Saiba do que se trata o Varejo 4.0
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Varejo 4.0: o que é e quais as suas vantagens

Varejo 4.0: o que é e quais as suas vantagens

Navegação Rápida

O Varejo 4.0 é uma evolução do varejo tradicional, pois utiliza a tecnologia para oferecer uma experiência de compra inovadora aos consumidores.

Contudo, não significa apenas utilizar ferramentas tecnológicas, mas sim, criar soluções de vendas, de atendimento e comunicação para aprimorar o relacionamento com o cliente na totalidade. 

Se você deseja entender melhor como o conceito de inovação aparece no varejo atual, continue a leitura deste artigo. 

Qual é o conceito de Varejo 4.0?

Miniatura de carrinho de compras e caixas de papel em cima de um teclado de notebook.

O Varejo 4.0 é um modelo de processo de venda no qual a marca aprimora a experiência do cliente por meio da tecnologia. Com isso, a empresa se destaca no mercado, ao oferecer um diferencial competitivo.

Nesse modelo de vendas, o processo tradicional de compras é ajustado para se encaixar na transformação digital da sociedade atual. Ou seja, a tecnologia é imprescindível para o negócio que deseja fazer parte dessa realidade.

Além do uso da tecnologia no processo de vendas, o Varejo 4.0 utiliza a internet para identificar os hábitos de consumo.

Com isso, é possível oferecer uma experiência de usuário com base nas preferências, desde a criação de produto até a maneira como a marca se comunica com o público. 

Dessa forma, é possível entender em quais redes sociais os consumidores compram e qual o tempo médio que eles esperam até fazer um pedido na fila de um estabelecimento físico.

Entre outros fatores que podem melhorar a experiência oferecida aos clientes.

Além disso, o Varejo 4.0 possui as demais características:

  • desburocratização de processo por meio da tecnologia;
  • coleta e análise de dados do público-alvo;
  • busca por processos inovadores no varejo;
  • integração dos canais de venda e atendimento;
  • maior engajamento entre a marca e o consumidor;
  • automação de processos.

O termo “4.0” é utilizado em diversas áreas. Ele surgiu em alusão ao conceito de Quarta Revolução Industrial, transição ocorrida nos modelos de produção industrial para novos sistemas elaborados por meio do pilar da transformação digital. 

Consequentemente, essa transição causou impactos em diversos meios, incluindo no processo de venda e hábitos de consumo.

Com isso, foram desenvolvidos novos processos e ferramentas para oferecer uma experiência assertiva ao público-alvo. 

Evolução do Varejo 4.0

Guarda-roupa digital em tela transparente

A inclusão de soluções digitais não é novidade no varejo tradicional, mas se intensificou com o Varejo 4.0. Com isso, a internet é a ferramenta utilizada para entender o consumidor e oferecer tudo que ele precisa.

Entre as principais mudanças do varejo tradicional para o atual modelo está o omnichannel, estratégia de vendas voltada para oferecer uma experiência multicanal.

Nesse sentido, o omnichannel visa fortalecer e estreitar a relação entre a marca e o cliente.

Para isso, é possível utilizar diversos canais da empresa, físicos ou online. Ou seja, não há divisão e barreiras entre o mundo digital e a realidade. 

Sendo assim, essas mudanças visam ajustar o processo de vendas ao hábito de consumo dos clientes — que, nos últimos anos, é cada vez mais digital. Apenas no Brasil, o e-commerce teve R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022.

O Varejo 4.0 é um processo em andamento, mas que sofreu interferências das fases anteriores: 

Varejo 1.0

Marcado pela liberdade do consumidor para escolher os próprios produtos, impulsionado pelas grandes redes varejistas com foco no autosserviço. Além disso, havia uma variedade grande de produtos, com preços baixos.

Varejo 2.0

Nesse caso, o cliente passou a não dar importância apenas aos preços baixos. Surge, então, a necessidade de melhorar a experiência de compra com objetivo de aproximar o público da marca. 

Varejo 3.0 

O Varejo 3.0 foi marcado pela importância de criar valores para gerar identificação com o público. Assim, começa um processo de transformação. O cliente, agora, é uma espécie de fã da marca. 

Objetivos e vantagens do varejo 4.0

Mulher com tablet na mão.

O consumidor atual não tem interesse apenas em preço baixo e produtos de qualidade. Afinal, nada disso adianta se o cliente não puder finalizar a compra na plataforma por falta de interatividade.

Do mesmo modo, quem compra deseja sentir que faz parte da marca, por meio de opiniões, críticas e interações nas redes sociais. É necessário ouvi-lo e, assim, criar soluções que possam atender às necessidades e desejos do público.

Além disso, há a preferência pela qualidade no atendimento, sobretudo pela possibilidade de utilizar canais diversos. É preciso estar onde o público está. 

Ademais, o cliente não entra no site apenas para comprar o produto. Antes disso, ou durante a compra, ele tira dúvidas no chat, entra em contato por e-mail, envia mensagens nas redes sociais para confirmar informações da compra. 

Os recursos tecnológicos são fundamentais para o Varejo 4.0, como, por exemplo:

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de sistemas tecnológicos que visam imitar habilidades humanas. É possível, por meio da IA, entender o comportamento do consumidor e oferecer exatamente o que ele precisa, na hora exata.

Nesse caso, a IA pode ser utilizada para indicar produtos com base nas análises feitas no histórico de compras do site. 

Por exemplo, se ao comprar o item X, o consumidor adquire o item Y, o computador fará essa mesma oferta para os próximos clientes que vão comprar o produto X. 

Internet das Coisas

Internet das Coisas (IoT) é o termo dado aos dispositivos físicos conectados à internet, capazes de gerar e analisar dados por meio de softwares e plataformas digitais. 

A IoT pode ser utilizada para fazer o gerenciamento de estoque, por meio de sensores que identificam quando é hora de fazer a reposição do produto na prateleira. 

Experiência Omnichannel

Na estratégia omnichannel, não há barreiras entre o virtual e a realidade nos processos de comunicação e vendas.

Com isso, por exemplo, o consumidor pode comprar um produto na loja virtual da marca, mas fazer a retirada em um ponto físico. 

Ou, ainda, comprar um produto na loja física, mas utilizar os canais online para fazer reclamações ou elogios sobre o produto, empresa ou experiência de compra.

Big Data

Foi-se o tempo em que as empresas utilizavam questionários para avaliar as preferências do público-alvo. Atualmente, esse processo pode ser feito por meio do Big Data.

Trata-se de um grande volume de dados que precisam ser coletados e analisados por meio de softwares complexos de processamento. 

Dessa forma, o Big Data pode ser usado para avaliar o hábito de consumo de milhares (ou milhões) de clientes e, assim, a empresa cria soluções personalizadas para o público-alvo.  

Experiência do usuário (UX)

A Experiência do Usuário (UX) é a percepção adquirida pelo consumidor ao interagir com a marca. Nesse caso, o processo começa antes mesmo de o cliente comprar algo da empresa. 

 

Sweda e o Varejo 4.0

Caixa de atendimento em um balcão de um estabelecimento

Como você leu ao longo deste conteúdo, o Varejo 4.0 envolve desburocratizar o processo de compra do cliente.

Para isso, é necessário facilitar o processo de compras oferecido pela empresa, o que pode ser feito por meio de soluções ágeis e digitais. 

Nesse sentido, a empresa que deseja fazer parte do novo varejo pode contar com a Sweda, empresa especializada em soluções para varejo em automação comercial para gestão, controle e atendimento.

Entre as soluções, a Sweda oferece módulos inteligentes de autoatendimento, Self Order e Self Checkout, que contribuem para a agilidade na compra, redução de filas e tempo de espera.

Acesse o site e saiba o que a Sweda oferece para digitalizar e levar a inovação ao seu negócio, seja ele qual for.

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Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. 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Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. 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A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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