Datas festivas são excelentes oportunidades para alavancar as vendas de seu negócio. Planejar suas ações as alinhando aos principais eventos do calendário varejista é uma grande sacada para criar campanhas assertivas que resultem em aumento de faturamento. Para isso, é preciso se preparar com antecedência e sair na frente dos concorrentes, afinal, eles também pensam em lucrar mais com as mesmas datas que você.
No entanto, antes de tudo, é preciso conhecer bem seu consumidor. Se seu público não se preocupa muito com preço, não há motivos para fazer grandes promoções em datas comemorativas. Você pode utilizar-se de outras estratégias que sejam do interesse deles como, por exemplo, ganhar um presente ou participar de um grande sorteio, mas que valha a pena de verdade. Entender quem são suas personas é fundamental para que seu negócio possa realmente oferecer algo que seja do interesse delas e incentivá-las a comprar.
A boa notícia é que na maioria destas datas o consumidor já está decidido a gastar o seu dinheiro e comprar algo. Esse é meio caminho andado para a venda, basta que ele seja convencido de que o seu produto é o que ele precisa comprar. Se você conseguir se planejar para as datas que fizerem mais sentido para o seu negócio, com certeza alcançará os melhores resultados. Quer saber como funciona? Veja a seguir sete dicas para tirar o melhor proveito de datas comemorativas.
1 – Comece por um calendário
Tudo tem início com um bom planejamento. Então, comece elaborando um calendário reunindo as datas que podem resultar em real aumento de vendas para seu negócio. Não force a barra e lembre de escolher dias de celebração que mais tenham a ver com seu nicho de atuação. Se você vende lingerie, o Dia Nacional do Livro não lhe diz respeito.
2 – Fique de olho em datas e eventos sazonais
Além das datas comemorativas tradicionalmente conhecidas e lucrativas para o comércio – como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal -, existem também os festejos sazonais, que pode ser um dia específico menos popular, como o Dia do Amigo ou aniversário de sua loja, ou estar relacionado a eventos, como Copa do Mundo, Olimpíadas, finais de campeonatos de futebol. A orientação é de que os lojistas mesclem ambas as modalidades na formulação do calendário anual para ampliar sua chance de turbinar os lucros.
3 – Estoque reforçado
Ao pensar em suas ações com antecedência, você ganha tempo para negociar condições especiais com os fornecedores. Esta é uma das vantagens de se planejar para as datas comemorativas. Além disso, é indispensável que você esteja certo de ter a quantidade de produtos necessária em estoque antes de lançar uma promoção. Sabemos que acertar exatamente o número de vendas de determinado item é praticamente impossível. Neste caso, considere que é melhor sobrar do que faltar algo.
4 – Crie promoções
Em datas comemorativas, a atenção do cliente é disputada por muitos lojistas. Sendo assim, para se destacar é preciso apresentar a melhor oferta. Descontos especiais, diferentes formas de pagamento, sorteios e frete grátis são algumas opções. Mas lembre-se que tudo precisa ser planejado e estar dentro do orçamento do seu negócio. De nada adianta conquistar novos clientes com as datas comemorativas se a sua loja ficar no prejuízo com isso.
5 – Comunique as ações com antecedência
A comunicação para as datas comemorativas também deve começar com antecedência. Especialistas indicam que a divulgação comece ao menos um mês antes. Dessa forma, dá tempo de atrair aqueles consumidores que gostam de planejar a compra de presentes. É fundamental criar campanhas que atraiam os clientes. Para isso, explore todo o potencial das redes sociais. Elas funcionam como uma espécie de vitrine para suas ações e produtos. Por isso, é tão importante ser criativo e fazer bom uso da ferramenta. Principalmente ao utilizá-las para a divulgação de campanhas em datas comemorativas. Assim como o site da sua loja, personalize também o visual das suas redes sociais. Dessa forma você irá chamar a atenção dos clientes para a data e, na sequência, poderá começar a comunicar sobre promoções e descontos.
6 – Aposte na fidelização dos clientes em cada evento
Elabore suas ações para datas comemorativas considerando os efeitos delas a longo prazo. Sabe os consumidores que adquiriram artigos com você em uma das datas festivas? Não esqueça deles. Mande um e-mail agradecendo a compra e presenteie-o com um cupom de desconto. Esse mimo pode ser o convite ideal para aquele cliente voltar a fechar pedidos em sua loja.
7 – Ofereça atendimento de qualidade
Considerando que a sua estratégia para as datas comemorativas seja eficiente nos pontos anteriores, sua loja irá receber muitas visitas. Então esteja preparado também para um consequente aumento na procura por atendimento. Deixe sua equipe a postos para responder dúvidas e resolver qualquer problema que o consumidor possa encontrar na hora de realizar a compra. Lembre-se que oferecer um atendimento de qualidade é um importante passo para a fidelização do cliente.
E, por fim, lembre-se sempre de que a automação de seu negócio deixa gestão e vendas mais eficientes – principalmente em épocas mais agitadas como as datas comemorativas. E esta agilidade elimina filas, erros de operação e cativa o cliente. Para saber mais sobre como automatizar seu negócio, acesse nosso site: www.abyx.haus/pages/sweda/
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