Explorar

Cloud computing indispensável a qualquer tipo de empresa, a sua inclusive
/
/
/
Cloud computing indispensável a qualquer tipo de empresa, a sua inclusive

Cloud computing indispensável a qualquer tipo de empresa, a sua inclusive

Navegação Rápida

Cloud computing indispensável a qualquer tipo de empresa, a sua inclusive

Cloud computing: indispensável a qualquer tipo de empresa, a sua inclusive

Cloud computing, a chamada computação em nuvem, é uma tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade da internet. Já foi tendência, coisa de empresa grande, mas a pandemia mudou o panorama e acelerou as transformações. Hoje a computação em nuvem é fator de sobrevivência para muitas organizações, grandes ou pequenas, que precisaram se adaptar a este novo normal em tempo recorde.

A lógica é simples: ter infraestrutura e gestão eficientes é imprescindível, claro, mas é preciso que ela permita à empresa utilizar os dados de interação dos clientes para ganhar competitividade nos mercados em que atua. Os números falam por si: segundo uma pesquisa do International Data Corporation Brasil, os investimentos em plataformas de nuvem no país devem atingir US$ 3 bilhões até dezembro deste ano, uma evolução de 46,5% em relação a 2020.

 

Por que adotar a cloud computing?

Uma empresa absorve, analisa e processa diversos dados todos os dias. O gestor que opta por gerir essas informações por meio de recursos analógicos perde eficiência. Métodos que não passam pela tecnologia tendem a ser mais lentos, custosos e sujeitos a erros por fator humano.

Para vencer essas barreiras, a solução é investir na computação em nuvem. Essa é a forma automatizada mais eficiente de gerenciar suas informações. A plataforma permite que o gestor e seu time subam (na nuvem) os arquivos que querem manter armazenados. Todos os registros ficam guardados em um sistema virtual, permitindo o acesso remoto e substituindo mídias físicas, como pendrives.

Além disso, muitos dos dados de uma empresa são sigilosos e, caso sejam vazados, podem gerar grandes complicações. Seja a carteira de clientes ou os documentos fiscais, todos os dados devem estar protegidos de usuários maliciosos. Neste contexto, a nuvem tem segurança reforçada. No mais, pendrives, HDs externos, CDs e outras mídias físicas ainda podem sofrer panes que provoquem o desaparecimento dos seus dados.

 

Como funciona a cloud computing

A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Este servidor armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo. O fato é que você pode acessá-los on-line, de qualquer lugar, mesmo que estejam armazenados a quilômetros de distância.

Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. Se você tem uma empresa e planeja usar um serviço na nuvem, tenha em mente que a escolha dependerá de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas.

Nuvem pública: são recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contratá-los. Neste modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos. Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre vários usuários que o usam simultaneamente (mas separadamente), o que mantém os recursos padronizados. Ao oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Portanto, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.

Nuvem privada: aqui, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e parceiros. A nuvem privada oferece à empresa a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às suas necessidades. Como a nuvem é projetada exclusivamente para ela, todos os processos são direcionados para a realidade do negócio. Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.

Nuvem híbrida: trata-se da união das duas anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados. Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.

 

Para todos os tamanhos, para todos os segmentos

Seja uma grande corporação ou uma pequena loja de bairro, toda e qualquer empresa, não importa o segmento, se beneficia utilizando a cloud computing. A tecnologia tem se tornado imprescindível para quem busca eficiência, economia de recursos, confiabilidade, robustez do armazenamento de dados e capacidade de computação.

Substituindo unidades físicas e o data center tradicional, nuvens em grande escala permitem que as pessoas trabalhem em horários e lugares variados, com ganhos em flexibilidade e agilidade. E tem a capacidade de se adicionar ou remover recursos do sistema de maneira autônoma, em tempo real, sem interferir no fluxo de trabalho e, portanto, reduzindo custos com manutenções aos finais de semana.

A cloud computing somada à automação de outros processos dentro de uma empresa faz tudo funcionar melhor, de forma mais segura e com maior agilidade. A dobradinha automação-nuvem abre espaço aos gestores e colaboradores para outras atividades que visem melhorar a experiência do cliente e, assim, cativá-lo em um cenário em que o consumidor é cada vez mais ativo e exigente.

Deixe seu cliente nas nuvens, mas antes leve sua empresa para lá. E conte sempre com as tecnologias de automação comercial da Sweda como parceira no dia a dia de seu negócio.

[ssba-buttons]

[vc_row top=”0px” bottom=”0px”][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados