O Sucesso das Novas Lojas Físicas Passa pela Automação
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O Sucesso das Novas Lojas Físicas Passa pela Automação

O Sucesso das Novas Lojas Físicas Passa pela Automação

Navegação Rápida

Nos mais diferentes segmentos, o crescimento das vendas digitais não intimida a presença dos estabelecimentos físicos. O avanço da vacinação no Brasil e a volta do fluxo de pessoas nas ruas têm mostrado isso ao longo dos últimos meses. Apesar das compras online representarem cerca de 10% do total e ter crescido na pandemia, grande parte dos consumidores prefere ir presencialmente às lojas.

Isso porque o relacionamento do público com suas marcas preferidas vai muito além do preço. Somente a loja física é capaz de entregar uma experiência multissensorial, que o digital não consegue igualar. Essa tem sido uma das grandes tendências com a retomada pós-pandemia, basta analisar o movimento intenso nos shoppings centers, em comércios de segmentos variados.

Um bom exemplo são as perfumarias e redes de cosméticos. As experiências oferecidas nestes locais são extremamente importantes, tanto aos novos clientes quanto àqueles fiéis aos produtos. Ao adentrar estes espaços, a maioria relata a sensação de bem-estar, relaxamento e sensação de cuidado.  Ou seja, questões que vão além da venda propriamente dita.

 

Omnichannel dita os novos negócios

A digitalização dos negócios, claro, continuará intensa e necessária, e a atenção dos clientes a medidas de segurança e higiene ainda permanecem. As compras de itens não essenciais, por exemplo, voltaram a ocorrer com retomada, mas a boa relação custo/benefício continua sendo valorizada.

É importante lembrar que as empresas passaram a entender as lojas como parte importante do serviço que oferecem, uma vez que o espaço físico acaba se tornando um ponto de contato com o público, serve para expandir o relacionamento e, mais recentemente, passou a facilitar a logística das entregas. Muitos clientes compram pela internet, mas retiram o produto inloco. O novo processo representa uma facilidade e economia de custo com frete, vantajoso para a empresa e para o comprador.

Para o varejo, uma das grandes vantagens dos canais digitais é que por meio deles é possível realizar a coleta de dados a respeito dos consumidores. Sejam as promoções que mais os atraem, características de produtos procurados, etc. O que não dispensa a análise do comportamento em ambiente físico. Esta mescla entre online e off-line, chamada de jornada de compras omnichannel, é positiva e indispensável.

 

A adaptação do varejo

O novo normal impôs muitas mudanças no mercado, obrigando empreendedores do varejo a se adaptar rapidamente. A jornada de consumo foi transformada, até mesmo as formas de pagamento não são mais as mesmas depois da expansão dos bancos digitais no período de isolamento social.

Isso obriga lojistas a se tornarem mais flexíveis para atender clientes que podem ser contatados a qualquer instante, mas que também tendem a mudar de prioridade na mesma velocidade. Da mesma forma que as lojas físicas ultrapassadas do ponto de vista tecnológico, com atendimento ruim e pouca integração com o digital, perderão cada vez mais clientela até desaparecerem do mercado.

Criar uma experiência eficiente e única para o comprador mostra que uma marca está disposta a atendê-lo onde estiver, tornando mais fácil para ele conseguir o que precisa, independentemente do ambiente em que esteja comprando.

 

Loja física, uma experiência de compra incrível

Para melhorar o relacionamento com os consumidores, a aposta de muitos empresários está sendo a humanização aliada à conectividade e agilidade no atendimento. Com a reabertura do comércio no ambiente físico, não basta investir somente no digital, o desafio agora é impactar e surpreender cada vez mais o público.

Nessa corrida por serviços e produtos, vence aquele que oferecer as melhores soluções e isso passa diretamente pela automação. Afinal, depois de entender a comodidade de comprar online, boa parte das pessoas já não aceita mais os modelos de compra e venda ultrapassados. Um dos exemplos que melhor ilustram isso são as longas filas de espera nos caixas de pagamento.

Se você ainda não aderiu à novas tecnologias em sua loja física, o momento é agora. A palavra de ordem é modernizar e, assim, melhor atender. E disso a Sweda entende bem. Oferece automação para vender mais e com qualidade e agilidade no atendimento. A exemplo dos diversos modelos de PDV touch screen integrado – capazes de finalizar uma venda em apenas 2,36 segundos, além das soluções de autoatendimento de última geração, leitores de códigos de barras, entre muitos outros produtos.

Conheça todas as soluções Sweda em nosso site.

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Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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