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Por que Investir em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Por que Investir em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

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Você, pequeno e médio empreendedor, ainda tem dúvidas quando o assunto é investir em marketing digital? Saiba que este é um investimento de extrema importância para quem quer expandir os negócios. Investir em marketing ajuda a promover seus produtos ou serviços, aumentar as vendas, dar credibilidade à sua marca e torná-la referência no mercado. Além disso, quando você investe em marketing digital, é possível ter dados para analisar o comportamento do seu público e pensar em estratégias para estar sempre perto dos consumidores que já conhecem a sua empresa e, principalmente, alcançar novos clientes.

Hoje, as redes sociais estão presentes em todos os dispositivos ao redor do mundo. O relatório Global Digital Statshot 2019, elaborado pelo Hootsuite e We Are Social, apontou que existem atualmente mais de 3,5 bilhões de usuários nas redes sociais. Aqui no Brasil, segundo pesquisa de 2020 do Cuponation, estima-se que até o final de 2023 cerca de 114,5 milhões de brasileiros estarão conectados — o que representa um aumento de mais de 20% até o encerramento do período de três anos. Ou seja, isso já é um bom motivo para você investir em marketing digital.

Alguns empreendedores ainda têm certo receio em investir em marketing digital, principalmente por ser um ambiente novo para muita gente. É muito comum ouvir de algumas empresas:

É caro investir em marketing digital!

Na verdade, não. É possível começar a levar seu negócio para o ambiente digital investindo pouco. Adquirir um domínio ou fazer um blog são investimentos de baixíssimo custo, e criar uma conta em redes sociais não há custo nenhum! Isso pode trazer bons retornos, uma vez que novos públicos interessados podem se tornar potenciais clientes. No começo, seu investimento maior precisa ser o tempo, não o dinheiro.

Minha empresa não tem site!

Não ter um site pronto, não deve ser uma objeção na hora de investir em marketing, afinal, você pode começar usando outras estratégias. Existem diversas plataformas gratuitas que você pode utilizar para criar um blog, por exemplo, e publicar conteúdos relevantes sobre o seu negócio e divulgar entre os seus contatos. Aos poucos, você começará a ganhar notoriedade e a criar uma base de relacionamento.

Não confio no online!

Muita gente ainda não confia no ambiente online e acredita que levar o negócio para o digital significa deixar de fazer o marketing offline (aquele que acontece fora da internet). É aí que muitos se enganam. As estratégias online e offline podem andar lado a lado! O importante é você sair da zona de conforto e fazer com que seu negócio prospere no lugar em que seus clientes estejam.

Vale lembrar que os hábitos de consumo estão mudando. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico apontou que, com a crise provocada pela COVID-19, as compras pela internet tiveram um boom de crescimento de 40%. E acredite: só no primeiro semestre de 2020, as vendas online cresceram 47%, registrando a maior alta em 20 anos.

e-commerce

Por que investir em marketing digital?

1.   Ter presença online

Como já mencionamos, hoje o marketing é essencial para empresas de todos os portes e segmentos. Pode ser que empresas que estão iniciando no mercado precisem de mais dedicação para criar sua base de relacionamento e serem notadas. Porém, vale lembrar que os consumidores estão sempre conectados e, usando a estratégia certa, seu negócio chegará até eles. Além disso, após atrair audiência e potenciais clientes, você pode criar estratégias para estreitar o relacionamento com o público, contribuindo para que ele sempre lembre do seu negócio.

2.   Ganhar credibilidade e ser referência no mercado

Um dos primeiros passos para definir a estratégia que sua empresa usará no marketing digital é pensar qual problema seu possível cliente quer resolver ao buscar seu produto ou serviço. Por que isso é importante? Porque muitas vezes estas pessoas não sabem exatamente o produto ou serviço que precisam, então, elas buscam como resolver determinado problema ou necessidade. E é aí que seu negócio pode aparecer com a solução.

Isto não quer dizer que seu produto ou serviço será adquirido “logo de cara”. Quando se busca por uma resposta para um determinado problema e a sua empresa apresenta uma solução, você cria valor para a sua audiência. Por isso, é muito importante não focar apenas em vender e aparecer em páginas de buscas, é necessário ter algo importante para informar ou entreter seu possível cliente e mais: fidelizá-lo. Ao oferecer informações relevantes, sua marca ganha credibilidade e será sempre lembrada.

3.   Conhecer sua audiência por meio de dados

Uma das maiores vantagens de investir em marketing digital é saber como suas ações estão sendo recebidas pelo público. Definindo uma estratégia e desenvolvendo uma campanha nas redes sociais ou no Google, por exemplo, você terá acesso a estatísticas e dados para analisar seu desempenho e mudar o que for necessário na estratégia da sua empresa. Você saberá com maior precisão quem é seu público, quais são suas necessidades, o que procuram mais, ou menos, e, assim, saber o que deve oferecer a eles.

Ou seja, você poderá tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais e não em suposições, o que é fundamental para a continuidade do seu negócio.

4.   Aumentar faturamento

Quando você planeja e se dedica ao marketing digital é possível fidelizar o público, fazendo com que não apenas os clientes comprem uma vez, mas continuem comprando sempre. Por isso, quando bem planejado, o investimento em marketing digital é uma possibilidade de gerar um grande retorno financeiro para a sua empresa. Além disso, o investimento é bem menor se comparado com o marketing offline (o que não significa que você deve deixar de utilizá-lo).

5.   Estar lado a lado com grandes empresas

Se você pensa que seu negócio não pode ter competitividade com as grandes empresas, você está enganado! Mesmo que os recursos sejam menores e mais escassos, o ambiente online já se estabeleceu como um meio facilitador para que empresas de diversos tamanhos criem seus espaços e possam crescer.

Mãos à obra!

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas, é hora de pôr a mão na massa e começar a montar sua própria estratégia. Lembre-se que nem sempre boas ações de marketing precisam de grandes investimentos, por isso, para pequenas e médias empresas, as portas também estão abertas. O importante é ter um bom planejamento, definir uma boa estratégia e se colocar da forma mais apropriada ao seu modelo de negócio, usando as ferramentas certas para aumentar sua presença online. Aos poucos, você começará a ver o resultado.

Continue nos acompanhando aqui pelo blog e também pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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