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Automação de processos mantém ponto comercial mais competitivo

Automação de processos mantém ponto comercial mais competitivo

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A automação de processos permite que tarefas sejam executadas automaticamente, com pouca ou nenhuma intervenção humana. No varejo, auxilia o negócio em diversas frentes, desde a gestão financeira, até no atendimento ao cliente no PDV.

Além disso, ajuda a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e a aumentar a satisfação do cliente. Por causa disso, precisa fazer parte dos processos de trabalho de todo negócio que deseja ter sucesso em um mercado consumidor cada vez mais competitivo. Leia este artigo para saber um pouco mais sobre a importância da automação comercial nos tempos atuais.

 

Automação de processos nos dias atuais

Tela digital com ícones de tecnologia
A tecnologia é uma aliada importante para automação de processos

A pandemia influenciou os hábitos de consumo, sobretudo no que se refere a possibilidade de realizar compras com agilidade e segurança. Nesse sentido, a automação de processos comerciais permite que as empresas automatizam tarefas rotineiras e repetitivas, o que economiza tempo de trabalho.

Não há dúvidas de que a tecnologia impactou fortemente a automação de processos no varejo, afinal, a transformação digital permite que as empresas possam reduzir a ocorrência de erros humanos, melhorar a qualidade do trabalho e diminuir o retrabalho.

Por exemplo, um sistema digital pode realizar emissão de notas fiscais e realizar o controle financeiro com pouca ou nenhuma interferência humana. Com isso, a empresa terá uma segurança maior em relação a eventuais problemas com a Receita Federal. 

Além disso, as ferramentas e métodos utilizados na automação de processos permite que a empresa alavanque os lucros. Como isso é possível? Por meio da experiência do cliente em um bom atendimento. Afinal, oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem.

Nesse sentido, o atendimento no varejo pode ser aprimorado por meio de sistemas de autoatendimento que permitem que os clientes resolvam seus próprios problemas ou questões, sem a necessidade de interação humana. Por exemplo, utilizar quiosques PDV para realizar o pedido e efetuar o pagamento em estabelecimentos.

 

Leia também: Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo

 

Automação de processos e seus benefícios

  • Redução de custos operacionais
  • Minimização de erros nos processos
  • Maior eficiência nas tarefas repetitivas 
  • Melhorar a experiência do cliente antes, durante e depois das compras
  • Permite um melhor controle de estoque e nas prateleiras da loja

 

Automação de processos e o setor comercial: principais tendências

Dedo de mão robótica tocando dedo humano
Internet 5G, IA estão entre as principais tendências para os próximos anos

Não há dúvidas que a tecnologia é uma aliada na automação comercial, por isso, precisa fazer parte dos processos no varejo.

 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais comum em sistemas de automação de processos. Essas tecnologias podem ajudar as empresas a automatizar tarefas complexas, como análise de dados e tomada de decisões, além de melhorar a eficiência e a precisão nas tomadas de decisão.

No varejo, a IA pode ser empregada para entender o comportamento do cliente e, dessa maneira, produzir sistemas que aprendem à medida em que o consumidor o utiliza – ou seja, a junção com o machine learning, outro conceito de tecnologia também pode fazer parte da automação de processos.

 

Internet 5G

A internet 5G pode chegar a uma conexão 10 vezes mais rápida que a 4G, o que favorece na velocidade com que as informações podem ser transmitidas e coletadas. Além disso, a estabilidade é maior que a anterior.

Entre as possibilidades de uso está a Internet das Coisas (IoT), tecnologia que possibilita que objetos e dispositivos conectados à internet e que são capazes de coletar dados e efetuar ações. Por exemplo, sensores podem identificar quando um cliente entra em estabelecimento.

 

Equipamentos com múltiplos meios de pagamento

Máquinas de pagamento com múltiplas opções é uma tendência para a automação no varejo, sobretudo as que oferecem pagamento por aproximação. Afinal, a forma como as pessoas finalizam as compras mudou, e agora o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado, ao contrário dos meios de pagamento mais tecnológicos. 

Automação comercial: O futuro do varejo é agora

 

Soluções Sweda para automação de processos

A Sweda é especialista em automação de processos para estabelecimentos de varejo. A seguir, conheça algumas soluções: 

 

Soluções de autoatendimento

O autoatendimento é uma estratégia de automação de processos no varejo que aprimora a experiência do cliente, sobretudo pela autonomia proporcionada ao consumidor. A Sweda tem duas soluções que podem ser usadas para essa finalidade:

 

SAT fiscal

O SAT FISCAL SS-2000 Sweda é a melhor opção em Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) do mercado, com menor índice de defeito da categoria. 

Essa Solução Fiscal tem a função de gerar, autenticar e armazenar cupons fiscais eletrônicos e os transmitir diretamente à Secretaria da Fazenda:

  • alta velocidade na transmissão de cupons;
  • fácil de instalar com a tecnologia Plug&Play;
  • duas portas de rede com Switch integrado;
  • alta capacidade de armazenamento de cupons para que suas vendas não parem na falta de internet;
  • rede/ethernet.

 

Terminal de consulta

Os terminais de consulta auxiliam os clientes que desejam verificar o valor dos produtos, sem precisar do auxílio de funcionários. Entre as opções, a Sweda oferece o ECD-90, presente nas maiores redes varejistas do País.

Ele possibilita:

  • recurso de voz;
  • espaço para publicidade multimídia;
  • pesquisa de satisfação;
  • produtos relacionados;
  • doações;
  • impressão de cupons de desconto;
  • emissão de senhas;
  • impressão de receitas;
  • sorteios.

 

Soluções touch

As soluções touch são uma inovação tecnológica que a Sweda traz para o varejo a fim de facilitar vários processos para os lojistas e melhorar a experiência do cliente.

A Sweda desenvolveu o SPT 2500 i3, projetado para aplicações em ponto de vendas, ponto de interação com o cliente, ponto de serviços e quiosques do segmento do varejo em geral. 

O design compacto une alta performance, economia de energia e variedade de opcionais para atender a qualquer demanda do varejo e aumentar a satisfação do cliente.

 

Conte com a Sweda para automatizar seu negócio

Em 2023, a Sweda completa 90 anos revolucionando a automação no varejo, com soluções que aliam tecnologia com os novos hábitos de consumo dos clientes de diversos tipos de negócio.

Por estar atenta ao mercado e manter-se sempre na vanguarda, a Sweda construiu sua reputação em torno de inovação, tecnologia e confiabilidade. Então acesse o site para conhecer todas as soluções ou clique aqui para falar conosco!

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