Se você é um pequeno ou médio empreendedor e se preocupa com o sucesso do seu negócio, com certeza deve se perguntar como vender mais e de maneira eficaz? Aumentar a conversão em vendas significa maior faturamento, participação no mercado e, consequentemente, lucro para sua empresa.
Pensando nisso, com a expectativa de ampliar exponencialmente este faturamento, muitos comerciantes acabam investindo simplesmente na contratação de mão de obra. Naturalmente ela é importante e indispensável, mas nem sempre um número grande de vendedores representa maior lucro. Até porque para uma empresa de pequeno e médio porte mais contratações podem acarretar aumento considerável dos custos, que muitas vezes atrapalham a rentabilidade do negócio.
Saiba que o ideal é conseguir potencializar as vendas sem ter de aumentar o time comercial, independentemente do tipo de produto ou serviço oferecido. Para isso terá de trabalhar melhor a gestão de sua empresa, a partir de questões como planejamento, organização e, claro, muita criatividade.
Alguns empreendedores acabam encontrando no e-commerce a solução, mas ela não é a única. Muitas outras estratégias são necessárias para alavancar seu core business. Neste artigo, preparamos algumas dicas. Confira.
Aposte em ações de marketing
Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, o marketing é condição para o sucesso de uma corporação, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Em um mundo digitalizado, sem marketing sua empresa praticamente inexiste. Lembre-se que toda e qualquer ação nesse sentido não representa custo, mas investimento.
Invista em estratégia para a geração de leads
Leads são potenciais consumidores que representam uma oportunidade de negócio, pois já demonstraram interesse na sua empresa de alguma forma. Portanto, quanto maior o número de leads gerados na sua estratégia promocional, maiores as chances de você fechar um negócio. Por isso você não deve perder nenhuma oportunidade de lead, não importa quais sejam os canais de comunicação utilizados. Adapte o site de sua empresa e permita que os seus clientes se cadastrem em um formulário para receber uma newsletter, por exemplo. Ofereça benefícios para atrair a atenção de um número maior de consumidores; disponibilizar de descontos exclusivos pode ser uma boa.
Invista em treinamento de equipes
Outra questão importante é investir no treinamento e na capacitação dos seus vendedores, ajudando-os a corrigir as suas fraquezas e a explorar os seus pontos fortes, a fim de potencializar a possibilidade de negócios. É necessário que cada colaborador se torne um especialista sobre o seu produto ou serviço. Somente assim estarão sempre preparados para responder a quaisquer dúvidas de clientes.
Diferencie-se
A concorrência é acirrada e você deve se destacar perante a maioria. Por isso, não hesite na hora de mudar sua apresentação de vendas. Seu discurso deve ser envolvente – pense no que pode tornar seu negócio único quando comparado com a concorrência.
Pratique preços competitivos
Nunca se esqueça que a maioria das pessoas não está em busca somente do desconto, mas do produto ou serviço para solucionar seu problema. Preços abaixo do mercado sempre despertam a curiosidade do público. Porém, não devem chegar a uma porcentagem superior à suportada pela empresa. Nunca um desconto pode comprometer o seu lucro.
Aposte em soluções tecnológicas que facilitem suas vendas
Não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, investir em tecnologia é fundamental e pode fazer a diferença perante à concorrência. Lembre-se que 2021 foi um divisor de águas após o período de isolamento social. O mercado mudou, sobretudo porque o consumidor se acostumou às facilidades oferecidas pelas compras online. Mesmo numa loja física, a maioria já não quer mais complicações na hora de realizar as transações. Nesse sentido, a automação oferecida pela Sweda traz agilidade e facilita os processos de compra e venda, pois temos opções para pequenos a grandes empreendimentos. A Solução Mobox é uma delas. Possui tecnologia touch screen que facilita a operação, além de ser rápido e intuitivo, ainda integra em um único equipamento venda e gestão.
Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o quanto a sua empresa pode aumentar a capacidade de vendas. Utilize as dicas e melhore seus resultados, não esquecendo de treinar e motivar sua equipe sempre. E claro, não deixe de apostar em tecnologia, pois ela certamente irá melhorar toda a sua gestão. Conte com a Sweda desde já, pois somos especialistas em automação de negócios.