Explorar

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios
/
/
/
Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Navegação Rápida

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Oportunidade é uma situação favorável para a realização de algo ou uma circunstância conveniente para que algo ocorra em determinada ocasião. Nos negócios, a oportunidade surge quando podemos oferecer um produto ou serviço que atenda a uma necessidade ou desejo de alguém. A identificação da falta de determinado produto ou serviço, o desconforto ou inquietação pessoal em torno disso, pode ser a descoberta de um nicho de mercado. Mas você está preparado para identificar uma situação oportuna quando diante dela?

Uma questão-chave que todos os aspirantes a empreendedores enfrentam é encontrar a oportunidade de negócio certa para eles. A incerteza se de fato sua ideia pode se configurar como boa oportunidade ou não, sobre qual ramo seguir e em qual atividade investir, é algo comum para quem está pensando em empreender. Encontrar uma oportunidade de negócio é, antes de tudo, identificar algo que seja viável e com boas perspectivas de sucesso. E o segredo para se chegar lá é acompanhar as tendências de mercado para poder ser assertivo e eliminar a dúvida se seu produto atende a uma real nova necessidade ou apenas está repetindo o que já foi feito.

 

Um leque de possibilidades

 Conhecer o mercado, entender o comportamento dos consumidores, estar atento a necessidades não atendidas e desejos não satisfeitos aumentarão as suas chances de encontrar boas oportunidades de negócios. Existem muitas fontes de oportunidades de novos empreendimentos por aí, cabe ao empreendedor estar atento a elas. Resumidamente, quando você vê ineficiência no mercado e tem uma ideia de como corrigir essa ineficiência – e tem os recursos e capacidade para isso – pode estar diante de uma ideia de negócio interessante.

Além disso, se você vir um produto ou serviço que está sendo consumido em um mercado e esse produto não está disponível em seu mercado, talvez você possa importar esse item ou serviço e explorá-lo em sua área. Outra fonte promissora de ideias para novos negócios são os clientes. Ouvi-los é algo que devemos fazer continuamente, a fim de entender o que eles querem, onde querem, como querem que um produto ou serviço seja fornecido, quando querem que seja fornecido e a que preço.

Na era da internet, não faltam exemplos de empreendedores que abriram uma empresa com base em uma necessidade percebida e que ainda não havia sido suprida. Nada substitui a compreensão das necessidades não atendidas dos clientes. Isso permitirá que você descubra se é capaz de atender essas demandas pelo preço que os clientes desejam pagar e se ainda pode ter lucro.

 

Existe um mercado aqui?

Após perceber uma hipotética demanda, o primeiro passo a partir daí é fazer a seguinte pergunta: o mercado é real? Nesta etapa, parte-se para a chamada análise do cliente. Você pode fazer isso de uma forma muito técnica, conduzindo pesquisas. Ou então, de uma forma menos técnica, respondendo estas perguntas: Quem é meu cliente? O que o cliente deseja comprar? Quando o cliente deseja comprar? Que preço o cliente está disposto a pagar? No final do dia, a única coisa que todo empresário está procurando é receita, e a receita virá dos clientes. É por isso que você precisa se perguntar: existe um mercado aqui?

Com estas primeiras questões devidamente respondidas, a segunda coisa que você tem de se perguntar é: quem mais está abastecendo esse mercado específico? Isso é o que chamamos de análise de concorrentes. Pergunte a si mesmo quem mais está neste mercado e o que eles estão fazendo pelos clientes. Eles estão fornecendo um produto ou serviço semelhante ao que você tem em mente? Essa é a segunda coisa que você deve estabelecer e, ao fazer isso, poderá entender melhor quais necessidades não são atendidas no momento. Isso também lhe dará a oportunidade de se concentrar nos pontos que podem fazer você se diferenciar dos negócios existentes no ramo.

 

Estude o setor em que vai atuar

Passadas as fases descritas acima, você chegou a uma resposta se a oportunidade que vislumbrou tem potencial ou não. Se a resposta for positiva, o passo seguinte é fazer uma análise mais ampla do setor para entender o ramo de atividade no qual pretende empreender. É um mercado com potencial a longo prazo? Qual é o número e disponibilidade de fornecedores neste setor? Quantos compradores existem? Existem produtos substitutos que podem fazer frente ao seu? Existem barreiras à entrada deste produto, caso o esteja importando? Se sim, quais são elas? Este estudo é muito importante de ser feito para que entraves não percebidos num primeiro momento de euforia venham a minar as chances de seu negócio dar certo no futuro.

Depois de responder às perguntas supracitadas, identificar uma necessidade, avaliar a concorrência, estudar o mercado e analisar suas restrições regulatórias, sua oportunidade torna-se sólida e seu produto ou serviço, adaptável ao mercado. “Tenho uma ideia!” é só o primeiro passo rumo a um negócio bem-sucedido. A abordagem diante de uma oportunidade deve sempre seguir esta sequência: identificar a necessidade, fazer uma análise rigorosa para entender quem mais está no mercado, quais restrições existem e como você pode se diferenciar de maneira significativa. Abordando uma nova oportunidade dessa forma, ao apresentar seu produto ou serviço ao mercado você pode esperar vendas, crescimento e consequente sucesso.

Agora que já sabe como avaliar uma boa oportunidade de negócio, mãos à obra e conte com as soluções de automação da Sweda para transformar sua ideia em sucesso comercial.

 

[ssba-buttons]

[vc_row top=”0px” bottom=”0px”][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados