Vivemos um 2020 especialmente tenso para a economia em razão da pandemia do coronavírus. Porém, mesmo com a crise sanitária grave, o setor de franquias conseguiu se adaptar e ter flexibilidade suficiente para manter bons números. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias, durante o terceiro trimestre do ano passado, foi de R$ 43,9 bilhões.
Se compararmos com o mesmo período em 2019, quando o faturamento foi de R$ 47,2 bilhões, observamos que, mesmo com um cenário conturbado, o franchising brasileiro conseguiu se manter forte. Com 2021 indicando um quadro de mudança e recuperação progressiva, especialistas apostam que o setor continuará crescendo no Brasil, principalmente por ser um tipo de negócio já estabelecido e que traz segurança ao investidor.
O aumento na oferta de pontos comerciais, disponibilidade de mão de obra qualificada por um custo reduzido e a maior facilidade para negociar com locatários, fornecedores e até mesmo com os próprios franqueadores – que flexibilizaram suas condições de adesão este ano – fazem deste mercado uma excelente fonte de oportunidades neste período de retomada econômica.
Artur Shoiti Takesawa, consultor do Sebrae de São Paulo, aponta as seguintes tendências de franquia para 2021:
- E-commercesdiversos via sites próprios e marketplaces.
- Venda de produtos vegetarianos e veganosgraças ao aumento da conscientização sobre saúde e bem-estar.
- Serviços de TIpara pessoas e empresas que precisam digitalizar seus negócios
- Infoprodutosvoltados à capacitação profissional.
- Negócios imobiliáriosdo setor residencial e adequação de espaços de trabalho à nova realidade.
- Cosméticos naturais e artesanaispara um público que quer fugir dos produtos industrializados e de origem animal.
- Brechós online, tendência em alta em todo o mundo e que vem se refletindo também no Brasil.
Automação: caminho sem volta ganha impulso com pandemia
Com a crise ocasionada pela pandemia, a maioria das empresas, inclusive as franquias, precisou se adaptar à nova realidade para manter o faturamento. Isso significou contar com novos modelos de negócios e ferramentas mais versáteis. Alguns serviços que já vinham sendo transformados pela automação sentiram durante o auge da crise a necessidade de acelerar este processo rumo à automação definitiva.
Questões sanitárias e exigências ligadas aos novos hábitos do consumidor vieram para mudar de vez a cara do mercado, dos pequenos aos grandes estabelecimentos. Por sua vez, a automação vem para reforçar a relação complementar em que dispositivos eletrônicos e recursos digitais simplificam e dão dinâmica a procedimentos antes, durante e depois da compra.
Seja para franquias ou outros modelos de negócio, a automação comercial é essencial para substituir, sempre que possível, o trabalho manual por processos informatizados, rápidos e seguros. As soluções oferecidas Sweda ajudam na gestão e controle das atividades, trazendo mais agilidade e eficiência para o dia a dia das empresas, diminuindo erros e atrasos, contribuindo para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro de seu negócio.
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