Todo negócio precisa ter como um dos principais objetivos o aperfeiçoamento dos seus processos, e
nesse sentido o sistema de automação comercial se mostra como uma ajuda muito valiosa na
gestão do empreendimento.
Ele atua como uma solução ideal também no controle das tarefas do dia a dia, o que impacta em
quase tudo que diz respeito à empresa, inclusive em sua lucratividade.
O uso adequado desse tipo de sistema otimiza os processos manuais em vários níveis, o que acaba
promovendo um dinamismo que resulta em grande eficiência operacional.
Aliás, qualquer empresa pode (e deve) adotar o sistema de automação comercial, pois o resultado
sempre será positivo, quando implementado corretamente.
Nesse artigo você compreenderá como é um sistema de automação e os grandes benefícios que a
contratação dessa solução pode proporcionar para sua empresa. Boa leitura!
Como criar um sistema de automação comercial?
Para criar um sistema de automação comercial eficaz, alguns cuidados devem ser tomados antes de
sua implementação.
Nosso check list pode auxiliar na concepção e organização desse processo:
1. Compreenda o que o seu negócio necessita
Levante as principais demandas de sua empresa ou loja, a situação atual dentro do seu segmento,
os pontos de melhoria e objetivos. Dessa maneira, o planejamento ficará mais detalhado e
possibilitará uma escolha mais assertiva na compra e contratação de soluções.
2. Escolha um responsável pelo TI
Alguém de sua equipe deverá tomar a responsabilidade da implantação do sistema de automação
comercial, criando e acompanhando as diferentes etapas do planejamento. Essa pessoa também
manterá o cronograma em dia para que o sistema seja aplicado com sucesso, do início ao fim.
3. Defina as funções
Após escolher um responsável pelo TI, é necessário avaliar até que ponto sua equipe terá autonomia
para conceber um projeto completo de automação. Não descarte a possibilidade de contratar
serviços de automação comercial especializados, pois além de apoiar sua equipe, garantem o êxito
da implantação.
4. Crie seu planejamento e cronogramas
Você pontuou suas necessidades e elencou a equipe para a criação do sistema de automação.
Agora chegou o momento de colocar a “mão na massa”: distribuir cronogramas com objetivos e
metas claras.
5. Listar equipamentos e soluções
Essa etapa consiste na criação de uma lista com os insumos e serviços necessários para o seu
negócio, de acordo com o que você levantou nas etapas 1 e 3. Conforme o perfil de sua empresa,
você poderá verificar se é necessário adquirir:
- Solução PDV (Ponto de Venda) completo;
- Autoatendimento;
- Verificadores de preço ou terminais de consulta;
- Software frente de caixa;
- Software ERP;
- Serviços Técnicos.
Você pode conferir a finalidade e as soluções de cada um desses itens e muitos outros no site da
Sweda, onde disponibilizamos informações detalhadas para sua consulta.
6. Pesquisar fornecedores
Junto à sua equipe responsável, faça uma pesquisa de fornecedores e prestadores de serviços.
Lembre-se: quanto maior for o tempo de existência de seus fornecedores, maiores serão as
garantias de sucesso. Dessa maneira, você poderá adquirir seus insumos com total confiança.
7. Prepare o seu sistema de automação comercial
Após adotar todos os procedimentos de forma criteriosa, e escolher seus fornecedores e soluções,
chegou a hora de finalmente implantar o seu sistema de automação.
A partir desse momento, sua equipe avaliará os retornos e benefícios do sistema periodicamente.
Esse acompanhamento é fundamental para atingir os objetivos que foram levantados na primeira
etapa, e também verificar se será necessário adquirir novas soluções, ou adaptar as que já foram
adquiridas.
Sistema de automação comercial vale a pena
Aos poucos, mesmo o empreendedor mais conservador compreenderá que na verdade o sistema de automação comercial consiste em um investimento primordial nos dias de hoje, uma vez que trata-se de um conceito voltado sobretudo para aperfeiçoar sua gestão, obtendo eficiência e produtividade por meio das mais modernas ferramentas.
E mesmo que haja dinheiro, tempo e esforço envolvidos na implementação de um sistema de automação comercial, a economia de custos e o desempenho aprimorado proporcionados com certeza irão superar o total das despesas de curto prazo.
Ou seja, depois que uma empresa percebe que esses benefícios são pontos fundamentais para seu crescimento e evolução, seus gestores não devem atrasar a implementação de um sistema com essas características.
Vantagens do sistema de automação
Uma empresa que atua com um sistema de automação comercial percebe um enorme salto em qualidade, profissionalismo, controle financeiro e operacional. Quanto mais completo for o sistema, maiores serão as vantagens para o negócio.
Em pouco tempo, a empresa colherá os resultados do uso desse tipo de sistema e assim poderá diminuir os gastos com mão de obra, por exemplo, além de facilitar o aprimoramento dos processos internos e o gerenciamento do negócio.
O uso de um sistema de automação comercial garante algumas vantagens para qualquer negócio. A seguir, alguns dos pontos mais evidentes:
- Conhecer o resultado de negócio;
- Proporcionar a melhor experiência de compra para os clientes;
- Redução de custos e desperdícios;
- Poder para tomar decisões baseadas em dados;
- Gestão do relacionamento com os clientes;
- Controle sobre as vendas;
- Melhoria na logística;
- Redução da carga de trabalho.
É justo afirmar que toda empresa deveria investir em automação. Com tanta concorrência, inovação e processos cada vez mais dinâmicos, o sistema se apresenta como uma ferramenta indispensável, pois além de todas as vantagens mencionadas acima, pode garantir a rápida adaptação do seu negócio às práticas mais contemporâneas do setor comercial, quando necessário.
Qual o melhor sistema de automação comercial?
A Sweda tem à disposição uma extensa gama de produtos e serviços voltados para a automação.
Oferecemos uma série de soluções em gestão e operação e serviços técnicos, como:
- Digitalização de dados;
- Treinamento operacional;
- Rollout de tecnologia;
- Suporte técnico;
- Field service;
- Consultoria;
- Atualização de software e hardware;
- Instalação de PDV e software;
- Controle de inventário.
Além disso, são vários os produtos de sistema de automação comercial da Sweda, como os diversos tipos de Mobox disponíveis, tais como Onix e Morion. Vale a pena conhecer toda nossa linha!
Atualmente, somos responsáveis por mais de 1,8 milhão de comércios automatizados e mais de 2
milhões de PDVs instalados.
Conte com as nossas Soluções Completas de Automação Comercial. Nós sabemos como melhorar as suas operações.
Sistema de automação comercial na Sweda
Se busca soluções de sistema de automação comercial para seu negócio, considere a gama de
produtos e serviços Sweda. Somos uma empresa presente na história do varejo brasileiro desde
1933.
Estamos em todo o território nacional com mais de 300 postos de serviços e sempre mantendo e
aprimorando parcerias com as melhores software houses do Brasil.
Elimine procedimentos desnecessários e aprimore seu atendimento. Você, seu negócio e seus
clientes ganham em tempo e agilidade. Modernize-se!