O consumo está retomando aos mesmos números da pré-pandemia, mas muitas mudanças na sociedade permanecem nesse período. O medo coletivo e o isolamento – mais intensos no início da crise sanitária – foram os grandes responsáveis por alterações observadas nas relações interpessoais, de trabalho e estudo.
A aceleração digital em muitas empresas, sem dúvida, foi um grande facilitador, pois diminuiu as barreiras nas vendas, mantendo a segurança necessária à população. Mas saiba que as inovações tecnológicas vieram para ficar e vão tornar as jornadas e experiências de compra muito mais dinâmicas.
A boa notícia é que este cenário de crescimento tem alavancado também o setor de franquias, que apresentou recuperação considerável no 2º trimestre deste ano, conforme aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O estudo mostra que o faturamento no 2º tri foi R$ 27,720 bilhões em 2020, chegando a R$ 41,140 bilhões de abril a junho deste ano. A variação foi de mais 48,4% para 2021. Uma recuperação significativa se comparado ao ano anterior. Segundo a entidade, deste percentual, 45% estão relacionados ao aumento do empreendedorismo no país.
Franquia como acelerador de oportunidades
A predisposição do brasileiro para o empreendedorismo sempre foi alta. E isso ficou evidente em 2020, quando o crescimento da quantidade de novos empreendedores atingiu cerca de 25% da população adulta em um novo negócio.
Esse dado faz parte da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Esse crescimento, por sua vez, não quer dizer que os negócios não foram afetados neste período, mas que para contornar a recessão, o brasileiro enfrenta os desafios se reinventando sempre. Com a crise econômica causada pela pandemia, muitas pessoas que perderam o emprego, por exemplo, decidiram utilizar o valor da rescisão de contrato para abrir a própria empresa.
A pesquisa GEM revelou também que, independentemente da situação econômica do último ano, ter o próprio negócio representa ainda o quarto maior sonho do brasileiro. Nesse contexto, o franchising pode ser uma das maneiras mais seguras de empreender, tais como:
- Legislação própria (Nova Lei de Franquias, Lei nº 13.966/19).
- Empreendimento com plano de negócios, produtos e serviços prontos.
- Maior economia de custos.
- Força da marca.
- Demanda comprovada pelo produto ou serviço.
- Rapidez para colocar o negócio em funcionamento.
- Treinamento para você gerir seu negócio.
- Potencial ganho de escala em negociações com fornecedores.
Tendências no mercado franchising
O momento traz oportunidades para quem busca se tornar dono do seu próprio negócio, com tendências que se estendem para 2022. Mudanças no mercado como a transformação digital, home office, entregas a domicílio e automatização influenciaram modelos de franquias em diversos setores. Os valores de investimento são diversos, conforme disposição de recursos do empreendedor, desde negócios enxutos a complexos.
Essas tendências estão em consonância com a retomada de alguns setores. Para 2022, com o retorno das atividades relacionadas ao entretenimento e lazer, haverá uma transformação dos shopping centers.
O foco desse tipo de comércio será a alimentação e também serviços especializados, sendo que as lojas passarão a operar com integração omnichannel. Ou seja, baseadas no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. O objetivo é estreitar as relações entre o online e o off-line a fim de aprimorar a experiência do cliente.
A vantagem é que as franquias e seus desdobramentos permitem atualmente um modelo de negócio com baixos recursos e grandes chances de sucesso. Segundo dados da ABF, as especializadas em cursos de idiomas e de capacitação profissional, por exemplo, estão em alta, tendo em vista a busca das pessoas por recolocação no mercado de trabalho.
Seja na área educacional ou em muitas outras existentes no mercado, se você deseja investir em um modelo de franquia, saiba que a automação é uma das condições para descomplicar o funcionamento do seu futuro negócio. E neste quesito a Sweda é expert, afinal, atua desde 1933 no mercado de varejo. São soluções completas de controle e gestão, que certamente farão a diferença nos processos de sua empresa desde já.