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Autoatendimento proporciona autonomia e agilidade ao cliente nas compras
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Autoatendimento Smart Self: solução 3 em 1 que transforma jeito de comprar e de vender

Autoatendimento Smart Self: solução 3 em 1 que transforma jeito de comprar e de vender

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Autoatendimento proporciona autonomia e agilidade ao cliente nas compras

Autoatendimento Smart Self: solução 3 em 1 que transforma jeito de comprar e de vender

O autoatendimento é uma estratégia de vendas importante para o cenário do consumo atual, sobretudo principalmente porque as expectativas dos clientes em relação à eficiência no atendimento é uma preocupação crescente entre os consumidores.

Com o uso da tecnologia no autoatendimento, os clientes podem realizar transações, efetuar compras, resolver problemas a qualquer hora do dia ou da noite, sem depender de horários de atendimento e de interferências de funcionários. O mesmo pode ser feito nas lojas físicas. 

Além disso, o autoatendimento permite que as empresas atendam às necessidades dos clientes em um mundo cada vez mais digital. Neste conteúdo, você entenderá a importância dessa estratégia e como a Sweda pode ajudar o seu negócio. Acompanhe!

 

Autoatendimento e o crescimento da demanda

A tecnologia tem relação estreita com as relações atuais de consumo, pois as inovações tecnológicas impactam na forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Agora, além de um bom produto, o cliente deseja agilidade e autonomia na finalização das compras, tanto em lojas online quanto físicas. É aí que entra o autoatendimento. 

Como o nome indica, autoatendimento implica de o cliente resolver os processos da compra, mas sem interferência de outras pessoas. Por exemplo, efetuar pagamento sem se dirigir a um PDV tradicional faz parte dessa estratégia de atendimento. 

Em geral, o autoatendimento pode ser feito por meio de tecnologias que permitem que o cliente faça transações e processos sem a ajuda de um atendente, seja em lojas online, seja em lojas físicas.

No varejo, o autoatendimento pode ser implementado por meio de dispositivos como quiosques de autoatendimento e aplicativos móveis. Essas tecnologias permitem que os clientes façam pedidos, paguem por produtos e serviços, consultem informações sem precisar de ajuda de um funcionário da loja.

Um exemplo bem simples de autoatendimento pôde ser visto durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Alguns estabelecimentos colocavam totens com frascos de álcool 70%, assim, o próprio cliente fazia a higienização das mãos antes de entrar no estabelecimento sem precisar da ajuda de funcionários. 

De todo modo, o autoatendimento demonstra-se ser importante para aprimorar a experiência do cliente, principalmente na rapidez para finalização das compras. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 56% dos entrevistados afirmaram que prezam pela agilidade nos caixas ao comprar em lojas físicas.

 

Vale a pena implementar o autoatendimento?

O autoatendimento oferece benefícios importantes para as empresas, incluindo redução de custos, atendimento de excelência e melhoria da experiência do cliente. No entanto, é importante que as empresas implementem essas ferramentas e métodos de maneira estratégica para garantir que atendam às necessidades dos clientes e do negócio. 

 

Benefícios do autoatendimento para lojistas

Diminuição da desistência de compras

Segundo a Opinion Box, 58% dos entrevistados relataram que a fila nos caixas é um dos motivos para desistência da compra, acarretando em perdas de vendas para o estabelecimento.

Porém, os caixas de autoatendimento são mais rápidos que um caixa convencional, garantindo agilidade no checkout e diminuição das filas

 

Proporciona experiência do cliente positiva 

O consumidor que consegue realizar e finalizar as compras com agilidade, comodidade e menor tempo de espera tende a ter uma experiência positiva com a marca, tornando-o cliente fiel, que indica a empresa para outras pessoas. Ou seja, uma experiência positiva do cliente pode diferenciar a empresa dos concorrentes e torná-la mais atraente.

 

Agilidade no atendimento 

Mais uma vez, a agilidade é um diferencial do autoatendimento, e deve ser considerada pelo varejista. Afinal, 57% dos consumidores prezam pelo atendimento rápido, segundo levantamento da Opinion Box. 

 

Otimização de espaço no PDV

O ponto de venda convencional precisa ter espaço para acomodar a esteira, CPU, máquina de dinheiro, cadeira do atendente e demais equipamentos. Porém, um caixa de autoatendimento, por exemplo, ocupa menos espaço. 

Geralmente, as soluções incluem balança, emissor de nota fiscal, gancho com sacolas para facilitar o autoatendimento, tudo otimizado Com isso, a loja otimiza o layout e poderá colocar uma quantidade maior de acessórios, diferentemente de como acontece no PDV convencional. 

 

Redução de custos

O uso de tecnologias de autoatendimento pode reduzir os custos de mão de obra, permitindo que a empresa direcione os recursos financeiros para áreas importantes para o sucesso do negócio.

 

Autoatendimento, Self Order ou Self Checkout: conheça o Smart Self

Autoatendimento proporciona autonomia e agilidade ao cliente nas compras

Como citado neste conteúdo, uma das tecnologias de autoatendimento é o equipamento que permite que o cliente realize o pagamento das compras. Pensando em atender a demanda de empresas que desejam oferecer autonomia aos  consumidores, a Sweda projetou o Smart Self, solução de automação comercial 3 em 1:

  • Pode ser usado em todos os segmentos;
  • Proporciona redução de filas e tempo de espera do cliente, contribuindo para maior experiência e agilidade na compra;
  • Homologada com as principais Software Houses do Brasil;
  • Módulos inteligentes e tamanho reduzido em até 50%;
  • Inovador Sistema de Segurança por Imagem (SSI);
  • Estrutura ideal para pedestal, parede ou balcão;
  • Possibilidade de personalização com a marca;
  • Composto por tela Touch Screen, leitura 2D (QR Code) e impressora térmica.

 

5 dicas de como implementar o self checkout no seu negócio

  1. Antes de eliminar os canais tradicionais de atendimento, a empresa precisa fazer um período de teste para avaliar a recepção da nova tecnologia pelos clientes;
  2. É importante avaliar o layout do estabelecimento para definir os melhores locais para a instalação das soluções de autoatendimento;
  3. O sistema de autoatendimento precisa ser intuitivo para o cliente conseguir realizar todos os processos sem auxílio de terceiros;
  4. É importante escolher sistema de tecnologia com tecnologia antifraude;
  5. Funcionários precisam estar disponíveis para auxiliar os clientes com eventuais problemas. Nesse caso, é necessário oferecer capacitação necessária.

A Sweda tem a expertise de uma empresa que está desde 1933 no mercado de automação comercial. Ao longo desses anos, as Soluções foram modernizadas para acompanhar o que há de moderno na automação comercial e garantir o sucesso do seu negócio. Acesse o site e conheça todas as soluções.

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