A tecnologia touchscreen proporcionou ao mercado de varejo vantagens importantes, o que agradou tanto ao público quanto aos comerciantes no geral. Seu uso é de fato um caminho sem volta, e por isso empresas que trabalham com esse tipo de tecnologia intensificam suas buscas por inovações, a fim de oferecer soluções cada vez mais integradas e eficientes.
Conheça a trajetória relativamente nova do touchscreen: o que é, como foi desenvolvido, suas aplicações e como a Sweda está inserida neste contexto. Boa leitura!
O que é touchscreen?
Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a evolução da tecnologia touchscreen ao longo dos anos.
O termo touchscreen foi mencionado pela primeira vez em 1965. Na época, Eric Arthur Johnson, um engenheiro do centro de pesquisas britânico Royal Radar Establishment empenhava-se em elaborar uma tela touch screen para auxiliar no controle do tráfego aéreo.
Na ocasião, Johnson publicou um breve artigo chamado “Touch Display – Um novo dispositivo de entrada/saída para computadores”, no qual discorria suas ideias sobre essa possível tecnologia. O texto falava sobre “um dispositivo capacitivo com fios, sensível ao toque de um dedo, no qual as informações podem ser escritas pelo computador”.
Em 1972, o engenheiro dinamarquês Bent Stumpe, trabalhando para o CERN (European Organization for Nuclear Research), foi convidado para construir o hardware de um sistema inteligente que substituísse aquela infinidade de botões. Ele elaborou um sistema controlado por computador com uma tela de toque com um número fixo de botões programáveis, uma trackball para ser usada como dispositivo apontador e um botão programável.
As telas capacitivas, aquelas manipuladas com precisão usando apenas a ponta dos dedos, vieram antes das resistivas, que são as que demandam o uso de canetas especiais.
As telas resistivas surgiram de fato no início dos anos 1970, quando o inventor estadunidense G. Samuel elaborou um método para facilitar seus estudos de física nuclear. Para isso ele usou um papel eletronicamente condutivo para ler coordenadas X e Y. Esse protótipo criou a primeira tela de computador sensível ao toque.
Surgida na UIUC (Universidade de Illinois), nos EUA, ainda na primeira metade da década de 1970, a tela utilizada no terminal PLATO IV foi uma das várias desenvolvidas na época e uma das mais bem-sucedidas, apesar de ainda não ser sensível à pressão. O sistema PLATO funcionou por quatro décadas, e foi utilizado por alunos da UIUC, escolas locais e demais universidades.
Até o início da década de 1980, as telas sensíveis ao toque não identificavam mais de um toque por vez. Mas isso mudou em 1982, quando Nimish Mehta, da Universidade de Toronto, no Canadá, apresentou o primeiro dispositivo multitouch do mundo.
A tela sensível ao toque se popularizou principalmente na década de 1990, por meio dos PDAs (Personal Digital Assistant), ou palmtops. Porém, o uso da tecnologia realmente ganhou a força que se tem atualmente após o surgimento do iPhone, lançado em 2007.
Touchscreen no Brasil
O que antes era visto apenas em obras de ficção científica, hoje é uma realidade tão comum que até esquecemos que já houve uma época em que contar com esse tipo de tecnologia era realmente algo restrito.
E quando o assunto é PDV Touchscreen no Brasil a Sweda é referência, pois assumiu um papel fundamental ao trazer esta tecnologia em âmbito nacional, mais precisamente no ano de 1983. Na época se tratava de algo altamente inovador, revolucionário e que por fim impactou o mercado como um todo.
Em 1984 a Sweda iniciou as implantações do touchscreen, principalmente no segmento de fast food, que após isso viu crescer bastante sua produtividade e agilidade nos atendimentos e processos. Aliás, a parceria com essas redes deu tão certo que o relacionamento delas com a Sweda dura até os dias de hoje.
PDV Touchscreen no varejo
Hoje o touchscreen equipa os mais diversos tipos de aparelhos: smartphones, computadores, monitores, tablets, GPS, máquinas de cartão, caixas eletrônicos etc. De fato, as possibilidades são inesgotáveis quando o assunto é touchscreen, e todo mundo só tem a ganhar com isso.
Aliás, o uso do touch screen também trouxe avanços significativos para o setor do varejo, sobretudo mais praticidade e agilidade nos processos, tanto para lojistas quanto para o público em geral.
Toda essa familiaridade com a tecnologia torna o panorama bastante promissor. Para se ter uma ideia, o segmento do varejo está entre os que mais movimentam o mercado de multi-touch screen. Segundo um estudo da Research and Markets este segmento foi avaliado em US$ 6 bilhões em 2016, valor que deve chegar aos US$ 16 bilhões em 2023.
Soluções touch screen Sweda
A Sweda conta com uma gama de Soluções que empregam essa tecnologia, como:
PDV Touch Screen SPT-2500 – Completo, o PDV Touch Screen SPT-2500 traz alta performance para aplicações de alta demanda. A solução integrada resulta na melhoria da performance e eficiência. Este PDV conta com:
- Alta performance, agilidade e velocidade;
- Fácil de usar, instalar e operar;
- Elevada resistência com base de alumínio;
- Totalmente integrado, sem cabos e periféricos;
- Tela Touch Screen 15’’ Capacitiva;
- Dispensa teclado e mouse;
- Opcional: Display cliente padrão ou SMC- 9T e SMC-9.
Solução Garnet – A Solução Garnet é ideal para aplicações de alta demanda. Confira algumas de suas especificações:
- Eficiência e velocidade no atendimento;
- Flexibilidade na integração com qualquer tipo de software;
- Fácil de usar, instalar e operar;
- Monitor Touch Screen de 15” capacitiva;
- Dispensa uso de teclado e mouse;
- Opcional: Display cliente padrão ou SMC-9T e SMC-9.
Mobox® Onix
Rápido e eficiente, o Mobox é ideal para comércio com alto volume de vendas e pouco espaço físico. Totalmente integrada e completa, a Solução conta com:
- Solução completa: Equipamento + Sistema em um só produto;
- Inovadora e compacta: Tela Touch, impressora de alta performance e sistema de gestão PDV e ERP;
- Painel luminoso para auditoria;
- Integração digital com a sua contabilidade;
- Emissão de Cupom fiscal, não fiscal, NFC-e e Sat;
- Conectividade: Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
Smart Self Sweda: o touchscreen no autoatendimento contribui para melhor experiência, autonomia e agilidade na compra, o que resulta em redução do tempo de espera do cliente. O Smart Self Sweda é composto por tela Touch Screen, leitura 2D (QR Code) e impressora térmica. Conta com uma série de vantagens, por exemplo:
- Solução 3 em 1: Autoatendimento, Self Order ou Self Checkout
- Mais flexível e completa de autoatendimento para todos os segmentos;
- Homologada com as principais Software Houses do Brasil;
- Redução de filas e tempo de espera do cliente, contribuindo para melhor experiência e agilidade na compra;
- Otimização de custos operacionais;
- Módulos inteligentes e tamanho reduzido em até 50%;
- Inovador Sistema de Segurança por Imagem (SSI);
- Estrutura ideal para pedestal, parede ou balcão;
- Possibilidade de personalização com a sua marca;
- Composto por tela Touch Screen, leitura 2D (QR Code) e impressora térmica.
Sistema de automação comercial na Sweda
Se busca expertise em automação comercial e a segurança de que irá contar com um sistema eficiente para o dia a dia, as soluções Sweda são ideais para o seu negócio.
Somos uma empresa com quase 90 anos de história no varejo brasileiro. Estamos em todo o território nacional com mais de 300 postos de serviços, sempre mantendo e aprimorando parcerias com as melhores Software Houses do país.
Modernize os processos e ganhe mais tempo, organização e qualidade. A digitalização do varejo é uma realidade e a Sweda tem o que seu negócio mais precisa!