Está chegando a Black Friday. Conheça a automação de PDV como um recurso para seu estabelecimento.
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Como a automação de PDV pode fazer a diferença na Black Friday

Como a automação de PDV pode fazer a diferença na Black Friday

Navegação Rápida

A Black Friday 2022 promete! Por isso, a automação de PDV é fundamental para otimizar o atendimento aos clientes e, assim, melhorar o relacionamento deles com a sua marca.

O evento, original dos Estados Unidos, acontece tradicionalmente na liquidação após o feriado de Ação de Graças, na 4.ª quinta-feira de novembro, e esse ano a expectativa é alta. 

Além do mercado estar aquecido após a amenização da pandemia, a Black Friday será durante a Copa do Mundo, evento que mobiliza o Brasil inteiro. 

E, segundo uma pesquisa da Globo disponibilizada pela plataforma Gente1, entre os consumidores que pretendem comprar em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday. 

Para 2022, 50% dos consumidores querem comprar algum produto, um crescimento de 3% em comparação com a estimativa em 2021. Já na classe A, 65% querem comprar.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como a automação de PDV não pode faltar nos preparativos da Black Friday.

 

A importância da automação de PDV na Black Friday

Como a Black Friday é um dos períodos mais badalados do comércio, a automação de PDV ajudará no fluxo da sua loja.

Na Black Friday, a automação de PDV pode ser considerada a diferença entre o sucesso e o fracasso nas vendas. 

Veja a seguir por que esse equipamento é tão importante para garantir boas vendas nesta que será uma das épocas de maior potência comercial do ano:

 

Protocolos de segurança

A pandemia ainda não terminou. Por isso, ainda é fundamental que seu estabelecimento seja seguro tanto para os clientes como para os funcionários — principalmente na Black Friday, quando o volume de pessoas tende a ser maior que o habitual.

Nesse sentido, um PDV automático favorece o autoatendimento para os clientes que queiram evitar contato físico com o atendente de caixa. No entanto, também é importante manter uma rotina de higienização dos totens.

 

Estoque

A pior coisa que pode acontecer é ter um cliente disposto a comprar e sua loja não ter a mercadoria à pronta entrega! Por isso, mais importante que fazer a promoção é ter a informação correta da quantidade de produtos disponíveis para, assim, se preparar adequadamente e avaliar se cabe ou não fazer promoção na Black Friday.

 

Gestão de Processos

Com a automação, além de saber sobre as vendas e estoque, você também pode acompanhar todos os processos operacionais que envolvem a manutenção do negócio e, assim, ter clareza do faturamento e do lucro.

Além disso, também é possível acompanhar o desempenho das vendas por colaborador e pensar em formas de bonificação para aqueles com o melhor desempenho, contribuindo para a motivação da equipe em atender bem, gerando uma experiência do cliente cada vez melhor.

 

Otimização de pagamento 

Com a automação de PDV, é possível receber pagamentos via QR Code ou nos totens de autoatendimento. Esses totens, inclusive, reduzem o tempo de atendimento por cliente e ainda liberam os funcionários para outras funções.

 

Redução na circulação da loja

Evite tumultos e confusões para os clientes comprarem tranquilamente. Lembre-se que a experiência do cliente é prioridade para que ele saia dali satisfeito com seu atendimento e possa falar bem do seu negócio. 

 

Como realizar a automação de PDV

Garçom utiliza tablet junto com automação de PDV para gerenciar pedidos.

Agora que já falamos sobre as diversas vantagens de automatizar seu PDV, vejamos a melhor forma de implantar esse processo:

Treinamento de equipe

Começando com o item que é um dos mais importantes, afinal, não adianta nada ter automação no PDV se, em caso de dúvidas dos clientes, os funcionários não conseguirem ajudar. Se a equipe não for bem treinada com o PDV, corre o risco de perder a venda e, pior, afetar a credibilidade e imagem da loja.

 

Consulta de preço

Ajuda na decisão de compra e na identificação do preço real, visto que nem sempre as etiquetas estão visíveis e os produtos nas prateleiras corretas. Com um aparelho que consulta o preço via leitura de código de barras, os clientes podem tirar essa dúvida sem precisar ocupar um colaborador da loja.

 

Autoatendimento

Pode ser uma “mão na roda”, pois o cliente escolhe os itens, passa no leitor e ali mesmo já efetua o pagamento da melhor forma. Além de desafogar a circulação no espaço físico, é um diferencial em especial para grupos prioritários.

 

Soluções da Sweda em automação de PDV

Temos diversas soluções para atender o seu negócio, entre elas:

O SAT Fiscal (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos, sistema este que é obrigatório no Estado de São Paulo) é uma das soluções da Sweda para automação de PDV. 

O equipamento veio para facilitar o atendimento e evitar o uso de papel, o que o torna sustentável. O principal diferencial é a alta capacidade de armazenamento para que suas vendas não parem na falta de internet, além de fácil instalação e integração e menor índice de defeito da categoria.

O PDV SP-40 também ajuda na automação do seu PDV, pois tem fácil integração e instalação com qualquer software. Outras vantagens desse modelo são:

    • gabinete compacto;
    • processadores que garantem excelente desempenho;
    • versão com SSD (que permite leitura de dados mais rapidamente em comparação com um HD), possibilitando ainda mais agilidade na venda.

Especificações técnicas: processador Intel® Celeron G4900 3.1 GHz (com opções de processador Intel® Core i3, i5 e i7); 4 GB de memória DDR4 (expansível até 64 GB); armazenamento SSD 120 GB; monitor LED 15,6” Widescreen; teclado PDV 44 teclas; gaveta de dinheiro GB8.

O PDV SP-30 é ideal para o comerciante que procura excelente desempenho em um equipamento compacto, mas também busca uma opção mais em conta do que o modelo SP-40.

Também tem fácil integração e instalação com qualquer software, bom desempenho e agilidade na venda e um gabinete ainda menor que o convencional.

Especificações Técnicas: processador Intel® Celeron Dual Core J1800 Integrado 2.41GHz (com opções de processadores Intel® Core i3, i5 e i7); memória RAM DDR3 4 GB (expansível até 32 GB); armazenamento SSD 120 GB; monitor LED 15,6” Widescreen;  teclado PDV 44 teclas; gaveta de dinheiro GB8.

 

Soluções da Sweda para o varejo

Os modelos acima são apenas alguns dos produtos que podem ajudar o seu negócio na automação comercial. Mas em nosso site você encontra todas as soluções completas para tornar seu empreendimento moderno e eficiente (tanto no atendimento aos clientes quanto na gestão do estoque e dos processos internos).

Fale conosco e descubra qual das nossas soluções é a mais adequada e se prepare para o sucesso da Black Friday com a experiência Sweda.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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