a gestão financeira de um modo geral. A vantagem é que todos os setores (compra, venda e logística) têm acesso às movimentações efetuadas, inclusive, em tempo real. Esse tipo de solução permite que os dados permaneçam na nuvem, sendo acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.

Neste post mostramos um pouco da evolução da automação comercial e algumas das diversas tecnologias disponíveis no mercado. Todas elas certamente poderão ajudar muitos empreendedores a melhorar a gestão de sua empresa.

Não importa se o comércio é grande ou pequeno, tampouco o segmento de atuação. Fato é que para muitos modelos de negócios, a automação comercial se tornou indispensável, substituindo trabalho manual por processos informatizados, rápidos e seguros. Saiba que a Sweda dispõe das mais variadas soluções, para pequenos e grandes empreendedores. Todas elas foram desenvolvidas para minimizar erros e atrasos, aumentar a produtividade e, consequentemente, o seu faturamento.

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados