O que é um sistema de PDV?
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O que é um sistema de PDV?

O que é um sistema de PDV?

Navegação Rápida

Ano após ano, o sistema de PDV, também conhecido como frente de caixa, está ganhando um espaço considerável no setor comercial. Estima-se que esse mercado dobrará de tamanho até 2027.

De fato, esta é uma realidade que veio para ficar, e a Sweda entende que o varejo brasileiro precisa de boas soluções para atender um público cada vez mais exigente.

Aliás, no mundo todo o sistema de PDV é amplamente requisitado por quem está no comércio. Para se ter uma ideia da dimensão desse segmento, de acordo com dados da Grand View Research, o mercado global de software de ponto de venda encerrou o ano de 2020 com valor de aproximadamente US$ 9 bilhões, e esse montante tende a chegar a US$ 18,1 bilhões em cinco anos. 

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre a tecnologia e o que a Sweda tem a oferecer para quem pretende implementar esse tipo de sistema em um estabelecimento. Boa leitura!

 

O que é PDV em sistema?

Resumidamente, um sistema de vendas para ponto de venda consiste em um conjunto de aparelhos que, comandados por um software, permite que você processe transações de maneira muito mais prática, rápida e organizada.

Sendo assim, ele auxilia empreendedores a realizarem toda a gestão do ponto de venda, ou seja, permite que o gestor faça todo o controle de indicadores do negócio, gerencie o estoque, integre as informações financeiras e ofereça uma melhor experiência ao cliente.

Por meio do sistema de PDV todas as atividades podem ser integradas, inclusive as demandas fiscais, em sinergia com a contabilidade. Com isso, as operações passam a funcionar de forma mais alinhada, otimizando a rotina de trabalho em geral. 

Os resultados são evidentes, principalmente na facilitação do trabalho dos colaboradores e no salto de qualidade no atendimento.

 

Sistema de PDV: principais vantagens

De fato, implementar um sistema de PDV pode trazer vários benefícios importantes. Confira a seguir alguns destaques:

 

Atendimento e trabalhos rotineiros mais rápidos

De fato, uma das maiores vantagens proporcionadas por um sistema de PDV, do ponto de vista do cliente, é a agilidade no atendimento e a possibilidade de não haver filas. Além disso, ao optar por um sistema com um software ágil ao invés de uma série de equipamentos antigos, os funcionários do seu estabelecimento trabalharão com muito mais celeridade e destreza.   

 

Aprimoramento na gestão do estoque

O sistema de PDV possibilita a integração ao estoque. Ou seja, o estoque é atualizado automaticamente sempre que um item for vendido ou reservado, o que garante maior controle. O administrador pode verificar em qualquer momento os níveis de estoque e realizar reposições antecipadamente, por exemplo.

 

Amplo controle financeiro e de gestão

Pela sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o sistema permite manter em dia um completo controle financeiro e fiscal do seu negócio. Ou seja, por meio do sistema de PDV você pode gerenciar todas as vendas e funções de caixa e ainda assim emitir relatórios e desenvolver uma gestão de orçamentos.

Segurança de dados e menos papelada

O sistema garante a segurança dos dados gerados no seu negócio, além de dispensar armazenamento físico de documentos, relatórios etc. Com o arquivamento em nuvem, as informações podem ser criptografadas. Além disso, também é possível efetuar um backup dos arquivos, quando necessário.

 

Como montar um sistema de PDV?

Como dito anteriormente, o sistema de PDV efetua diversas funções, e por isso cada aplicação exige uma gestão específica. 

Sendo assim, o mais importante para escolher o seu sistema de PDV adequado é entender a natureza do seu empreendimento e quais são suas verdadeiras necessidades. 

Por exemplo, se a maioria das suas vendas for efetuada por meio do cartão de débito ou crédito, sua prioridade talvez seja um sistema ágil e de dimensões reduzidas, capaz de operar normalmente na rua ou em pequenos estabelecimentos. Tudo isso deve ser pensado.

Em suma, são muitas variações, e por isso é muito importante estar a par de todas essas informações que envolvem o dia a dia do seu empreendimento para que a implementação de sistema PDV seja realmente eficaz em todas as suas atribuições.

 

Soluções para sistema de PDV Sweda

As soluções Sweda para sistema de PDV são versáteis e aplicáveis em qualquer tipo de frente de caixa. Os equipamentos são robustos e de fácil integração, além de serem compatíveis com as melhores soluções de softwares do mercado.

A seguir, as maiores vantagens das nossas principais soluções de sistema de PDV:

 

PDV SP-30

 

O PDV ideal para o comerciante que procura excelente desempenho em um equipamento compacto.

  • Arquitetura aberta para sistemas de PDV e ERP;
  • Fácil integração e instalação com qualquer software;
  • Até 50% menor que uma CPU convencional e específica para o varejo;
  • Compatibilidade com diversas opções de periféricos.

 

PDV SP-40

 

Ótimo desempenho para o seu negócio.

  • Arquitetura aberta para sistemas de PDV e ERP;
  • Compatível com as melhores soluções de software;
  • Melhor desempenho na operação de venda;
  • Ideal para qualquer tipo de varejo;
  • Inúmeras opções de periféricos.

 

PDV NFC-e e NFC-e/SAT

 

A Solução com tudo o que você precisa, basta instalar o software de frente de caixa de sua preferência que o seu negócio estará automatizado, dentro da legislação fiscal do seu estado e com todo o suporte da Sweda.

  • Melhor desempenho e precisão na operação de venda;
  • Atende aos requisitos da tecnologia NFC-e e SAT (estado de SP);
  • Fácil integração e instalação com qualquer software;
  • Tecnologia Sweda: garantia e qualidade de quem tem tradição e credibilidade.

 

Conheça a Sweda

Se seu negócio precisa de um sistema de PDV e de outras formas de automação, conheça as soluções Sweda. Somos uma empresa com quase 90 anos de história e que está em todo o território nacional com mais de 300 postos de serviços. 

Aprimore seu ponto de venda com mais tecnologia, você, seu negócio e seus clientes só têm a ganhar!

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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