A regra é clara e muito prática: para que uma empresa cresça, é preciso vender. Somente um bom volume de transações comerciais garante o equilíbrio das finanças e permite que o negócio seja sustentável e perene. Mas, afinal, qual o segredo para melhorar o desempenho das vendas no varejo? Embora este seja um desafio que pequenos e grandes empreendedores sempre tiveram de enfrentar, o dilema se intensificou no último ano, pois muitas empresas ainda estão se recuperando dos impactos econômicos causados pela crise sanitária mundial.
A realidade é que, desde março de 2020, diversas mudanças ocorreram no comércio e até nos hábitos de consumo. A digitalização acelerada foi uma delas, uma vez que trouxe para o e-commerce pessoas que nunca haviam tido a experiência de compra nesse formato e, ao que tudo indica, continuarão utilizando os meios digitais.
E foi num momento de grande turbulência que a maioria das empresas teve de recorrer à tecnologia para encontrar caminhos mais eficientes para as vendas. O que não significa que tudo estará limitado ao online. É necessário unir o melhor do digital e físico para compor boas ofertas, promover uma experiência integrada entre ambos os meios e facilitar a jornada de compra.
Entender as preferências do consumidor e buscar um modo sustentável de negócio são elementos que certamente fazem parte da sua rotina. Por isso, é fundamental saber como utilizar os recursos disponíveis para se destacar em meio à alta concorrência.
Inovação é o segredo
Diversas pesquisas realizadas durante o período de pandemia mostraram que o cliente passou a ter novos hábitos de consumo e comportamento diante das medidas de isolamento. Foi constatado que a maioria se tornou mais exigente e atento, sobretudo aos aspectos relacionados à limpeza e higiene dos estabelecimentos e cumprimento de protocolos de prevenção à contaminação.
Vale lembrar, que embora muitos tenham se digitalizado, também não abrem mão de um atendimento cada vez mais personalizado e que envolva inovação. Por isso, para concretizar qualquer venda, você deve considerar as seguintes estratégias:
1-Conheça seu público
Parece simples, mas saber quem de fato é seu público, quais são suas necessidades e preferências exige algumas ações. Além disso, esta é uma tarefa contínua, pois há sempre novos clientes chegando, sem contar que os hábitos de consumo estão em evolução. Nos últimos anos, o Big Data tem sido grande aliado para isso, pois analisa grande volume de dados e gera insights para direcionar o seu negócio de forma estratégica.
2-Estude a concorrência
Os concorrentes diretos e indiretos são aqueles que perseguem o mesmo público-alvo que o seu e adotam estratégias semelhantes para vender determinado produto ou serviço. Por isso, para ter sucesso em suas vendas, estude e monitore a concorrência frequentemente.
3- Aposte em inovação
A dica é buscar melhorias constantes para o seu negócio, a fim de surpreender e encantar o cliente. Inovação e ineditismo, por exemplo, são formas de mantê-lo fiel. Para isso, analise o histórico de consumo do seu público e, a partir daí, elabore novas maneiras de agregar valor ao produto ou serviço.
4- Aprimore a equipe de vendas
Outra etapa fundamental é a capacitação das equipes de vendas. O ideal é que você promova treinamentos constantes a fim de trazer excelência no atendimento. Um bom vendedor conhece o mercado, entende as necessidades de seus clientes, propondo as melhores soluções sempre.
5-Ofereça a melhor experiência de compra
Um cliente satisfeito tem maior probabilidade de voltar a comprar na mesma loja, além de indicá-la aos amigos e familiares. Pesquisa sobre varejo encomendada pelo Google revelou, por exemplo, que 87% dos consumidores compram em lugares que proporcionam experiências engajadoras.
Estas experiências envolvem agilidade no atendimento que, obrigatoriamente, passa pela tecnologia da automação. Portanto, invista em modernização se quiser de fato fidelizar seu cliente.
Aqui na Sweda temos diversas soluções que imprimem qualidade às experiências de compra. A exemplo dos modelos de PDV Touch Screen com impressora integrada. Outro equipamento de última geração é o Self-Checkout, desenvolvido para todos os segmentos do varejo. Entre as suas diversas vantagens, ele reduz filas nos estabelecimentos, aumentando o fluxo das vendas e muito mais.
Sem dúvida, a inovação tecnológica é indispensável quando o objetivo é melhorar as estratégias de vendas e a experiência de compra de clientes e prospects. Para saber mais como a tecnologia de automação pode ser grande aliada, conheça as soluções da Sweda.