Explorar

/
/
/
A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio

A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio

Navegação Rápida

A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio

A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio

Já faz alguns anos que a contabilidade ganhou um novo conceito. Ou seja, deixou de se restringir a cálculos de impostos e taxas referentes a um negócio. Hoje, cada vez mais gestores estão se convencendo de que as informações geradas pelos serviços contábeis configuram um importante diferencial estratégico. Afinal, são dados valiosos e reais que, quando bem gerenciados, propiciam as melhores tomadas de decisões.

Por isso, cada vez mais empreendedores estão colocando em prática um modelo de contabilidade orientado aos negócios e não à burocracia. Trata-se da contabilidade gerencial. Extremamente importante para pequenas, médias e grandes empresas, é através dela que se tem controle de todas as atividades financeiras, como empréstimos, contratações, investimentos, saída ou entrada de sócios, operação de dívidas, declaração de impostos etc. É importante lembrar que uma empresa sem o controle dessas atividades, mais cedo ou mais tarde, irá sofrer consequências graves, tanto financeiras quanto tributárias.

Por meio da contabilidade gerencial é possível também comparar os negócios de sua empresa com os de seus concorrentes, usando tais informações para compreender o setor de atuação. Além disso, ela pode ser empregada nas ferramentas de gestão, visto que há variadas estratégias para o lançamento, expansão ou busca de novos clientes e mercados.

Funcionamento do processo

Em um mercado cada vez mais competitivo, destaca-se quem conhece melhor não apenas seu ramo de atividade, mas tem o controle eficiente sobre os custos e operações. E isso só é possível quando as informações são fornecidas em tempo real, por meio do uso da tecnologia, a exemplo da automação.

A gestão eficiente de sua empresa, no entanto, depende de um planejamento financeiro sólido, com projeções, valores e metas bem definidos. A partir daí o contador obterá dados úteis no gerenciamento do negócio, fornecendo informações precisas a respeito de tudo o que está gerando resultado ou não no planejamento. Ele também indicará as medidas necessárias a uma gestão saudável, visto que por meio de dados é possível demonstrar onde há desperdícios de recursos ou lucro.

Benefícios da contabilidade gerencial

  • Disponibiliza informações que ajudam a administrar diversas áreas, utilizando melhor os recursos da organização;
  • Subsidia a organização para que ela tenha vantagem competitiva e crescimento sustentável;
  • Aumenta a eficiência e eficácia de todas as funções de gestão empresarial;
  • Ajuda na tomada de decisões e precificação;
  • Contribui com a previsão dos controles financeiros;
  • Ajuda a evitar excessos e desperdícios;
  • Colabora para a comunicação entre todos os níveis de gestão;
  • Auxilia no controle do custo de produção, aumentando o percentual de lucro;
  • Oferece alternativas de redução de custos e despesas;
  • Orienta as estratégias do processo decisório;
  • Gera indicadores ao negócio e seus departamentos.

 

Principais ferramentas utilizadas

As principais ferramentas utilizadas na contabilidade gerencial são o fluxo de caixa, custeio direto ou variável, custeio por absorção, orçamento, demonstração de resultados, lançamentos contábeis e fiscais. Por meio delas, os contadores emitem um parecer aos gestores sobre os melhores caminhos e estratégias para o sucesso da empresa. São consideradas o termômetro que mede e trata a saúde geral da corporação, reduzindo até mesmo os riscos de falência.

Para utilizar a contabilidade gerencial na sua empresa, a Sweda oferece soluções tecnológicas que otimizam o seu controle sobre atividades estritamente operacionais. E, claro, não se esqueça de capacitar seus colaboradores e estimular o trabalho em conjunto, para que todos os departamentos tenham uma postura estratégica perante às demandas. Igualmente importante é o relacionamento das equipes com o gerente contábil – uma forma de todos contribuírem com o desenvolvimento do negócio.

 

[vc_row top=”0px” bottom=”0px”][vc_column][vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwcm9sZSUzRCUyMm1haW4lMjIlMjBpZCUzRCUyMmZvcm11bGFyaW8tYmxvZy1uZXdzbGV0dGVyLTM4MjI3ZjhiNmE1ODY2MzViODk5JTIyJTNFJTNDJTJGZGl2JTNFJTBBJTBBJTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZkMzM1bHV1cHVnc3kyLmNsb3VkZnJvbnQubmV0JTJGanMlMkZyZHN0YXRpb24tZm9ybXMlMkZzdGFibGUlMkZyZHN0YXRpb24tZm9ybXMubWluLmpzJTIyJTNFJTNDJTJGc2NyaXB0JTNFJTBBJTBBJTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTIwbmV3JTIwUkRTdGF0aW9uRm9ybXMlMjglMjdmb3JtdWxhcmlvLWJsb2ctbmV3c2xldHRlci0zODIyN2Y4YjZhNTg2NjM1Yjg5OSUyNyUyQyUyMCUyN1VBLTg5ODYwMDgxLTElMjclMjkuY3JlYXRlRm9ybSUyOCUyOSUzQiUzQyUyRnNjcmlwdCUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados