É inegável que de uns tempos para cá fomos inseridos em um movimento mundial de consumo constante. Parte disso se deve ao crescimento exponencial dos canais digitais que a todo momento propagam novas marcas. Esta mudança no mercado, no entanto, tem obrigado empresas a definirem com exatidão planos de gestão e divulgação de produtos. Pois ao contrário de alguns anos, atualmente, cada ação pode ecoar por todos os cantos do mundo.
Mais do que isso, vale entender ainda que resultados positivos não são criados da noite para o dia, mas conquistados com boas estratégias, colocadas em prática dia após dia. Este é o trabalho de gestão de marca, também chamado branding. Para entender melhor, ele é a base que direciona suas ações de marketing, torna sua marca valiosa, conecta seu produto ou serviço com o mercado e direciona suas equipes.
O branding é o cuidado com todos os pontos de contato da empresa com o consumidor, para que ela seja bem-vista e lembrada. O design da logomarca e a identidade visual de sua empresa fazem parte do branding, porém, a gestão da marca vai além. É preciso que toda a empresa funcione em harmonia. Isto é, quando o branding passa a ter uma identidade que representa a personalidade, a voz e os valores da sua empresa, os negócios tendem a crescer de forma exponencial.
Esse tipo de estratégia é trabalhada pelas maiores empresas do mundo há muito tempo. Quem nunca associou felicidade à Coca-Cola? Ou até mesmo quando viu uma postagem roxa no feed, já se preparou para um conteúdo do Nubank?
Porém, engana-se quem acredita que a gestão de marca deve ser uma preocupação somente das grandes corporações, e que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo de gestão que não traz resultados imediatos, mas frutos duradouros. E deve ser adotado também e, principalmente, pelas pequenas empresas.
Enumeramos aqui cinco ações de branding que não podem faltar em sua empresa:
Nome, logomarca e identidade visual
É preciso ter um nome, logomarca e identidade visual desenvolvidos por profissionais especializados em design e publicidade. Eles devem ser feitos de forma pensada, organizada e estruturada. Vale lembrar que cores, ícones e formas têm um motivo de ser. Nunca devem ser colocados de maneira aleatória. Existem agências especializadas em pequenos negócios, que oferecem serviço de excelência a um custo competitivo.
Registro de marca
Quando você escolher o nome de sua empresa o primeiro passo é consultar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas. Ao fazer esta consulta é possível saber se o nome está disponível ou já foi registrado por outro empresário. Com isso você evita que o desenvolvimento da identidade visual e de todo o material utilizado na identificação do seu negócio seja inutilizado. Essa etapa é fundamental, pois se já existir empresa com o mesmo nome, seu negócio ficará sujeito a multas e processo judicial.
Diferenciação
Na hora de planejar a abertura da empresa, você não pode esquecer de definir o que vai diferenciá-la da concorrência. A diferenciação pode ser desde uma segmentação de mercado, seu posicionamento ou um mix de marketing (produto, preço, promoção e ponto-de-venda/distribuição). Atendimento original e uso de tecnologia de ponta, por exemplo, costumam colocar empresas em destaque.
Propósito
Nada mais é do que sua razão de existir. Ou seja, o motivo pelo qual sua marca foi criada. Nesta etapa vale lembrar o momento da criação da empresa. Muitas vezes, este propósito acaba se tornando um tagline ou um slogan da marca. O propósito da Airbnb, marketplace de acomodações e hospedagem, por exemplo, é acreditar que é possível existir um mundo onde as pessoas possam pertencer a qualquer lugar.
Marketing eficiente
Como já mencionado aqui em nosso blog, para seu negócio prosperar e se destacar no mercado é imprescindível oferecer produtos e serviços de qualidade atrelados à excelência no atendimento. Em paralelo, a adoção de estratégias de marketing assertivas garante a atração do público certo.
O marketing trabalha com o aumento da procura em relação à oferta de uma empresa. As técnicas utilizadas por profissionais são variadas e abrangem estudos de mercado para atrair novos clientes e também fidelizar os existentes. Uma das ferramentas do marketing é a publicidade.
Porém, além disso, é importante lembrar que a comunicação direta com o cliente hoje é fundamental. Ela deve ser rápida e eficiente, feita por ferramentas digitais. Negligenciar uma solicitação do consumidor nos canais digitais é o mesmo que entregá-lo à concorrência.
Trouxemos aqui cinco dicas imprescindíveis a qualquer empreendimento. Além do branding, o uso da tecnologia no dia a dia das operações também faz a diferença no resultado das vendas e na própria relação com seu cliente. Por isso a automação comercial é igualmente importante, visto que é capaz de substituir trabalhos manuais por processos informatizados e rápidos. As tecnologias da Sweda, por exemplo, diminuem erros e atrasos, aumentam a produtividade e, consequentemente, o lucro de seu investimento.