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Employer Branding: A Importância Desta Estratégia Para a Sua Empresa

Employer Branding: A Importância Desta Estratégia Para a Sua Empresa

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Employer Branding: A Importância Desta Estratégia Para a Sua Empresa

Quando se diz que o cliente é a alma do negócio, fica claro o quanto é importante conquistar e fidelizar o consumidor. E dessa corrida pela busca dos melhores compradores surge a competitividade econômica que, na maioria das vezes, está ligada ao preço. Mas não só isso, a criatividade de uma equipe faz toda a diferença.

Porém, não podemos deixar de lembrar que a criatividade é uma qualidade tipicamente humana. Daí a importância do employer branding ou “marca do empregador” numa tradução literal. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de uma empresa como local de trabalho.

O conceito tem sido tratado de forma cada vez mais frequente, pois é a imagem transmitida para os stakeholders de forma geral e, claro, para as pessoas que trabalham ou trabalharão no local. E as organizações que reúnem ambiente de trabalho positivo, bons benefícios empresariais e clareza de objetivos certamente atraem profissionais engajados e criativos.

Um exemplo de employer branding é o Google. Quem trabalha no gigante da tecnologia tem uma lista de benefícios extensa. São refeições grátis, presença de animais domésticos acompanhando a rotina diária dos donos, ginástica, permissão de uso de dispositivos e equipamentos que ainda não foram lançados no mercado, entre muitos outros.

O poder do employer branding

Os benefícios do employer branding para uma organização são muitos, entre os quais podemos destacar:

1- Redução de turnover

Se a sua empresa é um bom local para trabalhar, a tendência é que os colaboradores se empenhem em continuar nela. Portanto, fortalecer a marca é um caminho para diminuir os índices de rotatividade ou turnover.

2- Atração de talentos

Pesquisa realizada pela Great Place to Work Brasil (GPTW) revelou os motivos que contribuem para a retenção de pessoas na empresa, entre os quais destaca-se as oportunidades de crescimento (46%); qualidade de vida (22%); alinhamento de valores (14%); remuneração e benefícios (14%); estabilidade (2%), entre outros. Lembrando que o employer branding trabalha o vínculo entre empresa e colaborador.

Muitas vezes uma empresa tem até boas propostas de valor, mas não é reconhecida e associada com a imagem da marca. É necessário então repensar as ações por parte do RH. O discurso coerente com a ação é uma forma de reter os talentos de forma orgânica.

3- Pessoas alinhadas com os valores da empresa

Se existe uma imagem clara do que é a companhia, a tendência é aumentar o número de pessoas alinhadas com os seus valores, assim como reduzir aqueles que não se identificam. Lembrando que este conceito vale não só aos grandes negócios. Pequenas empresas podem contar com um conjunto de crenças e princípios consolidados como parte do employer branding.

4- Aumento da produtividade

As pessoas inseridas em uma cultura organizacional forte e com elevado fit cultural estarão dispostas a perseguir os objetivos da empresa. Não apenas haverá uma recompensa financeira, mas principalmente propósito e significado nas atividades. Neste caso, pode-se contar com pessoas mais produtivas e dispostas diariamente.

5- Impacto sobre o consumidor

Uma boa imagem perante os colaboradores reflete diretamente na visão dos consumidores a respeito da empresa. Segundo estudo realizado pela Career Arc, HR tech americana, 64% dos consumidores param de comprar de uma determinada marca ao saberem que ela não respeita seus colaboradores.

6- Resultados financeiros

Se os colaboradores estão mais engajados e alinhados com a empresa, automaticamente os benefícios aparecem. Executam melhor os processos internos, atendendo às necessidades dos clientes. As mudanças se refletem nos resultados financeiros, como maior lucratividade, redução de custos e receita satisfatória.

O valor de se valorizar

O employer branding é sobre a identidade e como a sua empresa será vista. Por isso, é fundamental que as pessoas que estiverem envolvidas com as estratégias tenham um discurso e abordagem alinhados para que não seja passada uma imagem de inconsistência ou incoerência.
Quando há preocupação genuína da companhia com essa prática, os colaboradores e o negócio saem ganhando, gerando valor de diversas formas. Lembre-se que as estratégias não precisam de alto investimento financeiro, mas planejamento e acompanhamento.

Atente-se ao valor atual de sua empresa e, se necessário, desenvolva e crie novos. Cresça com inovação, competitividade e mantenha excelente relacionamento não só com seus clientes, mas também colaboradores. Os bons resultados serão fruto de pessoas e, claro, da boa infraestrutura. Use a tecnologia como aliada e conte com as soluções da Sweda, independentemente do tamanho da sua empresa.

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