Pessoas estão cada vez mais conectadas e isso já não é novidade. Até mesmo gerações que não nasceram na era digital, como os baby boomers e a geração X, estão usando mais as plataformas online tanto para se comunicar quanto para realizar compras e contratar serviços.
Uma amostra do potencial da internet para as empresas é o aumento de 39% nas negociações no primeiro semestre de 2020, início da pandemia, segundo pesquisa da Money Times.
Outro dado que reforça a importância dos meios digitais para os brasileiros é o tempo gasto online. De acordo com o relatório recente da Global Digital Overview, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking. A média é de 10 horas e 8 minutos. Bastante, não?
Além disso, segundo pesquisa da Salesforce, 79% dos brasileiros pesquisam informações sobre a empresa na internet antes de comprar seus produtos ou contratar serviços.
É por isso que investir em marketing digital é estratégico para ter mais clientes, seja você contador autônomo ou dono de um escritório de contabilidade, pois é nas redes sociais que seus atuais e futuros clientes estão.
Mas, afinal, o que é marketing digital?
Você já deve ter ouvido falar sobre marketing digital alguma vez, já que as estratégias têm sido cruciais para a geração de novos negócios. Como citamos, o público está nas redes, então é preciso que a empresa esteja online.
Portanto, o marketing digital é voltado à construção de relacionamentos com potenciais clientes por meio de conteúdos em plataformas digitais, como blogs e redes sociais. É através delas que as empresas e profissionais que prestam serviços conseguem dar identidade à marca e mostrar os seus diferenciais. O resultado de boas estratégias: alcance de mais clientes.
Além de conteúdos orgânicos, ou seja, não pagos, há outra opção para alavancar vendas no meio online, que são os anúncios pagos em redes como o Facebook e o Instagram. Enfim, o marketing digital oferece diferentes possibilidades para incrementar os negócios.
Confira agora 6 estratégias de marketing digital para contadores
Agora que entendeu um pouco sobre marketing digital e sua relevância para obter mais clientes, você que é contador autônomo ou tem um escritório de contabilidade, seja ele pequeno, médio ou grande, vai conferir seis dicas estratégias de marketing digital que vão fazer diferença no crescimento do seu negócio:
1.Construa conteúdos que possam alterar a imagem “quadrada” do serviço de contabilidade
A grande maioria das pessoas veem na contabilidade somente um serviço burocrático, e você sabe que a atividade vai muito além disso. Ela é estratégica para os negócios de empresas dos mais diversos tipos e portes.
Por isso, invista na produção de conteúdo que mostrem esse papel fundamental da contabilidade para os empreendimentos. Assim, você não apenas estimula o interesse de potenciais clientes, mas também fortalece a sua marca.
2. Divulgue provas reais do seu trabalho nas redes sociais
Quantas vezes você já foi influenciado a comprar quando viu um depoimento favorável nas redes? Com certeza alguma vez, não mesmo? Portanto, esta é uma maneira eficiente de fechar novos contratos.
Para isso, mostre como o seu trabalho favoreceu o desempenho de determinada empresa ou cliente atendido, como resolveu rapidamente um problema específico, enfim, tudo que prove que o seu processo é realmente eficaz.
3. Use e-mail marketing
É importante manter um fluxo de comunicação também fora das redes sociais e a ferramenta de boa performance nesse sentido é o e-mail marketing. Por meio dele você pode divulgar novos serviços, educar seu cliente sobre processos contábeis, entre outras informações que possam interessar seu público.
4. Invista em anúncios pagos
Além de conteúdos orgânicos, é também estratégico para captar clientes no momento certo investir em anúncios pagos. Ao contrário das mídias convencionais, os anúncios nas redes sociais são mais baratos e dão resultados. Mas fica atento: é necessário construir uma campanha atrativa.
5. Tenha um blog
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer o imposto de renda, sobre tributos, impostos, entre outros assuntos relacionados à contabilidade. Portanto, construir conteúdos que possam esclarecer essas e outras questões é uma forma de criar relacionamento.
Além disso, ter um blog alimentado continuamente é uma maneira de aumentar o tráfego em outros canais, ou seja, mais pessoas irão entrar no seu site, redes sociais e demais plataformas.
6. Melhore a qualidade do seu site
Por mais que seja importante ter um blog, estar presente nas redes sociais e enviar e-mails marketing é essencial ter um bom site, já que ele é como se fosse a fachada da sua empresa. Portanto, invista na melhora visual e no aumento da facilidade de navegação do seu site. Lembre-se que ele precisa ser intuitivo.
Essas são algumas estratégias de marketing para que você tenha mais possibilidades de aumentar a sua carteira de clientes, mesmo que seja um contador autônomo. E se tiver dificuldades, contrate um profissional de marketing digital para te auxiliar. O importante mesmo é não abrir mão de inserir a sua empresa nos meios digitais.
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