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Jornada de compra em lojas físicas: como a automação pode melhorar essa experiência

Jornada de compra em lojas físicas: como a automação pode melhorar essa experiência

Navegação Rápida

Assim como no varejo online, a jornada de compra em lojas físicas exige que o cliente esteja em primeiro lugar na hora de traçar estratégias de vendas. Todo esse processo compreende o caminho percorrido desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.

Em um varejo acirrado, pensar em ações para melhorar essa jornada é importante para o negócio não perder clientes. Por exemplo, a automação comercial permite autonomia e facilidade ao cliente, aumentando as chances de ele se tornar um propagador da marca — e isso pode ser aplicado no varejo físico. 

Saiba mais nos próximos tópicos! 

 

Conhecendo a jornada de compra em lojas físicas

‌Jornada de compra é o processo que um consumidor passa desde o momento em que identifica uma necessidade ou desejo de adquirir um produto/serviço até a conclusão da compra. É um modelo que descreve as etapas que um cliente em potencial percorre ao decidir comprar algo.

A jornada de compra pode ser dividida em diferentes etapas, que variam dependendo do tipo de produto ou serviço, do público-alvo e de outros fatores. Além disso, o cliente pode pular uma etapa, pois o processo obrigatoriamente não é linear: 

  • aprendizado e descoberta; 
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

 

Como o processo ocorre em lojas físicas 

A jornada de compra em uma loja física pode ser dividida em algumas etapas semelhantes às da jornada de compra online, mas com algumas diferenças importantes.

 

Reconhecimento do problema ou da necessidade — O cliente pode ter identificado uma necessidade ou um problema antes de entrar na loja física. Além disso, pode ter sido atraído pela vitrine por alguma publicidade da loja.

 

Aprendizado e descoberta — Uma vez na loja, o cliente começa a pesquisar e descobrir informações sobre os produtos ou serviços que chamaram sua atenção. Isso pode envolver tocar, experimentar, examinar a embalagem ou pedir ajuda a um vendedor.

 

Consideração das opções — Após coletar informações sobre os produtos ou serviços disponíveis, o cliente avalia as opções.

 

Decisão de compra — O cliente avalia opções, e caso esteja satisfeito com a informação coletada, ele decide efetuar a compra.

 

Pós-venda — Após a conclusão da compra, o cliente pode ser convidado a dar feedback ou receber informações sobre a compra/loja. Afinal, a jornada não acaba depois da venda, porque é preciso fidelizar esse cliente.

 

Em uma loja física, a experiência do cliente é mais imediata e tátil, e a interação com os vendedores pode ser mais importante na decisão de compra. 

 

Inovação do varejo: tendências no mercado brasileiro

 

Automação comercial e jornada de compra em lojas físicas

Automação comercial é a utilização de ferramentas e abordagens para automatizar tarefas operacionais e estratégias em uma empresa. A partir disso, é possível padronizar processos, otimizar tarefas e proporcionar diversos benefícios para o estabelecimento varejista. 

Assim como nas lojas online, é preciso utilizar a automação comercial para otimizar a jornada de compras em lojas físicas e cativar o cliente. E, ao longo dos anos, isso foi feito de diversas maneiras. Se antes os supermercados realizavam todo o checkout manualmente, hoje é possível utilizar equipamentos para finalizar e otimizar esse processo. 

Consequentemente, o PDV otimizado ajudou a reduzir o tempo de espera do cliente para finalizar a compra, contribuindo para a fidelização do consumidor e para torná-lo propagador da marca. 

Mas, não é apenas na etapa de venda que a automação comercial em loja física pode ser útil ao negócio, afinal, o pós-venda é tão importante quanto. O cliente deseja ser ouvido pela marca, para acompanhar pedidos, fazer reclamação ou elogios. Nesse caso, é importante que o estabelecimento tenha atenção ao suporte oferecido. 

Já pensou como seria utilizar tecnologia para impactar o público com promoções ou lançamento de novos produtos em períodos oportunos? Sim, isso pode ser feito por meio da automação comercial em loja física de maneira parecida como acontece no online. Basta que o setor de estratégia análise dados dos clientes para criar campanhas de sucesso. 

Para inseri-la no estabelecimento físico, o dono do negócio poderá instalar terminal multimídia, equipamento bastante utilizado em espaços com grande circulação de pessoas. Mais adiante, você conhecerá o produto para automação comercial da Sweda voltado para essa finalidade.

 

Como aplicar automação comercial na jornada de compra em lojas físicas

‌A automação de processos de compra pode simplificar a experiência do cliente e reduzir o tempo necessário para concluir uma compra.‌

  • Ouvidoria/ atendimento ao cliente

Ao ter um ouvidoria à disposição, o cliente supõe que a marca é séria e que está atenta às demandas do público. Mas, em vez de oferecer papel e caneta, é possível utilizar automação comercial em lojas físicas ao instalar equipamentos digitais que possam executar essa função.  

Com isso, é possível receber as ocorrências, analisá-las e propor soluções para sanar eventuais problemas apontados. Tudo isso de forma mais rápida do que a realizada manualmente. Além disso, a pesquisa de satisfação ajuda o negócio a entender qual a percepção do público presente à marca.

 

  • Seleção de produtos em lojas físicas 

A automação pode ser usada para ajudar os clientes a encontrar produtos com mais facilidade. Por exemplo, os clientes podem usar quiosques de autoatendimento para localizar produtos ou leitores de código de barras e terminais de consulta para verificar preços e obter informações adicionais sobre os produtos.

 

  • Check out em loja física

No processo de compra: a automação pode ser usada para tornar o processo de compra mais rápido e eficiente. Por exemplo, os clientes podem usar PDVs automatizados para pagar suas compras sem a necessidade de interagir com atendente de caixa.

 

Benefícios da automação comercial na jornada de compra em lojas físicas

A automação comercial traz diversos benefícios para a jornada de compra em lojas físicas. Confira!

  • Maior eficiência no processo de compra, diminuindo o tempo de espera em filas;
  • A automação comercial elimina a possibilidade de erro humano, resultando em transações mais precisas e consistentes;
  • Com a automação comercial, os clientes podem esperar uma experiência de compra mais rápida e fácil, o que pode aumentar a satisfação e fidelidade;
  • A gestão de estoques ajuda o varejista a gerir melhor o estoque, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando os clientes desejarem;
  • Personalização da experiência do cliente com base em dados de compra anteriores, oferecendo recomendações personalizadas.

 

Veja também: Como impulsionar seu negócio com serviços de automação comercial

 

‌Conheça as soluções de automação comercial Sweda

A seguir, conheça dois equipamentos de automação comercial que podem ser instalados em loja física.

 

‌Terminal multimídia ECD-90

O novo terminal multimídia ECD-90 da Sweda é uma solução inovadora que irá revolucionar a maneira como os clientes do seu negócio consultarão preços. Isso porque, além de suporte para esse processo, o equipamento poderá ser usado para outras finalidades:

  • Pesquisa de satisfação
  • Sorteio
  • Indicação de produtos relacionados
  • Exibição de propagandas com vídeos
  • Informação

 

Ou seja, em apenas um equipamento, é possível ter diversos recursos tecnológicos que facilitam a experiência de compra do cliente, aumentando as chances de aumento do ticket médio e fidelização. 

Além disso, tem suporte à fala, ou seja, as informações são apresentadas também em forma de áudio, tornando o estabelecimento acessível para clientes com deficiência visual.

 

Terminal de autoatendimento Smart Self

A solução 3 em 1 de automação comercial sweda pode ser usada como autoatendimento, self order ou self checkout. Assim, o estabelecimento terá diversas opções variadas para melhorar a jornada de compra em lojas físicas, por meio da otimização do atendimento. 

O equipamento pode ser instalado em todos os segmentos do varejo, independentemente do porte da empresa. Uma das vantagens do Smart Self é a redução de filas e tempo de espera do cliente, contribuindo para maior experiência e agilidade na compra.

 

Sweda: 90 anos de experiência

A Sweda é uma das maiores referências em automação comercial no Brasil. A prova disso são os 90 anos de história, comemorados em 2023. Durante esse tempo, a empresa acumulou expertise e prestígio na produção de soluções para o varejo, reconhecida pelo alto padrão de qualidade e avanços tecnológicos. 

Em quase 100 anos de história, a Sweda conquistou o mercado nacional, sendo a única marca de equipamentos de varejo no Brasil, presente desde o lançamento da primeira máquina registradora mecânica aos modernos terminais de autoatendimento PDV.

Quer levar à inovação para melhorar a jornada de compra dos clientes do seu estabelecimento? Entre em contato e peça um orçamento.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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