Tendências no varejo: envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor
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Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

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Tendências no varejo: envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

O uso da tecnologia combinada a outras transformações na sociedade vinham modificando, de maneira natural, os padrões e formas de consumo. Mas desde que a crise sanitária se instalou em 2020, parte dessas mudanças foram aceleradas em vários segmentos do mercado, em especial no varejo, que precisou se adaptar para continuar crescendo. Os canais digitais, por exemplo, se fortaleceram e determinaram o que se espera do futuro deste setor à medida que consumidores foram obrigados a se distanciar de pontos de venda físicos.

Desde então, é cada vez maior o número de empresas que passaram a utilizar tecnologias de big data e inteligência artificial, com o objetivo de gerar insights confiáveis aos processos de tomada de decisão de compra. Contudo, para além do momento atual, o varejo tem investido em inovação acompanhada de soluções que procuram resolver problemas práticos e reais do dia a dia empresarial, entre os quais:

  • Alta conversão de vendas;
  • Aumento da agilidade nas operações;
  • Maior qualidade no atendimento ao consumidor;
  • Aceleração dos processos operacionais;
  • Ampliação da interatividade com o cliente;
  • Melhoria na apresentação de produtos e serviços;
  • Marketing direcionado.

 

O valor da tecnologia

As tendências do varejo estão cada vez mais relacionadas ao uso da tecnologia para acelerar processos e melhorar a experiência de compra do cliente. De acordo com dados da High Tech Retail– estudo sobre as tendências para o varejo brasileiro – para os consumidores, os benefícios proporcionados pela tecnologia são comodidade (84%) e economia de tempo (83%).

A mesma pesquisa, realizada antes mesmo da pandemia, em 2019, revelou também que 80% dos entrevistados valorizam mais as empresas que utilizam tecnologia, sendo que 79% passam a recomendar os seus serviços, e 76% compram mais de marcas que investem em inovações tecnológicas.

 

Big Data no varejo

O uso desta tecnologia atualmente é fundamental para qualquer negócio. Para entender melhor, por meio da análise e coleta de dados é possível tomar decisões mais assertivas, e assim garantir os melhores resultados. Porém, existem diversas maneiras de utilizar as informações geradas pelos consumidores diariamente, entre as quais:

  • Personalização de ofertas

Certamente um dos principais usos do Big Data no varejo é a criação de ofertas personalizadas. A partir da captação de informações o varejista consegue, por exemplo, saber vários dados sobre os clientes, tais como ticket médio, produtos mais procurados em determinadas épocas; formas de pagamento mais usadas; aderência a promoções, entre outros.

Com este conjunto de dados, é possível elaborar ofertas especialmente pensadas para cada consumidor. Por exemplo, se um cliente constantemente compra shampoo, é possível oferecer promoções também de outros produtos correlatos.

  • Otimização do atendimento

Outra forma de uso de dados no varejo é a otimização do atendimento. Por meio da coleta de informações é possível entender o comportamento do cliente, desde o tempo médio que ele permanece na fila, até quais são os horários de pico.

Tais informações são extremamente relevantes ao empreendedor na hora de reorganizar o ponto de venda. Além disso, por meio delas adere-se a soluções que auxiliem na melhora do processo, como instalação de caixas rápidos, troco digital, totens de autoatendimento, entre outras soluções.

  • Pós-venda

Um dos maiores desafios dos varejistas é a fidelização. Afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores tornaram-se exigentes. O Big Data também pode ser útil nesse sentido.

Um exemplo é o cadastro para participar do programa de fidelidade do estabelecimento. Assim, toda a vez que fizer compras no local, os dados sobre seu padrão serão atualizados. Posteriormente, por meio de canais digitais, as ofertas são enviadas de acordo com seu perfil de interesse.

 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia desenvolvida para emular certas capacidades da cognição humana. Extremamente importante para as empresas dos mais variados segmentos, a ferramenta ajuda a solucionar problemas e a otimizar processos. Em meio a outras inovações tecnológicas, ela é um dos pilares da transformação digital.

No caso da gestão de estoque, a IA é um dos caminhos para melhorar os processos. O uso dela possibilita automatizar e centralizar as informações, evitando assim rupturas, excesso de volume local, entre outros problemas. Com uma visão mais estratégica de métricas, como os níveis ideais de produtos, os investimentos acabam sendo mais assertivos.

Outro uso da IA que tem ganhado cada vez mais relevância são os assistentes virtuais de atendimento ao consumidor. Trata-se de um robô virtual, utilizado para dar informações, tirar dúvidas e automatizar algumas etapas da navegação do cliente. Ele oferece uma solução quase imediata para a maioria dos pedidos e, de quebra, coleta dados para uma análise do perfil do cliente. Desde que a ferramenta foi criada, muitas empresas têm conquistado agilidade e eficiência nesse tipo de serviço.

Como pode ver a inovação pode ajudar a melhorar suas estratégias de venda e a experiência de compra de seus clientes e prospects. Para saber mais como a tecnologia de automação pode ser sua parceira, conheça as soluções da Sweda.

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