Muitas vezes, pequenos empresários se espelham em grandes empresas associando o sucesso apenas ao porte dessas corporações. A verdade é que pequenos negócios têm inúmeras vantagens e podem competir no mercado de igual para igual com qualquer companhia. É claro que empresas menores demandam maior atenção, energia e engajamento do proprietário, afinal, as grandes corporações podem contar com maiores investimentos, porém, ser pequeno tem lá suas vantagens. Confira neste artigo quais são elas e veja também 6 dicas para você empreender melhor.
Vantagens em ser um pequeno negócio
Em um cenário cada vez mais competitivo, há vantagens e desvantagens para ambos os lados. Um exemplo: as grandes empresas geralmente atuam em diversos segmentos, com produtos e públicos diversos e precisam lidar com um grande volume de solicitações. Já os pequenos negócios conseguem ter uma comunicação mais próxima com seu público e solucionar problemas de forma mais rápida. Veja outras vantagens:
1. Decisões mais rápidas
Quando se trata de um pequeno negócio, o número de pessoas envolvidas nele é muito menor do que nas grandes corporações. Portanto, o poder de decisão está melhor concentrado e permite decisões mais rápidas. Assim, caso ocorra uma crise interna, por exemplo, é mais fácil que um pequeno empreendedor a contenha do que um diretor de uma multinacional. Além disso, os resultados podem ser vistos mais rapidamente na pequena empresa, que tem uma força de trabalho concentrada.
2. Proximidade do cliente
Quando o assunto é a relação com os clientes, muitos gostam de saber que podem falar com o dono ou a dona da empresa, e isso é uma grande vantagem em comparação às grandes corporações, em que não há relação tão próxima com os clientes. E a grande vantagem desta proximidade é saber com maior precisão a maneira com a qual seu cliente se relaciona com o seu produto ou serviço, se as suas necessidades estão sendo supridas, quais os seus desejos, etc. Assim, você pode ter um direcionamento e oferecer aquilo que esteja cada vez mais alinhado com as expectativas e necessidades do seu público.
3. Ambiente propício à inovação
As grandes empresas contam com grande poder de investimento e recursos abundantes, porém, precisam passar por processos mais lentos e burocracias, o que acaba gerando uma grande vantagem aos pequenos negócios. Pequenos empreendimentos têm mais agilidade na hora de reformular a sua estratégia. Hoje, os hábitos de consumo da população mudam a todo instante e os clientes procuram por produtos e serviços inovadores, customizados às suas necessidades e que os atendam rapidamente. E o pequeno negócio consegue reagir a essas mudanças com muito mais rapidez.
4. Menos burocracias
Falando em processos lentos e burocráticos, aqui está outra vantagem: ao abrir uma microempresa, por exemplo, você não perderá tanto tempo com a “papelada”, afinal, diversos processos de abertura e recolhimento de impostos são simplificados e o tratamento tributário é diferente das empresas de outros portes.
Existem tributos federais, estaduais e municipais que são pagos em uma única arrecadação, o que facilita o recolhimento de impostos. Além disso, algumas obrigações trabalhistas são simplificadas para as microempresas. Reduzindo a burocracia, sua equipe fica livre para focar suas forças em outras questões importantes da sua empresa, o custo para manter o negócio fica menor e os processos internos ficam ainda mais simplificados.
5. Controle dos processos
Os processos em qualquer empresa são aquelas rotinas de trabalho de cada colaborador e departamento da sua empresa, como os processos do setor financeiro, processos do departamento comercial, processos do departamento administrativo, etc. Uma empresa de pequeno porte tem mais facilidade para estruturar e controlar todos os seus processos, acompanhar de perto o desempenho dos funcionários e, assim, garantir a qualidade dos produtos e serviços. Ah, vale lembrar que ao implementar uma gestão de processos bem organizada, fica muito mais fácil identificar problemas e ter uma tomada de decisões mais assertivas.
6 dicas para empreender melhor
Segundo o Sebrae, 98,5% de todas as empresas do país são micro ou pequenos negócios e cerca de 30% do PIB nacional é produzido por este grupo. Porém, seis a cada dez empresas no Brasil fecham antes de completar cinco anos por falta de planejamento, inexperiência, má gestão financeira e etc. E claro que, se você pensa em se tornar um pequeno empreendedor – ou já é um – e quer estar fora desta estatística, confira essas dicas para ter uma empresa de sucesso:
1. Conheça bem seus clientes
O que é mais importante para o negócio do que os clientes, não é mesmo? Por isso, quanto mais você conhecer seu cliente, maior será a probabilidade de que seu modelo de negócio dê certo e sua empresa se mantenha no mercado. É importante estar informado quanto aos seus hábitos de consumo, comportamento e o momento de vida em que seu cliente está (desempregado, emprego novo, acabou de casar, entre outros). Entendendo isso, você pode personalizar produtos e serviços, conquistar novos clientes e expandir o número de pessoas que conhecem seu trabalho.
2. Não fique na informalidade
Pode ser tentador começar as atividades poupando valores de tributos e impostos, porém, sem formalização, seu negócio fica impedido de crescer e desenvolver diversas atividades legais. Sem um CNPJ, você não conseguirá emitir nota fiscal, solicitar empréstimos, ter máquinas de cartão de crédito ou criar uma conta bancária como pessoa jurídica.
3. Procure adquirir conhecimentos em administração
Apesar da experiência ser importante, negócios com má administração não se sustentam. Você não precisa ter uma longa graduação em Administração de empresas, mas conhecimento básico na área é imprescindível para não correr o risco de ver seu negócio afundar.
4. Tenha organização financeira
É de extrema importância saber tudo sobre o fluxo de caixa de sua empresa. Hoje já existem softwares de gestão que te ajudam a entender tudo o que entra e sai do caixa. E um ponto importante: tenha uma reserva emergencial para imprevistos e também para planejar o crescimento financeiramente saudável do negócio.
5. Separe despesas pessoais e empresariais
No início do negócio, é comum que o gestor use o dinheiro da empresa para quitar despesas pessoais ou o contrário. E esse é um erro que deve ser evitado, afinal, a empresa também precisa pagar suas diversas despesas e o restante de seu lucro pode ser reinvestido para seu crescimento.
6. Gerencie seu estoque corretamente
Empresas físicas ou virtuais devem se preocupar em ter um gerenciamento de estoque feito da maneira correta. Por isso, saiba a quantidade disponível de cada produto, padronize as descrições de produtos, esteja atento(a) aos prazos de validade em caso de produtos perecíveis e, claro, utilize um sistema informatizado para tornar todo esse processo muito mais fácil e ágil.
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