• Produtos
    • SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO
      • SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO
    • PDV Touch Screen
      • SPT-2500
      • SOLUÇÃO GARNET
      • Mobox® Onix
      • Mobox® Morion
      • Mobox® Onix W
      • Monitores Touch
        • SMT-200
        • Monitor Cliente SMC-9
        • Monitor Cliente SMC-9T Touch Screen
    • PDV Ponto de Venda
      • PDVs
        • PDV Padrão
        • PDV SP-30
        • Microcomputador
        • NFC-e e NFC-e/SAT
      • CPUs
        • SP-40
        • SP-30
        • Blindada SP-30
        • SP-30i
      • Impressoras Térmicas
        • SI-300 X
        • SI-300 SIX
      • Leitores de Código de Barras
        • SL-1100
        • SL-2200
        • SL-2420
        • SLW-2430
        • SL-3200
      • Gavetas de Dinheiro
        • GB 8
        • OT
        • GB 3
      • Monitores
        • LED Widescreen 15.6”
        • LED Widescreen 18,5”
        • Led Widescreen 19,5″
      • Pin Pad
      • Teclados
        • PDV Sweda 44 Teclas
        • PDV Sweda 65 Teclas
        • Convencional
        • Mouse
    • SAT Fiscal
      • Solução Kit Sat
      • SAT Fiscal Sweda SS-2000
      • SAT SS-2000 W (Wi-Fi)
    • Verificadores de Preço
      • ECD-1200
      • ECD-2000
      • ECD-2500
    • Autoatendimento
      • Smart Self
      • Self-Checkout
      • KIOSK
  • Segmentos
  • Serviços
  • Suporte
    • Contato
    • FAQ
  • Sobre
    • Conheça a Sweda
    • Blog
    • SOFTWARE PARTNERS
    • Seja um Parceiro
    • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Área Restrita
    • Acesso Restrito
    • Sweda CSO
    • Sweda 24hs
  • Ligamos para você
Franquias: confira tendências de negócios promissores em 2021Mais do que preço, seu produto tem de ter valor

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Oportunidade é uma situação favorável para a realização de algo ou uma circunstância conveniente para que algo ocorra em determinada ocasião. Nos negócios, a oportunidade surge quando podemos oferecer um produto ou serviço que atenda a uma necessidade ou desejo de alguém. A identificação da falta de determinado produto ou serviço, o desconforto ou inquietação pessoal em torno disso, pode ser a descoberta de um nicho de mercado. Mas você está preparado para identificar uma situação oportuna quando diante dela?

Uma questão-chave que todos os aspirantes a empreendedores enfrentam é encontrar a oportunidade de negócio certa para eles. A incerteza se de fato sua ideia pode se configurar como boa oportunidade ou não, sobre qual ramo seguir e em qual atividade investir, é algo comum para quem está pensando em empreender. Encontrar uma oportunidade de negócio é, antes de tudo, identificar algo que seja viável e com boas perspectivas de sucesso. E o segredo para se chegar lá é acompanhar as tendências de mercado para poder ser assertivo e eliminar a dúvida se seu produto atende a uma real nova necessidade ou apenas está repetindo o que já foi feito.

 

Um leque de possibilidades

 Conhecer o mercado, entender o comportamento dos consumidores, estar atento a necessidades não atendidas e desejos não satisfeitos aumentarão as suas chances de encontrar boas oportunidades de negócios. Existem muitas fontes de oportunidades de novos empreendimentos por aí, cabe ao empreendedor estar atento a elas. Resumidamente, quando você vê ineficiência no mercado e tem uma ideia de como corrigir essa ineficiência – e tem os recursos e capacidade para isso – pode estar diante de uma ideia de negócio interessante.

Além disso, se você vir um produto ou serviço que está sendo consumido em um mercado e esse produto não está disponível em seu mercado, talvez você possa importar esse item ou serviço e explorá-lo em sua área. Outra fonte promissora de ideias para novos negócios são os clientes. Ouvi-los é algo que devemos fazer continuamente, a fim de entender o que eles querem, onde querem, como querem que um produto ou serviço seja fornecido, quando querem que seja fornecido e a que preço.

Na era da internet, não faltam exemplos de empreendedores que abriram uma empresa com base em uma necessidade percebida e que ainda não havia sido suprida. Nada substitui a compreensão das necessidades não atendidas dos clientes. Isso permitirá que você descubra se é capaz de atender essas demandas pelo preço que os clientes desejam pagar e se ainda pode ter lucro.

 

Existe um mercado aqui?

Após perceber uma hipotética demanda, o primeiro passo a partir daí é fazer a seguinte pergunta: o mercado é real? Nesta etapa, parte-se para a chamada análise do cliente. Você pode fazer isso de uma forma muito técnica, conduzindo pesquisas. Ou então, de uma forma menos técnica, respondendo estas perguntas: Quem é meu cliente? O que o cliente deseja comprar? Quando o cliente deseja comprar? Que preço o cliente está disposto a pagar? No final do dia, a única coisa que todo empresário está procurando é receita, e a receita virá dos clientes. É por isso que você precisa se perguntar: existe um mercado aqui?

Com estas primeiras questões devidamente respondidas, a segunda coisa que você tem de se perguntar é: quem mais está abastecendo esse mercado específico? Isso é o que chamamos de análise de concorrentes. Pergunte a si mesmo quem mais está neste mercado e o que eles estão fazendo pelos clientes. Eles estão fornecendo um produto ou serviço semelhante ao que você tem em mente? Essa é a segunda coisa que você deve estabelecer e, ao fazer isso, poderá entender melhor quais necessidades não são atendidas no momento. Isso também lhe dará a oportunidade de se concentrar nos pontos que podem fazer você se diferenciar dos negócios existentes no ramo.

 

Estude o setor em que vai atuar

Passadas as fases descritas acima, você chegou a uma resposta se a oportunidade que vislumbrou tem potencial ou não. Se a resposta for positiva, o passo seguinte é fazer uma análise mais ampla do setor para entender o ramo de atividade no qual pretende empreender. É um mercado com potencial a longo prazo? Qual é o número e disponibilidade de fornecedores neste setor? Quantos compradores existem? Existem produtos substitutos que podem fazer frente ao seu? Existem barreiras à entrada deste produto, caso o esteja importando? Se sim, quais são elas? Este estudo é muito importante de ser feito para que entraves não percebidos num primeiro momento de euforia venham a minar as chances de seu negócio dar certo no futuro.

Depois de responder às perguntas supracitadas, identificar uma necessidade, avaliar a concorrência, estudar o mercado e analisar suas restrições regulatórias, sua oportunidade torna-se sólida e seu produto ou serviço, adaptável ao mercado. “Tenho uma ideia!” é só o primeiro passo rumo a um negócio bem-sucedido. A abordagem diante de uma oportunidade deve sempre seguir esta sequência: identificar a necessidade, fazer uma análise rigorosa para entender quem mais está no mercado, quais restrições existem e como você pode se diferenciar de maneira significativa. Abordando uma nova oportunidade dessa forma, ao apresentar seu produto ou serviço ao mercado você pode esperar vendas, crescimento e consequente sucesso.

Agora que já sabe como avaliar uma boa oportunidade de negócio, mãos à obra e conte com as soluções de automação da Sweda para transformar sua ideia em sucesso comercial.

 

Compartilhe...
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
automação comercialempreendedorempreendedorismonegóciosoportunidade de negócioswedatendências de negóciosvarejo
31 de agosto de 2021 EmpreendedorismoMarketing SwedaComentários desativados em Aprenda a identificar e colocar em prática boas oportunidades de negócios

Posts Recentes

  • A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio
  • 5 Dicas de Branding Indispensáveis Para Pequenos Empreendedores
  • O Futuro é Agora: 5 Tendências no Varejo que Permanecerão em 2022
  • Employer Branding: A Importância Desta Estratégia Para a Sua Empresa
  • 5 Estratégias para Melhorar o Desempenho de Vendas do Seu Negócio

Categorias

  • Automação Comercial (14)
  • Contabilidade (4)
  • Empreendedorismo (27)
  • Inovação (2)
  • Notícias (14)
SOBRE A SWEDA
CONHEÇA A SWEDA
TRABALHE CONOSCO
PRINCIPAIS CLIENTES
SOFTWARE PARTNERS
POLÍTICA DE REVERSA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
CENTRAL DE AJUDA
CONTATO
SUPORTE TÉCNICO
SEJA UM REVENDEDOR
ACERVO TÉCNICO
ACESSO RESTRITO


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Logo Bureau Veritas

Empresa certificada

© Sweda Automação Comercial | Todos os Direitos Reservados
  • Produtos
    • SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO
      • SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO
    • PDV Touch Screen
      • SPT-2500
      • SOLUÇÃO GARNET
      • Mobox® Onix
      • Mobox® Morion
      • Mobox® Onix W
      • Monitores Touch
        • SMT-200
        • Monitor Cliente SMC-9
        • Monitor Cliente SMC-9T Touch Screen
    • PDV Ponto de Venda
      • PDVs
        • PDV Padrão
        • PDV SP-30
        • Microcomputador
        • NFC-e e NFC-e/SAT
      • CPUs
        • SP-40
        • SP-30
        • Blindada SP-30
        • SP-30i
      • Impressoras Térmicas
        • SI-300 X
        • SI-300 SIX
      • Leitores de Código de Barras
        • SL-1100
        • SL-2200
        • SL-2420
        • SLW-2430
        • SL-3200
      • Gavetas de Dinheiro
        • GB 8
        • OT
        • GB 3
      • Monitores
        • LED Widescreen 15.6”
        • LED Widescreen 18,5”
        • Led Widescreen 19,5″
      • Pin Pad
      • Teclados
        • PDV Sweda 44 Teclas
        • PDV Sweda 65 Teclas
        • Convencional
        • Mouse
    • SAT Fiscal
      • Solução Kit Sat
      • SAT Fiscal Sweda SS-2000
      • SAT SS-2000 W (Wi-Fi)
    • Verificadores de Preço
      • ECD-1200
      • ECD-2000
      • ECD-2500
    • Autoatendimento
      • Smart Self
      • Self-Checkout
      • KIOSK
  • Segmentos
  • Serviços
  • Suporte
    • Contato
    • FAQ
  • Sobre
    • Conheça a Sweda
    • Blog
    • SOFTWARE PARTNERS
    • Seja um Parceiro
    • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Área Restrita
    • Acesso Restrito
    • Sweda CSO
    • Sweda 24hs
  • Ligamos para você