Explorar

Funcionária de supermercado passando compras de clientes em sistema de frente de caixa.
/
/
/
Sistema de frente de caixa: fidelização de clientes e agilidade nos processos

Sistema de frente de caixa: fidelização de clientes e agilidade nos processos

Navegação Rápida

Funcionária de supermercado passando compras de clientes em sistema de frente de caixa.

O sistema de frente de caixa é um dos equipamentos mais importantes em qualquer estabelecimento comercial. Ele é o grande responsável por uma compra eficiente e rápida, capaz de fidelizar cada vez mais clientes.

Sem ele, seu negócio está fadado a uma série de erros e retrabalhos que podem ser evitados. A fim de garantir o melhor crescimento e lucratividade à sua empresa, a seguir você descobre a importância desse sistema tão eficaz. Saiba tudo sobre o equipamento e as melhores soluções Sweda para o seu negócio.

 

O que é um sistema de frente de caixa?

O sistema de frente de caixa (ou sistema PDV) é um conjunto de equipamentos utilizados para registrar e finalizar as compras do seu cliente, emitir notas fiscais, liberar descontos e vouchers e cancelar transações.

Imagine que um novo consumidor entrou na sua loja em busca de determinado produto. Ao encontrá-lo, ele vai até o caixa para finalizar a compra, certo? É nessa hora que o sistema é utilizado.

Nesse momento é muito importante que o equipamento utilizado seja prático e rápido, para garantir que todas as transações sejam realizadas em poucos minutos. Afinal, ninguém gosta de passar horas na fila de um estabelecimento.

Segundo um estudo realizado pela CVA Solutions, uma das reclamações mais comuns entre consumidores do varejo são as filas nos caixas. Para 36,7% deles, elas ainda precisam melhorar.

 

Qual a importância da solução para o meu negócio?

Fazer com que consumidores voltem a frequentar seu negócio é muito importante para a lucratividade mensal da empresa. E não importa se você tem os melhores produtos: o seu cliente procura um atendimento rápido, fácil e seguro.

Portanto, investir num sistema de frente de caixa eficiente é a melhor maneira de garantir agilidade durante as vendas e fidelizar o público, já que o equipamento simplifica diversas operações. 

Ao invés de usar cadernos para anotar todas as transações do dia, é muito mais fácil ter um sistema completo, que assegura exatidão sobre saídas e entradas.

O melhor é que o sistema de frente de caixa faz mais do que isso. Ele é responsável pelo correto gerenciamento do estoque, ao identificar todos os produtos que estão saindo, e também pelo controle financeiro do negócio.

 

5 Benefícios do sistema

1. Excepcional experiência de compra do cliente 

Para um cliente ficar satisfeito com o seu negócio, ele precisa ser bem atendido até mesmo no caixa. Além de profissionais capacitados, é muito importante que a finalização da compra seja tranquila e rápida.

Para tanto, é preciso usar os equipamentos certos. Eles são responsáveis por tornar as transações mais ágeis, o que evita filas extensas e consumidores aborrecidos.

 

2. Redução de custos

Com um sistema de qualidade, você não sofre com possíveis retrabalhos derivados de dados mal anotados. De maneira automatizada, os equipamentos Sweda realizam cálculos sobre impostos, descontos e trocos.

 

3. Eficiência no controle financeiro

Os sistemas da Sweda são facilmente integrados a outros softwares. Dessa maneira, o setor de contabilidade consegue organizar, armazenar, processar dados e emitir relatórios completos.

 

4. Melhora no controle de estoque

Um estoque bem organizado é sinônimo de sucesso. Os equipamentos PDV rastreiam tudo o que sai, para uma gestão de qualidade, sem custos extras.

Para tanto, a frente de caixa deve estar conectada ao sistema de retaguarda, no controle de identificação de produtos. Juntos, ambos emitem um relatório do fluxo de vendas, em que verificam:

  • produtos mais vendidos;
  • resultado de promoções;
  • períodos de pico de vendas;
  • fluxo diário.

 

5. Mais facilidade na tomada de decisões

Com um melhor controle financeiro e de estoque garantidos, os gestores têm tempo para focar na criação de estratégias relevantes, capazes de impulsionar o negócio.

 

Como criar um sistema de frente de caixa?

A criação do sistema PDV varia, de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Por isso, é importante considerar os seguintes pontos:

 

Métodos de pagamento

Além do dinheiro e cartão, outra modalidade está ganhando cada vez mais espaço nos comércios: o pagamento via Pix. Quanto mais opções você oferecer ao seu consumidor, melhor.

 

Funcionalidade

Como visto anteriormente, o sistema de frente de caixa não cumpre apenas uma função. Antes de garantir qualquer modelo, verifique quais são as principais funcionalidades do equipamento.

 

Segurança dos dados

Manter dados protegidos nunca foi tão importante. Invista em sistemas com garantia contra fraudes e vazamentos, em prol do bem-estar do seu cliente.

 

Capacidade de integração

Sistemas com integração a ferramentas, como ERP e CRM são as melhores opções, pois garantem que todos os dados fiquem bem armazenados e organizados, à disposição de diferentes setores.

 

Fácil implementação

A facilidade na implementação torna o trabalho de frente de caixa mais prático e rápido, além de auxiliar no compartilhamento de dados. 

 

Como estruturar o sistema de frente de caixa em supermercados?

Embora possam ser usados em qualquer estabelecimento comercial, os sistemas PDV são comumente implementados em supermercados.

Nesses locais, algumas recomendações são indispensáveis para o crescimento e aumento dos lucros:

  • escolha o equipamento ideal para seu modelo de negócio/estrutura;
  • ofereça opções de pagamento no crédito e débito para diversas bandeiras, Pix, ticket alimentação e em dinheiro para se destacar da concorrência;
  • ofereça qualificações e treinamentos aos funcionários, para melhorar o atendimento;
  • Tenha à disposição softwares de gestão. Devido ao alto fluxo no supermercado, softwares autônomos agilizam processos e melhoram o controle e a distribuição de informações para todos os setores.

 

Qual o melhor sistema para frente de caixa?

Não existe um único sistema PDV. O melhor modelo é aquele que cumpre com todas as necessidades do seu negócio.

Aqui na Sweda você encontra um catálogo completo, com opções variadas para comércios de todos os tipos e portes. Confira algumas das nossas soluções:

 

PDV Microcomputador

Ágil, fácil de usar e instalar, o PDV Microcomputador é a solução ideal para qualquer tipo de varejo. Pode vir equipado com processadores Intel Celeron, i3, i5 ou i7.

 

PDV Touch Screen SPT-2500

Modelo touch screen, o SPT-2500 é o mais moderno do mercado. Por isso, traz o melhor desempenho e alta performance para execução das principais tarefas do dia a dia. Disponível também na versão com Intel Core i3.

 

PDV Touch Screen Garnet

Precisando reduzir os gastos com energia? Comece com o modelo Garnet. Um dos mais completos PDVs touch screen do mercado, o equipamento é veloz e silencioso, com ampla variedade de conexões USB, serial e vídeo.

 

Mobox Onix

O Mobox Onix é a solução completa, compacta e eficiente que seu negócio precisa. Ideal para emissão de cupons fiscais, o modelo possui impressora térmica integrada, tela touch screen e integração em rede com os principais cartões de débito, crédito e vouchers.

No site da Sweda, você tem acesso ao nosso portfólio completo de soluções capazes de otimizar o seu negócio.

O sistema de frente de caixa é indispensável para quem quer ver sua empresa crescer. Ele facilita o dia a dia ao assegurar um fluxo de caixa eficiente, além de promover mais controle do estoque e confiabilidade na gestão contábil.

Entre em contato conosco e encontre o modelo ideal!

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados