As 4 etapas da estratégia de vendas indispensáveis ao sucesso do seu negócio
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As 4 etapas da estratégia de vendas indispensáveis ao sucesso do seu negócio 

As 4 etapas da estratégia de vendas indispensáveis ao sucesso do seu negócio 

Navegação Rápida

Em um cenário onde os clientes em potencial têm acesso quase ilimitado a informações que possam ajudá-los a pautar sua decisão de compra, não é só o desempenho dos vendedores que necessita de avaliação. É preciso observar fatores como a economia e, principalmente, as estratégias de vendas utilizadas para determinado momento de mercado.

Antes de tudo, vale entender a diferença entre estratégia de vendas e técnica de vendas. A primeira, tema deste artigo, se refere ao direcionamento do alto escalão da empresa sobre quais objetivos se quer atingir, quando e de que forma. Enquanto as técnicas são habilidades que cada vendedor utiliza para atingir as metas estratégicas da companhia, tendo um foco mais operacional.

Estratégia de vendas é um conjunto de processos e ações adotadas para conquistar clientes, gerar mais fechamento de vendas e aumentar a receita do negócio. É feita a partir de um planejamento elaborado por líderes e gestores da empresa, com base em pesquisa de mercado, visão tática e conhecimento comercial aprofundado.

Contudo, para se chegar a tais resultados, é preciso realizar um extenso e aprofundado estudo, combinando elementos com o objetivo do negócio, nicho de mercado, perfil do público, entre outros.

 

Principais fases das estratégias de vendas

As fases da estratégia de vendas podem ser usadas em conjunto ou separadamente, dependendo do ciclo de vida do produto. Em cada etapa deve-se existir um objetivo claro com definição de como alcançá-lo. Confira:

1- Encontrar potenciais clientes

Existem diversas maneiras de atrair clientes para os produtos de uma companhia, o que permite também que a percepção da marca seja ampliada. Para tanto, é necessário gerar leads. Atualmente, com a democratização dos canais digitais, uma das formas mais eficazes é o investimento em marketing digital.

Em troca de informações de interesse sobre esse público desejado, são oferecidos conteúdos relevantes em blogs ou redes sociais. Materiais mais completos, como e-books ou até mesmo gratuidade para experimentar algum tipo de serviço, por exemplo, é uma forma de se conquistar possíveis leads. Uma vez que os dados dos potenciais compradores são coletados, a equipe de vendas tem condições de realizar uma abordagem mais objetiva e assertiva.

2- Conquistar os potenciais clientes

O objetivo desta etapa é conquistar os potenciais clientes que foram captados na fase anterior. Para tanto é necessário entender e atender as necessidades dos leads captados. A melhor maneira para efetivar a conquista desses potenciais clientes é com a demonstração dos produtos e serviços do portfólio da empresa.

Por ser uma etapa mais comercial, o ideal é utilizar técnicas de vendas específicas. Igualmente importante ainda é compreender que as pessoas não buscam produtos ou serviços, mas soluções. Lembrando que um bom vendedor é aquele que mais escuta do que fala. Cabe a ele ouvir as dores e necessidades desse consumidor, para então conseguir apresentar a melhor solução de forma efetiva.

3- Manutenção dos clientes

Outra fase indispensável da estratégia de vendas é a fidelização dos clientes. Aliás, manter compradores ativos e fiéis à marca chega a ser até mais relevante que conquistar novos. Para se ter ideia, conseguir um novo consumidor pode custar cinco vezes mais do que manter um antigo.

Um cliente fidelizado se torna praticamente um entusiasta e defensor da marca, continua gerando receita para o negócio, pois mantém assiduidade nas compras. E mais, um consumidor fiel influencia outros com seus feedbacks positivos a respeito do produto ou serviço prestado. Ele será responsável pelo engajamento de centenas de outros. Neste caso, vale apostar no marketing de relacionamento.

4- Potencializar as vendas aos clientes fidelizados

Conforme citado anteriormente, fidelizar é manter a lucratividade de uma companhia. Mas um vendedor de excelência consegue ir além, pois não só mantém um cliente ativo como é capaz de aumentar o volume de produtos ou serviços oferecidos a ele.

Entretanto, só conseguirá vender mais e melhor, se conhecer muito bem o perfil dos clientes e todas as suas necessidades. Por isso a empresa deve estar sempre pronta para atender às expectativas do consumidor ativo, dando atenção também ao pós-venda.

O atendimento ao cliente após a compra é decisivo para que ele volte ou não. Se ele se sentir acolhido e importante para a marca, a chance de retorno é quase certa.

Aqui na Sweda é assim, nossos clientes já se tornaram parceiros. Conhecemos todas as suas necessidades e estamos sempre prontos para atendê-los. Afinal, seguimos à risca a segunda etapa da estratégia de vendas: não vendemos produtos, mas oferecemos soluções completas para o seu negócio.

 

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. 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Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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