Toda empresa tem processos internos que precisam ser eficientes e organizados e, nos últimos anos, tem se falado muito sobre como os avanços tecnológicos terão um papel cada vez mais importante nesse sentido. A todo instante surgem novos processos, produtos, informações e formas de vender que demandam agilidade dos empreendedores.
Em 2020, com a restrição de circulação dos consumidores e a mudança nos hábitos de consumo, o varejo de maneira geral precisou se adequar rapidamente diante do novo cenário. Foi necessário investir em inovação e a automação comercial passou a ser fundamental para manter a boa qualidade no atendimento e garantir a continuidade dos negócios. Hoje, sistemas de gestão de loja são mais práticos, rápidos e intuitivos de usar, trazendo inúmeros benefícios aos empreendedores.
Prova disso é que o Índice de Automação do Mercado Brasileiro de 2020, teve um crescimento de 3% em relação a 2019. O levantamento mensura o nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços e é elaborado pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil com apoio da GfK, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã. O estudo ainda aponta que cerca de 40% das empresas tinham intenção de investir em automação em 2020, porém interromperam os planos por conta da pandemia.
E mesmo durante a crise do último ano, segundo dados do Ministério da Economia, foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020, um volume 6% maior do que o do primeiro quadrimestre do mesmo ano. Ou seja, o comércio está se expandindo, são novos modelos de negócios, novos hábitos de consumo e, por isso, é importante perceber todas essas mudanças provocadas pela pandemia (e que vieram para ficar) para fazer com que sua empresa sobreviva e mantenha-se competitiva.
Neste sentido, a automação comercial tem sido o segredo para empresas de diversos setores a se destacarem no mercado. Mas, afinal, o que é automação comercial?
O que é automação comercial?
Automação comercial é a utilização de ferramentas e sistemas para substituir, sempre que possível, o trabalho manual por processos informatizados. A automação ajuda na gestão e controle das atividades, trazendo mais agilidade e eficiência para o dia a dia da empresa, diminuindo erros e atrasos, contribuindo para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro do negócio.
No varejo, a automação comercial possibilita, por exemplo, efetuar uma venda e atendimento ao cliente de forma automatizada por meio de um equipamento de hardware e de um software. Empresas de grande, médio ou pequeno porte que adotam a automação comercial têm uma gestão muito mais eficiente, precisa e que traz bons resultados, pois além de atender muito mais rápido e com qualidade, podem obter as informações mais importantes do negócio em segundos, como total de vendas, produtos vendidos, estoque, custo do produto, curva Abc, perfil dos clientes, entre outras.
Como ela funciona?
Primeiramente, devemos pontuar que a automação comercial não vem para substituir completamente o ser humano por máquinas, mas integrá-los para atingir melhores resultados. Segundo ponto é que a automação comercial pode ser implantada na empresa por meio de diferentes métodos, como o uso de máquinas, equipamentos ou softwares de gestão.
Vamos imaginar um restaurante que tem um grande fluxo de clientes. Para administrar esse estabelecimento, o uso de softwares de gestão é cada vez mais necessário para manter a competitividade do negócio e otimizar tarefas básicas do restaurante, como o controle de estoque, o lançamento de valores no fluxo de caixa, o preenchimento de comandas, entre outras. Assim, é possível evitar falhas, enormes pilhas de papéis, planilhas e o melhor: acessar todas essas informações em tempo real de qualquer lugar.
Quais as principais vantagens da automação comercial?
Já mencionamos que o objetivo da automação comercial é melhorar a eficiência dos processos, fornecer informações confiáveis e aumentar a produtividade de maneira geral. Confira agora quais são as principais vantagens da automação para a sua empresa.
1. Melhor uso do tempo
Tarefas burocráticas podem tomar um tempo precioso tanto do trabalhador, quanto do gestor. Por isso, você pode automatizar essas tarefas por meio de um sistema de vendas e gestão. Para apurar impostos e contabilizar a receita do dia, por exemplo, o sistema fará com maior precisão e segurança, concentrando as informações que precisam ser apresentadas, facilitando o planejamento tributário da empresa.
2. Gestão de estoque
É de suma importância que o gestor saiba a situação de seu estoque, e isso pode ser um desafio, visto que há entrada e saída de mercadorias com frequência. Com um software de automação, é possível gerenciar tudo o que tem disponível e o que já saiu do estoque. Isso reduz perdas, desperdícios e possibilita que o lojista tenha em mãos o real cenário do que está estocado.
3. Otimização do controle financeiro
A automação comercial pode ser extremamente útil na complexa tarefa de realizar o controle financeiro de um negócio. Registrar as movimentações de entrada e saída, fazer a gestão de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, dentre outras atividades comuns de um comércio, fica muito mais fácil quando se usa um software de automação que concentra essas informações.
4. Ajuda no controle fiscal
Lidar com toda a burocracia e os aspectos fiscais de um negócio consome tempo e, como sabemos, tempo é dinheiro. Logo, contar com a automação comercial no que diz respeito ao controle fiscal do seu negócio, é possível simplificar e agilizar a emissão de notas fiscais, além de agendar pagamentos a fornecedores e colaboradores.
5. Melhora no atendimento
Negócios que contam com um alto fluxo de clientes, precisam de agilidade e rapidez. Com um sistema que integra informações dos compradores, é fácil identificar seus desejos e oferecer produtos que estejam de acordo com suas necessidades. Além disso, é possível oferecer uma experiência mais ágil ao passar as compras pelo caixa, por exemplo, seja com o autoatendimento, ou com um colaborador que utiliza equipamentos modernos para fazer a cobrança dos produtos rapidamente.
Algumas soluções em automação comercial para o varejo
Computadores integrados a sistemas inteligentes
Hoje já existem soluções que integram equipamento e softwares inteligentes de gestão para trazer muito mais velocidade ao dia a dia do PDV. Além de garantir rapidez e eficiência nas atividades básicas do varejo, como emissão de notas e cadastro de clientes, algumas soluções integradas permitem que o varejista tenha um controle de tudo o que acontece na sua loja em tempo real.
PDV Touch
O monitor touch screen apresenta maior versatilidade que os monitores tradicionais, otimizando o espaço, pois dispensa o uso de teclado e mouse, facilitando as operações de caixa, e ainda contribui para uma venda mais ágil. O display cliente touch screen complementa o PDV e cria possibilidades de interação com o usuário, melhorando a experiência de compra.
Tecnologia Fiscal
Atualmente a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é uma forma moderna de emitir cupons e que diminuiu a burocratização do comércio automatizando todo o processo de emissão de notas e recolhimento de impostos. Esta tecnologia já foi implementada na maioria dos estados brasileiros. Para o estado de São Paulo é obrigatório o uso do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos) para validar e autenticar o cupom que será emitido e enviar os dados para a SEFAZ, simplificando as obrigações junto ao Ministério da Fazenda.
Solução de Autoatendimento
O autoatendimento, que está ganhando espaço no varejo principalmente no cenário atual, se mostrou uma alternativa para que o comércio continue com suas atividades mesmo diante da pandemia. Temos no mercado hoje diversos modelos que atendem todos segmentos como o Self-Checkout, usado principalmente nos supermercados e o Self-Order como uma opção mais versátil, podendo ser utilizado em restaurantes e até em hospitais. A solução traz modernidade, praticidade e economia para o comerciante e proporciona uma melhor experiência de compra para consumidor final.
Como a Sweda pode ajudar o seu negócio?
A Sweda é a principal e mais experiente empresa de automação comercial do Brasil. Fornecemos soluções inovadoras em automação comercial para todo tipo de comércio, atendendo todos os segmentos do varejo. Oferecemos soluções, produtos e serviços fáceis de utilizar, seguros e eficientes, contribuindo positivamente com o desempenho operacional dos comerciantes.
Não importa o porte da sua loja: a Sweda tem a solução certa para te ajudar. Contamos com soluções completas para o seu negócio, autoatendimento, PDVs, verificadores de preço e muito mais. Quer conhecer todas as nossas soluções? Fale com a Sweda.
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