Está Desafiador Empreender? Temos 5 Dicas para Você Sair da Desorganização
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Está Desafiador Empreender? Temos 5 Dicas para Você Sair da Desorganização

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As pequenas e médias empresas têm papel preponderante na economia do país, pois representam o maior número de negócios existentes, sendo responsáveis por quase metade da geração de emprego e renda no Brasil. O cenário pode até ser positivo para os pequenos e médios empreendedores, mas os entraves não são poucos para quem deseja alavancar uma PME no Brasil.

Ocorre que a gestão geral de muitas delas ainda representa um desafio quando não se tem uma cultura voltada ao controle, principalmente em empresas familiares. Soma-se a isto ainda outros fatores. Segundo pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por exemplo, uma das maiores dificuldades para os proprietários de pequenos negócios é a conquista de clientes, além de alta carga tributária, mão de obra, inadimplência, conquista de crédito, além do controle e gestão financeira.

Mas, afinal, o que é necessário para que pequenas e médias empresas cresçam, prosperem e se mantenham competitivas? A seguir, listamos os principais desafios e suas soluções:

1. Uso da tecnologia

Nem toda empresa de pequeno ou médio porte terá condições, logo de início, de equipar todos os setores com aparatos tecnológicos de última geração. Porém, é indispensável que se invista na tecnologia mínima e necessária para o melhor funcionamento do negócio. Aparentemente o que seria um custo, na verdade, se torna um dos investimentos mais lucrativos. Isso porque reflete diretamente na produtividade das operações e satisfação do cliente. Algumas soluções de automação oferecidas pela Sweda, por exemplo, promovem uma gestão eficiente e facilidades operacionais. Aliás, a empresa dispõe de uma linha completa para todos os perfis de empreendedores.

2. Gestão de pessoas

Pequenas e médias empresas demandam de colaboradores capacitados. É importante que as organizações desse porte fiquem atentas a estratégias de contratação e, principalmente, retenção de talentos. Quando se tem um quadro de funcionários mais enxuto, é fundamental que ele atenda com excelência às funções que serão exercidas. Vale destacar ainda que a produtividade desses funcionários influenciará no desempenho perante o mercado e à concorrência.

3. Controle de estoque

Não importa se a loja é física ou virtual, nem mesmo se o estoque é grande ou pequeno, gerenciá-lo bem é indispensável para garantir boa experiência de contato do cliente com o negócio. A organização da logística é o que determina, por exemplo, se o consumidor receberá o produto no prazo e com a mesma qualidade oferecida na venda, se terá facilidade para realizar uma troca ou devolução, etc. Aliás, todos estes aspectos determinam o nível de satisfação do cliente. Basta realizar uma pesquisa rápida em sites de reclamação ou sobre a reputação de empresas, é possível perceber que um dos principais fatores de insatisfação ou satisfação está na disponibilidade e qualidade da mercadoria.

4. Planejamento operacional

Ao contrário do planejamento estratégico, o planejamento operacional trabalha com prazos mais curtos. O objetivo é alinhar as ações dos setores de ponta da empresa, conforme o planejamento estratégico. A partir daí, são definidos prazos para cada ação, quem serão os responsáveis, as ferramentas necessárias, assim como os custos e demais recursos. Além de fazer com que a estratégia de fato funcione, o planejamento operacional contribui para potencializar os resultados do negócio, preparando- o para lidar com imprevistos com mais agilidade e eficiência.

5. Gestão financeira

É a atividade administrativa vital para o empreendimento, envolvendo um conjunto de ações, com o objetivo de planejar, monitorar e avaliar todas as atividades financeiras. É responsável por assegurar todos os recursos necessários para a sua manutenção, investimentos e expansão. A boa gestão é o que determina o sucesso de uma empresa, assim como os erros cometidos por ela acabam comprometendo até mesmo sua continuidade.

Essas são algumas dicas estratégicas que podem ajudar pequenos e médios empreendedores. Se este for o seu caso, saiba que para muitos modelos de negócios, a automação comercial se tornou fundamental, substituindo trabalho manual por processos informatizados, rápidos e muito mais seguros. Neste caso, conte com tecnologias da Sweda como parceira de sua empresa, pois elas diminuem erros e atrasos, aumentam a produtividade e, consequentemente, o seu lucro.

 

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