Os serviços de automação comercial são mais que uma simples escolha luxuosa. Tratam-se de uma necessidade para a sobrevivência do negócio — deixando de ser apenas um diferencial.
Numa realidade empresarial com altos índices de consumo digital, principalmente por e-commerce, não cabe mais ter um negócio sem o auxílio fundamental da tecnologia.
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo demonstra que 81% dos entrevistados veem a tecnologia nas lojas físicas como um dos principais atributos para a loja ideal. Além disso, autoatendimento, pagamento via QR Code e promoções por geolocalização reforçam a urgência de implementar a automação comercial.
A melhoria nos processos operacionais e gerenciais é visível após essa implementação. Toda a empresa ganha em agilidade e, com isso, os colaboradores têm oportunidade de se qualificar para serviços mais especializados, estratégicos e menos braçais.
Neste artigo, você saberá tudo sobre a importância da automação comercial para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura!
O que são serviços de automação comercial?
O serviço de automação comercial é a otimização de processos gerenciais e operacionais através do suporte tecnológico.
Em outras palavras, trata-se da padronização, otimização e integração de processos por meios digitais, podendo ser utilizado na frente de lojas e no atendimento direto ao público, como a gestão de estoque e vendas, por exemplo.
Seu grande objetivo é facilitar o dia a dia do empresário, desafogar os colaboradores de tarefas repetitivas, diminuir erros e principalmente ajudar na gestão dos custos, estoque e vendas do negócio para assim manter a empresa funcionando da melhor forma possível.
Totens de autoatendimento, PDV com processos automatizados são bons exemplos de serviços de automação comercial aparentemente simples, mas que fazem muita diferença.
Por que investir em serviços de automação comercial?
A automação chegou no Brasil na década de 1950 para otimizar os processos industriais e a sua respectiva consolidação no país. Chegando aos dias atuais, vemos os serviços de automação comercial ganhando cada vez mais participação no mercado.
Se antes a grande demanda era pelas balanças e emissão de notas fiscais, com a obrigatoriedade de um sistema integrado pela Receita Federal, cresceu a demanda por soluções mais robustas, levando assim ao interesse pelos PDVs e sistemas de ERP.
O Índice de Automação do Mercado Brasileiro2, calculado pela GS1, demonstra que só entre 2017 e 2020 houve um aumento de 11% na automação de empresas de comércio e serviços. A partir desses dados, é possível vislumbrar o crescimento da automação comercial no varejo nos próximos anos.
Benefícios da Automação
Agora que você já percebeu que a automação veio para ficar, conheça alguns dos principais motivos para tomar a melhor decisão pelo seu negócio.
Na gestão
Gestão Financeira e Contábil
Ter um serviço de automação comercial diminui erros nos cálculos recorrentes do seu negócio e, principalmente, nas taxas e impostos, bem como em relação a prazos. Com isso, você estará sempre em dia com as obrigações fiscais e contábeis, tanto internas como externas.
Gestão de Estoque
Saiba quando realizar ações estratégicas e evite prejuízos com a sua mercadoria e o estoque de produtos.
Com um bom serviço de automação comercial é possível verificar o melhor momento e forma de fazer promoções e comprar novos produtos com os fornecedores, bem como negociar pagamentos.
Nos Processos
Padronização
Se há algo que a automação faz por você é padronizar os processos. Com isso fica muito mais fácil treinar os colaboradores para executarem os passos necessários. Com um passo a passo estabelecido e um fluxo de operações e processos automatizados, é muito mais fácil de evitar erros e acompanhar melhor a performance.
Nesses casos, um erro pode significar prejuízos e com a devida padronização e precaução, a equipe fica mais tranquila e pode se dedicar a ter excelência no relacionamento com o cliente.
Logística
Com a automação comercial é possível ter clareza nos prazos de entrega e recebimento de produtos. Assim, você consegue garantir a eficiência de todos os processos de ponta a ponta, desde a chegada do produto na sua loja até a venda final, inclusive nas entregas a serem feitas fora da loja.
Redução de Custo
Através da automação você tem a informação concreta de qual produto ou categoria tem tido mais saída. Com isso, consegue ajustar o estoque e os preços, mantendo a venda dos produtos mais populares e impulsionando a venda daqueles que saem menos.
Em ambos os casos, com maior assertividade nos cálculos e ajustes de preço final.
Na experiência do cliente
Atender às expectativas do cliente
Como já citado na pesquisa, o cliente espera encontrar facilidades tecnológicas nas lojas físicas. Nesse sentido, o serviço de automação comercial se configura como uma forma de complementar a qualidade da experiência na compra online.
Aliás, considerando tudo o que já foi dito, se o seu negócio ainda não tiver presença digital, está perdendo um tempo precioso e nem é preciso falar sobre quais são os motivos.
Fidelização
Criar programas de fidelidade (através de um sistema de pontos, cartela etc.) também ajuda a manter as vendas e a aumentar os clientes novos por indicações através de promoções alinhadas ao perfil do cliente.
Estratégias de relacionamento
Com a automação, é possível saber o perfil de compra de cada cliente (através de informações obtidas no fechamento das vendas) e, com isso, notificá-lo para produtos semelhantes, promoções, cupons e outras diversas ações a fim de estreitar o relacionamento dele com a sua marca.
Serviços de automação comercial da Sweda
Pioneira neste segmento, a Sweda conta com os melhores serviços de automação comercial para o seu negócio, e por isso pode te ajudar naquilo que há de mais importante no cotidiano do seu estabelecimento, por exemplo:
- gestão do empreendimento;
- operações do dia a dia;
- serviços fiscais gerais.
De fato, estamos falando de muita expertise e competência, afinal, já são mais de 1,8 milhão de comércios automatizados, cerca de 2 milhões de PDVs instalados e mais de 300 postos de serviços disponíveis.
Soluções para varejo Sweda
Como você pode perceber, a Sweda possui as soluções ideais para facilitar a gestão do seu varejo, em qualquer segmento de mercado, encontrando a melhor opção para a sua empresa. Conte com uma expertise de quase 90 anos para te atender.