Sweda esteve presente na Feira do Empreendedor 2022.
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Sweda marca presença na Feira do Empreendedor 2022

Sweda marca presença na Feira do Empreendedor 2022

Navegação Rápida

A Feira do Empreendedor 2022, realizada pelo SEBRAE no São Paulo Expo, aconteceu no início de outubro, com mais de 500 expositores e 120 mil participantes.

Para a Sweda, foi uma ótima oportunidade de exposição da marca, pois foi possível demonstrar toda a qualidade das soluções da empresa — fortalecendo ainda mais o relacionamento com parceiros.

A expectativa para os próximos eventos é levar a marca até as regiões carentes de tecnologia e automação comercial e, assim, destacar a importância da digitalização dos negócios.

Por isso, o artigo de hoje é sobre a experiência da Sweda na Feira do Empreendedor 2022, para te mostrar a importância da automação como forte tendência para os próximos anos. Boa leitura!

 

Como anda o empreendedorismo no Brasil?

 Mulher padeira dona da própria padaria sorri para a câmera.
Segundo o Ministério da Economia1, entre os meses de janeiro e abril de 2022 foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas, o que demonstra uma recuperação diante da falência de algumas empresas no mesmo período.

“O saldo no período ficou positivo, com 808.243 empresas abertas, descontadas as 541.884 empresas fechadas nos primeiros quatro meses do ano. Com esse resultado, o total de empresas ativas no país subiu para 19.373.257”, afirma o Ministério.

Um dado interessante sobre a abertura dessas empresas, é o tempo de duração desse processo. De acordo com o Ministério da Economia, graças à digitalização dos sistemas, esse tempo de abertura foi reduzido a 1 dia e 16h. 

 

Feira do Empreendedor 2022 mostra a digitalização como tendência

Mulher entrega cartão para homem funcionário de loja fazer o pagamento.
Um dos grandes pontos positivos da feira, é a possibilidade dos empresários — de pequenos ou grandes negócios — conhecerem os mais diversos segmentos, bem como novas tecnologias.De certa forma, isso ajuda a clarear a mente dos gestores ou proprietários que estão buscando aprimoramento para suas empresas e não sabem por onde começar. Afinal, eles estarão expostos a muitas possibilidades, o que acaba facilitando novas ideias.

A Pesquisa do Uso da TI — Tecnologia de Informação nas Empresas2, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, aponta que o investimento em TI (Tecnologia da Informação), tem crescido exponencialmente desde 2020, como um reflexo da pandemia.

 

Gestor comercial da Sweda ao vivo na live do Sebrae

Alexandre Sanches mostra um dos produtos da Sweda.

O gestor comercial da Sweda, Alexandre Sanches, participou da live de cobertura do Sebrae e mostrou uma das soluções digitais da empresa.

“A Sweda trabalha com soluções de automação do ponto de venda”, ele disse. “Estamos trazendo uma novidade aqui [na Feira do Empreendedor 2022] na parte de autoatendimento e equipamentos com multifuncionalidades. Tanto para o próprio cliente fazer o seu atendimento, sua compra e sua pesquisa em relação a produtos, como também pesquisa de satisfação, parte promocional de sorteios”, completa.

Esses dois pontos (autoatendimento e pesquisa de satisfação) são muito importantes, como a própria apresentadora da live pontuou. De nada adianta disponibilizar uma forma de os clientes darem um feedback se não houver um controle eficiente dessas informações.

Além disso, se for possível permitir que o cliente faça o seu pedido por um PDV dentro da loja, por que não? Isso agiliza o atendimento e, consequentemente, agrada o consumidor.

 

Todo negócio pode ser digital

Operador de caixa efetuando pagamento.

Quando se pensa em negócios digitais, não necessariamente estamos falando de e-commerce, certo?

Pois bem! Aqui estamos falando de um tipo de negócio digital que se utiliza de recursos tecnológicos para otimizar seus processos. Simultaneamente, seus processos físicos — gestão de estoque e autoatendimento nos pontos de venda — também são otimizados.

Portanto, qualquer negócio físico pode ser digital e se beneficiar com isso de diversas formas. Independentemente do seu segmento. Sendo assim, por que não fazer uso desses benefícios? 

 

Digitalizar ou automatizar?

Antes de falarmos sobre a digitalização, é importante destacar a diferença entre esse processo e o de automatização. Ainda existem muitos gestores e empresários que oferecem resistência a essa mudança, achando que “é tudo a mesma coisa”.

E é claro, ainda existe muito aquele medo da mudança, de que mexer no que já lhe é familiar pode ser prejudicial para seu negócio. Por isso, estamos aqui para esclarecer dúvidas e acabar de uma vez com esse medo.

 

Automatizar

É usar a tecnologia para integrar processos e sistemas e otimizar os fluxos.  A integração com a tecnologia, processos e pessoas é fundamental.

 

Digitalizar  

É transferir e transformar os processos — sistemas feitos em papel ou outros procedimentos feitos de forma descentralizada — para os meios tecnológicos e digitais.

Quando a digitalização e a automação ocorrem juntas, temos a possibilidade de crescimento para o seu negócio.

 

Benefícios da digitalização

Homem branco de óculos sorri para a câmera enquanto segura um tablet.

Enxergamos que para um futuro não tão distante os mercados, tanto o nacional quanto o internacional, estarão totalmente digitalizados. 

Com isso, a passagem de dados físicos para o meio digital convence um crescente número de pessoas da sua grande vantagem para otimização de tempo.

Principalmente pela otimização que esse conceito traz para o mundo do empreendedorismo.

 

Melhoria na experiência de compra dos clientes finais 

Numa realidade cada vez mais acelerada, a possibilidade de oferecer aos clientes uma experiência diferenciada faz toda a diferença, principalmente pela agilidade no atendimento.

 

Acesso facilitado a documentos em qualquer momento 

Esse tópico tem alta relevância quando o assunto é a situação climática e ambiental, o que lhe transforma diretamente numa grande vantagem. 

Além disso, também favorece a segurança com dados sensíveis da empresa, clientes e fornecedores. E, consequentemente, tem menor risco de evasão desses dados

 

Reduções de custos 

Por meio da digitalização, o acompanhamento de estoque e materiais diversos é facilitado. Com isso, é possível identificar custos que podem ser reduzidos, remanejados ou até mesmo eliminados.

 

Facilidade de gestão

A digitalização torna possível acompanhar as informações, operações e processos de forma mais eficiente e assim tomar as melhores decisões. Logo, favorece a manutenção e crescimento do negócio.

 

Soluções Touch Screen da Sweda na Feira do Empreendedor 2022

As Soluções Touch Screen, como a Mobox, foram as mais procuradas pelo público. E isso não foi à toa, já que a Mobox oferece diversas vantagens como a redução de filas, por exemplo. Além disso, elas atendem qualquer segmento do mercado varejista.

Não fique para trás. Saiba mais sobre a Sweda e digitalize o seu negócio!

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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