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Self checkout entrega autonomia ao cliente
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Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo

Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo

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Self checkout entrega autonomia ao cliente

Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo

Você ouviu falar em self checkout? É uma nova maneira de os clientes finalizarem as compras no varejo com mais autonomia e praticidade. A tecnologia é uma importante aliada nesse processo, por isso, é uma ótima opção para os estabelecimentos cujo consumidores são pessoas do público jovem.

Há diversos tipos de tecnologia que podem ser utilizadas para o self checkout. Contudo, os terminais de autoatendimento são os mais utilizados no varejo, principalmente no Brasil. 

Apesar de esta modalidade ser relativamente recente no Brasil, faz parte do varejo em vários países há um tempo. Nos Estados Unidos, por exemplo, um relatório mostrou que 73% dos entrevistados de uma pesquisa foram favoráveis ao uso de tecnologias de autoatendimento para melhorar a experiência de compra no varejo. 

Quer entender melhor como funciona o self checkout? Continue a leitura! 

Qual é a principal diferença entre checkout e self checkout?

Para conhecer as diferenças entre check out e self checkout, é preciso entender o que se trata cada um desses termos. O primeiro refere-se ao processo de finalização de uma compra. Nesse momento, o cliente insere os dados de entrega e pagamento (online) ou se dirige ao caixa para pagar o item (loja física) diretamente com o operador. 

Já o self checkout é um modelo no qual o cliente realiza o autoatendimento. Ou seja, o próprio consumidor pode ir até um terminal PDV, registrar os produtos e efetuar o pagamento, sem interferência de operadores de caixa em todo o processo. 

Quanto às diferenças entre check out e self checkout, ambos necessitam que o cliente pague pela compra. No entanto, o modelo convencional é efetuado ou recebe suporte de outras pessoas, e o segundo é conduzido pelo próprio consumidor. 

Sobre a segurança financeira e das informações durante as transações, esses equipamentos de autoatendimento oferecem mecanismos de proteção segundo as diretrizes de privacidade e segurança, tanto para a empresa quanto para o cliente. 

No Brasil, o self checkout começou a ser incorporado em grandes lojas de departamento e supermercados. Mas, tem sido comum encontrar equipamentos de autoatendimento em outros tipos de negócios, a exemplo das redes de fast food.

Como funciona o self checkout?

Mas se o checkout é o processo convencional no qual os clientes estão acostumados, como funciona o self checkout? Veja um exemplo a seguir:

  • O cliente pega os produtos que deseja comprar e se dirija até um terminal PDV de autoatendimento. Esse equipamento tem estrutura parecida com caixa convencional, incluindo máquina de cartão embutida e balança de pesagem;
  • No terminal, o cliente escaneia o produto em um leitor de código de barras ou em outro equipamento. Uma tela touchscreen apresenta as informações da compra, bem como as opções de pagamento;
  • O cliente escolhe o pagamento e insere o cartão na máquina e, após a confirmação da compra, recebe o cupom fiscal. Há também a possibilidade de utilizar outras formas de pagamento;
  • Por fim, o cliente embala os produtos e pode sair do estabelecimento. Todo esse processo é feito sem interferência do operador de caixa.

Câmeras de segurança podem ser instaladas em pontos estratégicos na praça de terminais PDV de autoatendimento, para evitar prejuízos por furto. Contudo, é necessário ter atenção para não violar a privacidade do consumidor.

Outro ponto importante é quanto à interface do software de gestão, que precisa ser intuitiva para guiar o cliente no processo. Além disso, o terminal de autoatendimento precisa ter total integração com o sistema da loja. Isso evita, por exemplo, divergência de preço no pagamento.

Vale ressaltar que o self checkout não significa extinguir operadores de caixa no PDV. É necessário ter funcionários próximos aos terminais para auxiliar o cliente no atendimento, caso seja necessário. Isso é importante principalmente para idosos e pessoas com pouco conhecimento em tecnologia. 

Leia também: Qual é o conceito de Varejo 4.0?

 

Vantagens do uso do self checkout

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Entre as principais vantagens do self checkout para os estabelecimentos de varejo, estão: 

 

Redução de filas

Os terminais de self checkout são mais rápidos do que os caixas tradicionais, evitando a formação de filas no estabelecimento. Algumas empresas disponibilizam outros mecanismos para agilizar ainda mais esse processo, a exemplo do pagamento por QR Code. 

Vale ressaltar que o autoatendimento dialoga com a nova geração de consumidores, autônomos e expert em tecnologia. Nesse caso, os equipamentos de self checkout proporcionam agilidade, mas sem perder a qualidade no atendimento.

 

Melhoria na experiência do cliente

Os clientes buscam novas experiências de compra, e o self checkout pode ajudar. Afinal, esse modelo de atendimento garante praticidade e rapidez se comparado ao PDV convencional. 

Além disso, alguns equipamentos oferecem opções de pagamento que vão além do cartão, como o contactless (pagamento por aproximação, inclusive pelo smartphone).

 

Otimização do espaço físico da loja

Normalmente, os equipamentos de self checkout são menores que o caixa convencional. Dessa forma, sobra área útil para o varejista instalar uma quantidade maior de máquinas de autoatendimento, expositores ou para organizar a fila para quem deseja ir para o PDV tradicional. 

 

Sweda Smart Self: muito além do self checkout

A Sweda oferece dois modelos de equipamentos para Smart Self

Já que o tema deste conteúdo é proporcionar maior liberdade aos clientes durante as compras, a Sweda também tem no catálogo o equipamento Smart Self, preparado para desempenhar três diferentes funções: self order, self checkout e terminal de autoatendimento

Com tela touchscreen, amplo espaço de armazenamento e scanner omnidirecional, o Smart Self é uma solução completa para atendimento em todos os segmentos. A tecnologia reduz filas e tempo de espera do cliente, contribuindo para maior experiência e agilidade na compra

Como implementar o self checkout no seu negócio?

Assim como toda novidade, é importante que o varejista comece a mudança gradualmente para não pegar o consumidor de surpresa. Os caixas convencionais podem permanecer no PDV, enquanto os terminais de autoatendimento são inseridos na rotina de compra dos clientes.

Ao implementar o self checkout no seu estabelecimento, é necessário contar com uma empresa de automação comercial confiável e com ampla experiência no varejo. Para isso, você pode contar com a Sweda. Acesse o site e confira as opções de soluções e serviços.

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