Está Desafiador Empreender? Temos 5 Dicas para Você Sair da Desorganização
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Está Desafiador Empreender? Temos 5 Dicas para Você Sair da Desorganização

Está Desafiador Empreender? Temos 5 Dicas para Você Sair da Desorganização

Navegação Rápida

As pequenas e médias empresas têm papel preponderante na economia do país, pois representam o maior número de negócios existentes, sendo responsáveis por quase metade da geração de emprego e renda no Brasil. O cenário pode até ser positivo para os pequenos e médios empreendedores, mas os entraves não são poucos para quem deseja alavancar uma PME no Brasil.

Ocorre que a gestão geral de muitas delas ainda representa um desafio quando não se tem uma cultura voltada ao controle, principalmente em empresas familiares. Soma-se a isto ainda outros fatores. Segundo pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por exemplo, uma das maiores dificuldades para os proprietários de pequenos negócios é a conquista de clientes, além de alta carga tributária, mão de obra, inadimplência, conquista de crédito, além do controle e gestão financeira.

Mas, afinal, o que é necessário para que pequenas e médias empresas cresçam, prosperem e se mantenham competitivas? A seguir, listamos os principais desafios e suas soluções:

1. Uso da tecnologia

Nem toda empresa de pequeno ou médio porte terá condições, logo de início, de equipar todos os setores com aparatos tecnológicos de última geração. Porém, é indispensável que se invista na tecnologia mínima e necessária para o melhor funcionamento do negócio. Aparentemente o que seria um custo, na verdade, se torna um dos investimentos mais lucrativos. Isso porque reflete diretamente na produtividade das operações e satisfação do cliente. Algumas soluções de automação oferecidas pela Sweda, por exemplo, promovem uma gestão eficiente e facilidades operacionais. Aliás, a empresa dispõe de uma linha completa para todos os perfis de empreendedores.

2. Gestão de pessoas

Pequenas e médias empresas demandam de colaboradores capacitados. É importante que as organizações desse porte fiquem atentas a estratégias de contratação e, principalmente, retenção de talentos. Quando se tem um quadro de funcionários mais enxuto, é fundamental que ele atenda com excelência às funções que serão exercidas. Vale destacar ainda que a produtividade desses funcionários influenciará no desempenho perante o mercado e à concorrência.

3. Controle de estoque

Não importa se a loja é física ou virtual, nem mesmo se o estoque é grande ou pequeno, gerenciá-lo bem é indispensável para garantir boa experiência de contato do cliente com o negócio. A organização da logística é o que determina, por exemplo, se o consumidor receberá o produto no prazo e com a mesma qualidade oferecida na venda, se terá facilidade para realizar uma troca ou devolução, etc. Aliás, todos estes aspectos determinam o nível de satisfação do cliente. Basta realizar uma pesquisa rápida em sites de reclamação ou sobre a reputação de empresas, é possível perceber que um dos principais fatores de insatisfação ou satisfação está na disponibilidade e qualidade da mercadoria.

4. Planejamento operacional

Ao contrário do planejamento estratégico, o planejamento operacional trabalha com prazos mais curtos. O objetivo é alinhar as ações dos setores de ponta da empresa, conforme o planejamento estratégico. A partir daí, são definidos prazos para cada ação, quem serão os responsáveis, as ferramentas necessárias, assim como os custos e demais recursos. Além de fazer com que a estratégia de fato funcione, o planejamento operacional contribui para potencializar os resultados do negócio, preparando- o para lidar com imprevistos com mais agilidade e eficiência.

5. Gestão financeira

É a atividade administrativa vital para o empreendimento, envolvendo um conjunto de ações, com o objetivo de planejar, monitorar e avaliar todas as atividades financeiras. É responsável por assegurar todos os recursos necessários para a sua manutenção, investimentos e expansão. A boa gestão é o que determina o sucesso de uma empresa, assim como os erros cometidos por ela acabam comprometendo até mesmo sua continuidade.

Essas são algumas dicas estratégicas que podem ajudar pequenos e médios empreendedores. Se este for o seu caso, saiba que para muitos modelos de negócios, a automação comercial se tornou fundamental, substituindo trabalho manual por processos informatizados, rápidos e muito mais seguros. Neste caso, conte com tecnologias da Sweda como parceira de sua empresa, pois elas diminuem erros e atrasos, aumentam a produtividade e, consequentemente, o seu lucro.

 

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Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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