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O que é Automação Comercial e como ela pode melhorar a rotina da sua empresa?

O que é Automação Comercial e como ela pode melhorar a rotina da sua empresa?

Navegação Rápida

Toda empresa tem processos internos que precisam ser eficientes e organizados e, nos últimos anos, tem se falado muito sobre como os avanços tecnológicos terão um papel cada vez mais importante nesse sentido. A todo instante surgem novos processos, produtos, informações e formas de vender que demandam agilidade dos empreendedores.

Em 2020, com a restrição de circulação dos consumidores e a mudança nos hábitos de consumo, o varejo de maneira geral precisou se adequar rapidamente diante do novo cenário. Foi necessário investir em inovação e a automação comercial passou a ser fundamental para manter a boa qualidade no atendimento e garantir a continuidade dos negócios. Hoje, sistemas de gestão de loja são mais práticos, rápidos e intuitivos de usar, trazendo inúmeros benefícios aos empreendedores.

Prova disso é que o Índice de Automação do Mercado Brasileiro de 2020, teve um crescimento de 3% em relação a 2019. O levantamento mensura o nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços e é elaborado pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil com apoio da GfK, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã. O estudo ainda aponta que cerca de 40% das empresas tinham intenção de investir em automação em 2020, porém interromperam os planos por conta da pandemia.

E mesmo durante a crise do último ano, segundo dados do Ministério da Economia, foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020, um volume 6% maior do que o do primeiro quadrimestre do mesmo ano. Ou seja, o comércio está se expandindo, são novos modelos de negócios, novos hábitos de consumo e, por isso, é importante perceber todas essas mudanças provocadas pela pandemia (e que vieram para ficar) para fazer com que sua empresa sobreviva e mantenha-se competitiva.

Neste sentido, a automação comercial tem sido o segredo para empresas de diversos setores a se destacarem no mercado. Mas, afinal, o que é automação comercial?

O que é automação comercial?

Automação comercial é a utilização de ferramentas e sistemas para substituir, sempre que possível, o trabalho manual por processos informatizados. A automação ajuda na gestão e controle das atividades, trazendo mais agilidade e eficiência para o dia a dia da empresa, diminuindo erros e atrasos, contribuindo para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro do negócio. 

No varejo, a automação comercial possibilita, por exemplo, efetuar uma venda e atendimento ao cliente de forma automatizada por meio de um equipamento de hardware e de um software. Empresas de grande, médio ou pequeno porte que adotam a automação comercial têm uma gestão muito mais eficiente, precisa e que traz bons resultados, pois além de atender muito mais rápido e com qualidade, podem obter as informações mais importantes do negócio em segundos, como total de vendas, produtos vendidos, estoque, custo do produto, curva Abc, perfil dos clientes, entre outras.

Como ela funciona?

Primeiramente, devemos pontuar que a automação comercial não vem para substituir completamente o ser humano por máquinas, mas integrá-los para atingir melhores resultados. Segundo ponto é que a automação comercial pode ser implantada na empresa por meio de diferentes métodos, como o uso de máquinas, equipamentos ou softwares de gestão.

Vamos imaginar um restaurante que tem um grande fluxo de clientes. Para administrar esse estabelecimento, o uso de softwares de gestão é cada vez mais necessário para manter a competitividade do negócio e otimizar tarefas básicas do restaurante, como o controle de estoque, o lançamento de valores no fluxo de caixa, o preenchimento de comandas, entre outras. Assim, é possível evitar falhas, enormes pilhas de papéis, planilhas e o melhor:  acessar todas essas informações em tempo real de qualquer lugar.

Quais as principais vantagens da automação comercial?

Já mencionamos que o objetivo da automação comercial é melhorar a eficiência dos processos, fornecer informações confiáveis e aumentar a produtividade de maneira geral. Confira agora quais são as principais vantagens da automação para a sua empresa.

1. Melhor uso do tempo

Tarefas burocráticas podem tomar um tempo precioso tanto do trabalhador, quanto do gestor. Por isso, você pode automatizar essas tarefas por meio de um sistema de vendas e gestão. Para apurar impostos e contabilizar a receita do dia, por exemplo, o sistema fará com maior precisão e segurança, concentrando as informações que precisam ser apresentadas, facilitando o planejamento tributário da empresa. 

2. Gestão de estoque 

É de suma importância que o gestor saiba a situação de seu estoque, e isso pode ser um desafio, visto que há entrada e saída de mercadorias com frequência. Com um software de automação, é possível gerenciar tudo o que tem disponível e o que já saiu do estoque. Isso reduz perdas, desperdícios e possibilita que o lojista tenha em mãos o real cenário do que está estocado. 

3. Otimização do controle financeiro

A automação comercial pode ser extremamente útil na complexa tarefa de realizar o controle financeiro de um negócio. Registrar as movimentações de entrada e saída, fazer a gestão de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, dentre outras atividades comuns de um comércio, fica muito mais fácil quando se usa um software de automação que concentra essas informações.

4. Ajuda no controle fiscal

Lidar com toda a burocracia e os aspectos fiscais de um negócio consome tempo e, como sabemos, tempo é dinheiro. Logo, contar com a automação comercial no que diz respeito ao controle fiscal do seu negócio, é possível simplificar e agilizar a emissão de notas fiscais, além de agendar pagamentos a fornecedores e colaboradores.

5. Melhora no atendimento 

Negócios que contam com um alto fluxo de clientes, precisam de agilidade e rapidez. Com um sistema que integra informações dos compradores, é fácil identificar seus desejos e oferecer produtos que estejam de acordo com suas necessidades. Além disso, é possível oferecer uma experiência mais ágil ao passar as compras pelo caixa, por exemplo, seja com o autoatendimento, ou com um colaborador que utiliza equipamentos modernos para fazer a cobrança dos produtos rapidamente. 

Algumas soluções em automação comercial para o varejo

Computadores integrados a sistemas inteligentes

Hoje já existem soluções que integram equipamento e softwares inteligentes de gestão para trazer muito mais velocidade ao dia a dia do PDV. Além de garantir rapidez e eficiência nas atividades básicas do varejo, como emissão de notas e cadastro de clientes, algumas soluções integradas permitem que o varejista tenha um controle de tudo o que acontece na sua loja em tempo real.

PDV Touch 

O monitor touch screen apresenta maior versatilidade que os monitores tradicionais, otimizando o espaço, pois dispensa o uso de teclado e mouse, facilitando as operações de caixa, e ainda contribui para uma venda mais ágil. O display cliente touch screen complementa o PDV e cria possibilidades de interação com o usuário, melhorando a experiência de compra.

Tecnologia Fiscal

Atualmente a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é uma forma moderna de emitir cupons e que diminuiu a burocratização do comércio automatizando todo o processo de emissão de notas e recolhimento de impostos. Esta tecnologia já foi implementada na maioria dos estados brasileiros. Para o estado de São Paulo é obrigatório o uso do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos) para validar e autenticar o cupom que será emitido e enviar os dados para a SEFAZ, simplificando as obrigações junto ao Ministério da Fazenda.

Solução de Autoatendimento

O autoatendimento, que está ganhando espaço no varejo principalmente no cenário atual, se mostrou uma alternativa para que o comércio continue com suas atividades mesmo diante da pandemia. Temos no mercado hoje diversos modelos que atendem todos segmentos como o Self-Checkout, usado principalmente nos supermercados e o Self-Order como uma opção mais versátil, podendo ser utilizado em restaurantes e até em hospitais. A solução traz modernidade, praticidade e economia para o comerciante e proporciona uma melhor experiência de compra para consumidor final.

Como a Sweda pode ajudar o seu negócio?

A Sweda é a principal e mais experiente empresa de automação comercial do Brasil. Fornecemos soluções inovadoras em automação comercial para todo tipo de comércio, atendendo todos os segmentos do varejo. Oferecemos soluções, produtos e serviços fáceis de utilizar, seguros e eficientes, contribuindo positivamente com o desempenho operacional dos comerciantes.

Não importa o porte da sua loja: a Sweda tem a solução certa para te ajudar. Contamos com soluções completas para o seu negócio, autoatendimento, PDVs, verificadores de preço e muito mais. Quer conhecer todas as nossas soluções? Fale com a Sweda

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Com isso, a baixa latência permite uma resposta mais rápida e em tempo real para as aplicações, o que é essencial para tecnologias como carros autônomos, realidade virtual e automação de processos.   Maior capacidade de rede O 5G utiliza uma faixa de frequência mais ampla, incluindo frequências mais altas (ondas milimétricas), permitindo uma maior capacidade de rede em comparação com o 4G. Com mais espectro disponível, o 5G permite mais dispositivos conectados simultaneamente, sem comprometer a velocidade ou qualidade da conexão.   Tecnologias avançadas O 5G usa tecnologias de antena avançadas, como beamforming e massive MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), para direcionar o sinal de forma mais eficiente. Isso resulta em uma cobertura de sinal mais ampla e melhor qualidade, além de permitir uma comunicação mais rápida e estável. 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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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