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Importância do Suporte para o Seu Negócio
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Importância do Suporte para o Seu Negócio

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Importância do Suporte para o Seu Negócio

Importância do Suporte para o Seu Negócio

Com a tecnologia trazendo avanços a diversos setores, cada vez mais as empresas têm procurado novas soluções para otimizar os seus processos. E mais do que contar com ferramentas que tornem o dia a dia do negócio mais eficiente, é fundamental também contar com um suporte qualificado para atender às necessidades dos clientes.

Quando se tem uma empresa que presta serviços, é necessário se preocupar com dois assuntos referentes ao suporte: o suporte ao cliente e o suporte que a própria empresa pode recorrer caso adquira ferramentas e soluções tecnológicas. Neste artigo, falaremos sobre a importância de investir em um suporte ao cliente rápido e eficaz e a importância do suporte técnico nas soluções que sua empresa utiliza. 

 

Por que investir em um suporte eficaz ao cliente ? 

Tão importante quanto investir para que seus produtos ou serviços não apresentem problema, é ter pessoas preparadas para informar, orientar e apresentar soluções aos problemas e dúvidas de seus clientes. A venda é o primeiro passo na relação cliente-empresa e é no pós-venda que essa relação pode ser fortalecida ou destruída. 

O suporte técnico é procurado pelo cliente quando ele busca, principalmente, por soluções. Pode ser um momento delicado, por isso é importante que os profissionais do atendimento estejam preparados e focados em resolução. 

Além disso, o suporte pode ser procurado também para tirar dúvidas, registrar reclamações ou sugestões de melhoria. Um bom suporte pode aumentar a satisfação do consumidor em ter uma relação com a empresa e fazer com que ela se destaque em meio a concorrência, afinal, nada é mais sincero que a opinião de um cliente satisfeito!

 

Como oferecer um bom suporte ao cliente? 

Entendendo a importância do suporte, é necessário também colocá-lo em ação. Para isso, há algumas boas práticas que ajudam a entender as demandas do cliente e tornar sua experiência mais satisfatória. Veja algumas dicas: 

Treine e prepare a equipe de atendimento 

Como falamos antes, é essencial ter pessoas preparadas e resolutivas, portanto, elas precisam entender bem sobre o produto que a empresa vende ou o serviço que ela presta. Ofereça treinamentos diversos e mantenha a equipe informada sobre o que acontece na empresa, e assim eles estarão capacitados para lidar com os questionamentos e os problemas que surgirem. Lembre-se também que os clientes não gostam de passar por diversas transferências entre setores e atendentes, então, quanto mais preparados e bem informados estiverem os atendentes, melhor. 

Conheça o seu cliente 

Para estruturar bem seu suporte, é necessário conhecer o seu cliente, pois é para ele que o serviço será prestado. Entenda sua jornada e seus passos na hora da compra. Ter um sistema que guarde as informações e dados do cliente que serão necessários para o atendimento é um importante aliado e ajuda na rapidez do suporte. Quanto mais informações relevantes, maior a facilidade, tanto para operadores quanto para clientes, que terão uma experiência satisfatória. 

Atenda às expectativas do cliente 

Entender bem o cliente, como falamos anteriormente, é também garantir a sua satisfação. Então, comece escolhendo o canal de atendimento de preferência do seu público. Veja se no nicho de atuação de sua empresa os consumidores costumam preferir o atendimento por telefone, por meios digitais ou até mesmo, pelo autoatendimento. Caso você esteja começando a oferecer o suporte ao cliente, procure ouvi-lo e, com certeza, ele trará insights importantes para que você aplique ao seu negócio.

Não se esqueça que você está lidando com pessoas que tiveram algum tipo de experiência ruim com o seu produto/serviço. Portanto, trate-as com empatia e elas poderão se tornar fiéis a sua marca.

Ofereça uma experiência mais próxima

Segundo o Think With Google, 63% das pessoas esperam que as marcas ofereçam uma experiência consistente todas as vezes que interagirem com ela. Isso mostra que frases decoradas e repetitivas não são o que os consumidores esperam e é por isso que tanto se fala em atendimento humanizado. Procure oferecer interações genuínas para que o cliente se sinta à vontade para explicar sua situação, use um tom de voz compatível com a sua empresa e ao momento do atendimento.  

 

Quais os benefícios em adotar um suporte estruturado ao cliente? 

Além de ter clientes fiéis, uma rápida resolução de problemas e conhecer melhor os seus consumidores, contar com um suporte estruturado pode trazer algumas outras vantagens, como: 

  • Acesso a dados  

Com a estruturação do suporte ao cliente, a empresa poderá contar com dados para mensurar resultados e estabelecer metas e indicadores, o que ajuda a saber se está indo pelo caminho certo. Para saber se está oferecendo um bom suporte ao cliente, analise informações como o número de solicitações abertas, taxa de resolução de problemas, satisfação do cliente, e tempo médio de resposta. Assim, você pode criar um forte plano de ação e entender os pontos que precisam de melhorias.

  • Otimização dos processos internos 

Ter uma equipe focada em prestar atendimentos e receber as demandas de clientes, não sobrecarrega outras áreas da empresa, que pode se dedicar a outros processos tão importantes quanto. Além disso, o cliente também sentirá a diferença ao ser atendido mais rapidamente, de maneira eficiente e prática, afinal, a equipe de suporte está ali para desempenhar exclusivamente esse papel.

 

Qual a importância de contar com o suporte para as tecnologias da sua empresa? 

Assim como é importante oferecer um bom suporte a seus clientes, também é essencial poder contar com um atendimento caso sua empresa precise resolver problemas com as ferramentas que usa. Por isso, procure se informar sobre o pós-venda de determinado produto ou serviço antes de adotá-lo em sua empresa. Ele deve oferecer a você assistência na resolução de problemas, de falhas ou panes, ajudando a sua empresa a operar com o mínimo de problemas. Neste caso, a relação se inverte e a sua empresa passa a ser o cliente, que também precisa contar com um suporte eficaz.

Uma das vantagens da Sweda, é o nosso atendimento no pós-venda. Sendo um dos grandes nomes no mercado de automação comercial, nossa empresa se diferencia pela qualidade no seu atendimento e nas boas e sólidas relações que estabelece com os clientes, que podem contar com suporte por chat, telefone, e-mail e presencial para auxiliá-los em nossas soluções de automação comercial. 

Então, se você procura por soluções completas de automação comercial para o seu ponto de venda, entre em contato com a gente e inove na gestão do seu negócio!

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