Saiba Por Que Investir em Franquia em 2022 Pode ser um Bom Negócio
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Saiba Por Que Investir em Franquia em 2022 Pode ser um Bom Negócio

Saiba Por Que Investir em Franquia em 2022 Pode ser um Bom Negócio

Navegação Rápida

O consumo está retomando aos mesmos números da pré-pandemia, mas muitas mudanças na sociedade permanecem nesse período. O medo coletivo e o isolamento – mais intensos no início da crise sanitária – foram os grandes responsáveis por alterações observadas nas relações interpessoais, de trabalho e estudo.
A aceleração digital em muitas empresas, sem dúvida, foi um grande facilitador, pois diminuiu as barreiras nas vendas, mantendo a segurança necessária à população. Mas saiba que as inovações tecnológicas vieram para ficar e vão tornar as jornadas e experiências de compra muito mais dinâmicas.
A boa notícia é que este cenário de crescimento tem alavancado também o setor de franquias, que apresentou recuperação considerável no 2º trimestre deste ano, conforme aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O estudo mostra que o faturamento no 2º tri foi R$ 27,720 bilhões em 2020, chegando a R$ 41,140 bilhões de abril a junho deste ano. A variação foi de mais 48,4% para 2021. Uma recuperação significativa se comparado ao ano anterior.  Segundo a entidade, deste percentual, 45% estão relacionados ao aumento do empreendedorismo no país. 

Franquia como acelerador de oportunidades

A predisposição do brasileiro para o empreendedorismo sempre foi alta. E isso ficou evidente em 2020, quando o crescimento da quantidade de novos empreendedores atingiu cerca de 25% da população adulta em um novo negócio.
Esse dado faz parte da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Esse crescimento, por sua vez, não quer dizer que os negócios não foram afetados neste período, mas que para contornar a recessão, o brasileiro enfrenta os desafios se reinventando sempre. Com a crise econômica causada pela pandemia, muitas pessoas que perderam o emprego, por exemplo, decidiram utilizar o valor da rescisão de contrato para abrir a própria empresa.
A pesquisa GEM revelou também que, independentemente da situação econômica do último ano, ter o próprio negócio representa ainda o quarto maior sonho do brasileiro. Nesse contexto, o franchising pode ser uma das maneiras mais seguras de empreender, tais como:

  1. Legislação própria (Nova Lei de Franquias, Lei nº 13.966/19).
  2. Empreendimento com plano de negócios, produtos e serviços prontos.
  3. Maior economia de custos.
  4. Força da marca.
  5. Demanda comprovada pelo produto ou serviço.
  6. Rapidez para colocar o negócio em funcionamento.
  7. Treinamento para você gerir seu negócio.
  8. Potencial ganho de escala em negociações com fornecedores. 

Tendências no mercado franchising

O momento traz oportunidades para quem busca se tornar dono do seu próprio negócio, com tendências que se estendem para 2022. Mudanças no mercado como a transformação digital, home office, entregas a domicílio e automatização influenciaram modelos de franquias em diversos setores. Os valores de investimento são diversos, conforme disposição de recursos do empreendedor, desde negócios enxutos a complexos.
Essas tendências estão em consonância com a retomada de alguns setores. Para 2022, com o retorno das atividades relacionadas ao entretenimento e lazer, haverá uma transformação dos shopping centers.
O foco desse tipo de comércio será a alimentação e também serviços especializados, sendo que as lojas passarão a operar com integração omnichannel. Ou seja, baseadas no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. O objetivo é estreitar as relações entre o online e o off-line a fim de aprimorar a experiência do cliente.
A vantagem é que as franquias e seus desdobramentos permitem atualmente um modelo de negócio com baixos recursos e grandes chances de sucesso. Segundo dados da ABF, as especializadas em cursos de idiomas e de capacitação profissional, por exemplo, estão em alta, tendo em vista a busca das pessoas por recolocação no mercado de trabalho.
Seja na área educacional ou em muitas outras existentes no mercado, se você deseja investir em um modelo de franquia, saiba que a automação é uma das condições para descomplicar o funcionamento do seu futuro negócio. E neste quesito a Sweda é expert, afinal, atua desde 1933 no mercado de varejo. São soluções completas de controle e gestão, que certamente farão a diferença nos processos de sua empresa desde já.

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Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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