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Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?

Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?

Navegação Rápida

Com a busca incansável por melhorias nos processos, as empresas perceberam nos últimos anos que estar por dentro das principais inovações tecnológicas se tornou fundamental para não perder os clientes e manter a competitividade no mercado. Com os escritórios de contabilidade essa necessidade não é diferente: afinal, o profissional que não se atualiza acaba ficando para trás.

Sabemos que você, contador(a), é parte primordial da evolução de uma empresa. E para se destacar cada vez mais no mercado, é fundamental que você esteja por dentro das principais tendências e novidades do mundo contábil. A Contabilidade 4.0, por exemplo, já é uma realidade e vem tornando a atuação profissional de muitos contadores muito mais moderna, dinâmica e associada ao uso estratégico de novas tecnologias. Mas como se preparar para essa nova realidade?

O que é transformação digital?

Primeiro, é importante entender que a transformação digital não é mais coisa do futuro. Ela é um processo atual, que utiliza a tecnologia para facilitar o gerenciamento de tarefas de um negócio e também a nossa rotina. Os processos que antes eram feitos de forma manual, agora utilizam a tecnologia como meio principal. Por exemplo: os documentos que antes necessitavam de uma impressora para serem impressos, estão disponíveis na nuvem, onde é possível até mesmo programar o salvamento automático dos dados, os chamados backups.

Um estudo realizado em 2019 chamado Digital Vortex diz que a transformação digital afetará grande maioria das empresas do mundo de forma intensa e rápida, por isso é necessário reconhecer e estar por dentro deste novo cenário. Um dos dados mais relevantes revelado pelo estudo aponta que 55% das empresas que não passaram ou que não pretendem passar por uma transformação digital acreditam que têm menos de um ano até começarem a perder participação no mercado. Das companhias que não irão mudar para se encaixarem no mundo tecnológico, 59% temem que talvez seja tarde demais.

Por que optar pela digitalização das informações?

Segundo a pesquisa Using Data Intelligently: Unification and Pipelining Patterns in the Digital Economy, divulgada pelo IDC Infobrief, os negócios estão gerando cada vez mais uma grande quantidade de dados. Antigamente, quando tudo era registrado e impresso, havia uma verdadeira montanha de documentos físicos que ocupavam dezenas de armários no escritório. Os papéis precisavam ser catalogados e geravam poeira, sem contar as inúmeras horas perdidas tentando encontrar um documento específico que poderia ter sido danificado, extraviado ou perdido.

Antes, as notas fiscais tinham de ser guardadas pelo prazo legal de cinco anos, imagine a quantidade de espaço que ocupavam? Agora os dados estão ao alcance das mãos através de poucos cliques.

Todo o processo de acessar os dados em qualquer momento apenas com a obrigatoriedade de uma senha é muito seguro graças à criptografia e firewalls que protegem os dados de possíveis invasores. As informações ficam em ambientes virtuais seguros com um grande espaço de armazenamento disponível, sendo possível aumentar a memória do espaço para gerar mais dados e salvar documentos.

A digitalização de dados ocorre de várias maneiras:

Por meio de sistemas integrados

Ferramentas digitais que auxiliam no dia a dia do negócio, os chamados ERPs, contribuem para a automatização dos processos. O sistema, se configurado de forma certa, gera relatórios, faz o cruzamento de informações, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, alerta de vencimento, computação de entradas e saídas, entre outros.
Há diferentes tipos de ERPs, separados por ramo de atividade, porte da empresa, tornando a personalização ainda maior.

Através das assinaturas eletrônicas

Você se lembra de como era assinar um documento antigamente? Precisava imprimi-lo, ir ao cartório para autenticar, carimbar e depois guardá-lo em um local seguro. Atualmente, tudo ocorre com um simples clique.
O chamado certificado digital valida as assinaturas digitalmente comprovando a autoria de quem o assinou de forma rápida e segura. Usando a criptografia, cada certificado possui uma chave pública que só consegue ser decodificada via software.

Na nuvem

Salvar os materiais na chamada nuvem é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum, tão comum que já foi até tema de série de TV, Silicon Valley. Usando tecnologia parecida com a da assinatura eletrônica, os documentos na nuvem só podem ser acessados via login e senha.

Quais as vantagens da digitalização de dados para o profissional de contabilidade?

1. Economia de tempo

Esta é sem dúvida uma das principais vantagens. Como já foi dito, com a digitalização todos os dados que a empresa possui podem ser acessados de forma prática sem necessitar de horas para encontrar um único documento.

A mesma coisa acontece no envio de documentos, pagamentos de tributos, declarações, entre outros. Antes era necessário separar dias da agenda para buscar comprovantes de despesas e receitas para declarar o Imposto de Renda. Agora é tudo muito prático, basta procurar nos sistemas e apps certos para que todas as informações sejam acessadas de forma simplificada. Ao automatizar os processos, sobrará tempo para focar na razão de ser do negócio: o cliente.

2. Economia de recursos

Com arquivos digitalizados, não há a necessidade de um espaço físico para armazenamento, assim como há a diminuição dos custos com impressão de papel, compra de pastas para armazenar, entre outros. Segundo a pesquisa Gartner Inc, quase 3% do lucro de uma empresa é gasto em papel, impressão, arquivamento, armazenamento e preservação de documentos.

3. Eficiência e segurança nos processos

Outro grande benefício da digitalização na área contábil é o ganho de eficiência e segurança nos processos. Desde a criação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em 2005 e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), as informações dos contribuintes são digitalizadas para que sejam acessadas de forma prática via plataformas 100% online. Assim, é possível ter mais agilidade, eficiência e confiabilidade nas informações.

O mesmo ocorreu no envio da declaração do Imposto de Renda, que desde 2010 deve ser feita online, sem a necessidade de coletar inúmeros documentos físicos, contabilizar todos manualmente, etc. Com a desburocratização do processo e a adoção da digitalização por parte do Fisco, os contadores foram obrigados a buscar formas de entender a transformação digital e a aderir no dia a dia.

Esteja sempre preparado

Como falamos no início deste texto, a Contabilidade 4.0 já é uma realidade. São equipamentos e softwares que simplificam o registro de pagamentos, realização de cálculos, envio de declarações, emissão de notas fiscais, entre outras tarefas, tornando a sua rotina muito mais ágil e produtiva.

O profissional contábil precisa estar de olho em todas as mudanças do mercado e, principalmente, das inovações tecnológicas que surgem diariamente. Lembre-se: quem entende a necessidade de se manter sempre atualizado sai na frente perante a concorrência.

Existem diversas maneiras de se preparar para este novo cenário:

– Invista em sua carreira. Faça cursos de especialização e atualização para saber as novidades do mercado;

– Participe de seminários, convenções e demais eventos do setor. É uma ótima oportunidade para entender o que está sendo discutido de relevante no setor contábil e fortalecer o networking;

– E claro, utilize a automação comercial como sua grande aliada e seja um parceiro da Sweda!

A Sweda desenvolve soluções inovadoras em automação comercial que atendem aos mais diversos segmentos do varejo, do pequeno ao grande negócio. São diversas soluções para você ter todas as informações financeiras e fiscais do seu cliente integradas em um único lugar, na palma da sua mão. Tudo para que você faça a contabilidade do seu cliente com velocidade, segurança e eficiência.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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