Explorar

/
/
/
Em comemoração aos 90 anos, Sweda lança terminal multimídia com suporte à fala

Em comemoração aos 90 anos, Sweda lança terminal multimídia com suporte à fala

Navegação Rápida

A inovação sempre esteve presente nos 90 anos de história da Sweda, referência em automação comercial no Brasil. E para celebrar quase um século de trajetória, uma das novidades ficou por conta do terminal multimídia, Solução de consulta de informações com recurso de voz.

O terminal multimídia ECD-90 permite a leitura em voz alta das informações dos produtos consultados, tais como preço, descrição, peso, entre outros dados, o que torna o estabelecimento muito mais acessível. 

Quer entender melhor quais os benefícios dessa solução para o seu negócio varejista? Continue a leitura e confira! 

 

O que é terminal de consulta?

‌Um terminal de consulta de preço é um dispositivo eletrônico usado para exibir informações de preços e produtos em lojas de varejo. Os terminais são instalados próximos aos produtos ou em corredores de lojas, e permitem que os clientes verifiquem informações como preço e descrição do produto.

No caso do terminal multimídia, se trata de uma solução que combina várias funções em um único dispositivo. Com isso, a solução é capaz de executar diversas tarefas, como reproduzir conteúdo em áudio, vídeo, imagens, textos e interagir com o usuário de maneiras diferentes.

Esse tipo de terminal é comum em ambientes públicos com grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos e terminais de transporte, sobretudo por exibir informações úteis aos usuários, como mapas, horários de transporte, informações turísticas, notícias, propagandas e promoções.

Os terminais multimídia geralmente possuem uma tela sensível ao toque, que permite ao usuário interagir com o dispositivo, selecionando opções ou fazendo pesquisas. Além disso, eles podem ter recursos adicionais, como leitor de código de barras e maquininha de cartão, permitindo que o usuário realize compras e pagamentos. 

 

Como implementar e integrar terminais de consulta em seu negócio?

O funcionamento de um terminal de consulta de preço pode variar dependendo do modelo e fabricante, mas em geral, o processo é parecido.

A Solução é composta por uma tela, scanner de código de barras e processador e um banco de dados. Quando o cliente chega ao terminal de consulta, ele pode escanear o código de barras do produto ou pesquisar por palavra-chave ou categoria na tela.

Com isso, o processador do terminal acessa o banco de dados do estabelecimento e retorna as informações relevantes do produto, como o preço e descrição. Essas informações são exibidas na tela para o cliente visualizar.

É importante que o terminal de consulta esteja conectado aos sistemas de gestão e estoque do estabelecimento, permitindo que os preços promoções sejam ajustados em tempo real. Com isso, sempre que os dados forem alterados, o sistema automaticamente atualiza o equipamento. 

 

Vantagens dos terminais de consulta para o varejo

  • Promove acessibilidade na loja física 

Pessoas com deficiência visual ou que não sabem ler também realizam compras, no entanto, nem todas as lojas físicas estão preparadas para receber essas pessoas. Consequentemente, uma parcela da população não tem uma experiência de compra satisfatória por falta de suporte.

Contudo, ao instalar um terminal de consulta multimídia, essas pessoas poderão exercer autonomia e ter acesso à informação ao entrar em um estabelecimento para realizar compras. Além de colaborar com a acessibilidade, o negócio aumenta as chances de captar e fidelizar clientes que, até então, não eram tratados como uma prioridade por outras marcas. 

 

  • Cumprimento da legislação brasileira

Segundo a Lei 10.962, que regula as condições de oferta e fixação de preços de bens e serviços para o consumidor, a apresentação de preços em vendas a varejo é obrigatória.

Nesse caso, os estabelecimentos que utilizam código de barras para apreçamento devem oferecer equipamentos de leitura óptica para consulta de preço.

Além disso, o Decreto 5.903/06 dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços.

 

  • Otimiza o tempo de trabalho dos funcionários

Com um terminal de consultas multimídia, não é preciso disponibilizar diversos funcionários para tirar dúvidas sobre preços para os consumidores, caso as etiquetas não estejam visíveis. Afinal, os terminais podem fazer essa função 24h por dia, 7 dias por semana. 

Desse modo, os funcionários podem ser realocados para atividades estratégicas para o crescimento do negócio. A coleta de pesquisa de satisfação ou serviço de informação também podem ser beneficiados, pois o terminal multimídia tem suporte para essas e outras funções. 

 

  • ‌Melhora a experiência do cliente

Com o terminal de consulta de preço, os clientes podem verificar rapidamente informações de preços, promoções, estoque, entre outras informações relevantes sobre os produtos e sobre a loja, sem precisar depender de um funcionário. Isso pode melhorar a experiência de compra e aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, diminui o desconforto de o cliente chegar no PDV e encontrar o preço diferente do visto na etiqueta da prateleira, pois o terminal multimídia é conectado ao sistema do estabelecimento e as informações são atualizadas em tempo real. 

 

Veja também: Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo

 

Quais são as tendências e perspectivas para terminais multimídia?

Com o avanço da tecnologia, a expectativa para o futuro é que os terminais multimídia sejam cada vez mais tecnológicos. Por exemplo, com o reconhecimento de voz, o cliente poderá pedir informações ao falar diretamente no equipamento, recurso que pode ampliar ainda mais a acessibilidade no estabelecimento do varejo. 

Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para coletar e analisar dados dos clientes inseridos nos terminais multimídia para personalizar a experiência de compra. Por exemplo, analisar os históricos de compras dos clientes e recomendar produtos que possam ser do interesse do consumidor.

De todo modo, cabe ao varejista ficar de olho no que será tendência em automação comercial para os próximos anos. Assim, será possível implementar tecnologias e abordagens que visem modernizar o negócio, alavancar as vendas e melhorar a experiência de compra antes mesmo dos concorrentes. 

 

ECD-90: terminal multimídia com recurso de voz

O novo terminal multimídia ECD-90 da Sweda é uma solução inovadora que irá revolucionar a maneira como os clientes do seu negócio farão consulta de produtos no seu estabelecimento. 

Trata-se de uma Solução moderna e prática, que oferece a possibilidade de o consumidor receber informações em áudio, o que facilita em muitas ocasiões.

Além de servir para consulta de preço, o terminal multimídia ECD-90 oferece inúmeras possibilidades de interação com o cliente como, por exemplo: 

  • indicação de produtos relacionados;
  • impressão de cupom de desconto;
  • emissão de senhas; 
  • pesquisas de satisfação;
  • exibição de propagandas com áudio e vídeos; 
  • sorteios; 
  • doações;
  • e muito mais!

Ou seja, em apenas uma Solução, é possível ter diversos recursos tecnológicos que facilitam a experiência de compra do cliente, aumentando as chances de aumento do ticket médio e fidelização

É importante salientar que o terminal pode ser instalado em diversos tipos de estabelecimento, independentemente do porte da empresa. 

O Terminal Multimídia da Sweda apresenta imagens do produto e apresenta localização no mapa da loja, por meio da leitura de código de barras 1D e 2D. Além disso, possui tela sensível ao toque e com alta definição para interação com clientes e divulgação de vídeos promocionais, ofertas, entre outras informações. 

 

Sweda 90 anos

‌O ECD-90 faz parte de uma série de ações em comemoração aos 90 anos da Sweda, uma das maiores referências em automação comercial no País. Não por menos, foi a pioneira ao lançar a primeira caixa registradora em 1933.

Pensando no futuro, as soluções de automação comercial da Sweda aliam tradição à modernidade com o avanço da tecnologia. Nesse sentido, nossos clientes podem aguardar soluções completas de alta segurança, inovação e com a credibilidade de quem está há quase 100 anos no mercado. 

Acesse o site, preencha o formulário e aguarde que entraremos em contato para lhe apresentar as vantagens de contar com a Sweda no seu negócio.

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados