Autoatendimento proporciona autonomia e agilidade ao cliente nas compras
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Autoatendimento Smart Self: solução 3 em 1 que transforma jeito de comprar e de vender

Autoatendimento Smart Self: solução 3 em 1 que transforma jeito de comprar e de vender

Navegação Rápida

O autoatendimento é uma estratégia de vendas importante para o cenário do consumo atual, sobretudo principalmente porque as expectativas dos clientes em relação à eficiência no atendimento é uma preocupação crescente entre os consumidores.

Com o uso da tecnologia no autoatendimento, os clientes podem realizar transações, efetuar compras, resolver problemas a qualquer hora do dia ou da noite, sem depender de horários de atendimento e de interferências de funcionários. O mesmo pode ser feito nas lojas físicas. 

Além disso, o autoatendimento permite que as empresas atendam às necessidades dos clientes em um mundo cada vez mais digital. Neste conteúdo, você entenderá a importância dessa estratégia e como a Sweda pode ajudar o seu negócio. Acompanhe!

 

Autoatendimento e o crescimento da demanda

A tecnologia tem relação estreita com as relações atuais de consumo, pois as inovações tecnológicas impactam na forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Agora, além de um bom produto, o cliente deseja agilidade e autonomia na finalização das compras, tanto em lojas online quanto físicas. É aí que entra o autoatendimento. 

Como o nome indica, autoatendimento implica de o cliente resolver os processos da compra, mas sem interferência de outras pessoas. Por exemplo, efetuar pagamento sem se dirigir a um PDV tradicional faz parte dessa estratégia de atendimento. 

Em geral, o autoatendimento pode ser feito por meio de tecnologias que permitem que o cliente faça transações e processos sem a ajuda de um atendente, seja em lojas online, seja em lojas físicas.

No varejo, o autoatendimento pode ser implementado por meio de dispositivos como quiosques de autoatendimento e aplicativos móveis. Essas tecnologias permitem que os clientes façam pedidos, paguem por produtos e serviços, consultem informações sem precisar de ajuda de um funcionário da loja.

Um exemplo bem simples de autoatendimento pôde ser visto durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Alguns estabelecimentos colocavam totens com frascos de álcool 70%, assim, o próprio cliente fazia a higienização das mãos antes de entrar no estabelecimento sem precisar da ajuda de funcionários. 

De todo modo, o autoatendimento demonstra-se ser importante para aprimorar a experiência do cliente, principalmente na rapidez para finalização das compras. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 56% dos entrevistados afirmaram que prezam pela agilidade nos caixas ao comprar em lojas físicas.

 

Vale a pena implementar o autoatendimento?

O autoatendimento oferece benefícios importantes para as empresas, incluindo redução de custos, atendimento de excelência e melhoria da experiência do cliente. No entanto, é importante que as empresas implementem essas ferramentas e métodos de maneira estratégica para garantir que atendam às necessidades dos clientes e do negócio. 

 

Benefícios do autoatendimento para lojistas

Diminuição da desistência de compras

Segundo a Opinion Box, 58% dos entrevistados relataram que a fila nos caixas é um dos motivos para desistência da compra, acarretando em perdas de vendas para o estabelecimento.

Porém, os caixas de autoatendimento são mais rápidos que um caixa convencional, garantindo agilidade no checkout e diminuição das filas

 

Proporciona experiência do cliente positiva 

O consumidor que consegue realizar e finalizar as compras com agilidade, comodidade e menor tempo de espera tende a ter uma experiência positiva com a marca, tornando-o cliente fiel, que indica a empresa para outras pessoas. Ou seja, uma experiência positiva do cliente pode diferenciar a empresa dos concorrentes e torná-la mais atraente.

 

Agilidade no atendimento 

Mais uma vez, a agilidade é um diferencial do autoatendimento, e deve ser considerada pelo varejista. Afinal, 57% dos consumidores prezam pelo atendimento rápido, segundo levantamento da Opinion Box. 

 

Otimização de espaço no PDV

O ponto de venda convencional precisa ter espaço para acomodar a esteira, CPU, máquina de dinheiro, cadeira do atendente e demais equipamentos. Porém, um caixa de autoatendimento, por exemplo, ocupa menos espaço. 

Geralmente, as soluções incluem balança, emissor de nota fiscal, gancho com sacolas para facilitar o autoatendimento, tudo otimizado Com isso, a loja otimiza o layout e poderá colocar uma quantidade maior de acessórios, diferentemente de como acontece no PDV convencional. 

 

Redução de custos

O uso de tecnologias de autoatendimento pode reduzir os custos de mão de obra, permitindo que a empresa direcione os recursos financeiros para áreas importantes para o sucesso do negócio.

 

Autoatendimento, Self Order ou Self Checkout: conheça o Smart Self

Autoatendimento proporciona autonomia e agilidade ao cliente nas compras

Como citado neste conteúdo, uma das tecnologias de autoatendimento é o equipamento que permite que o cliente realize o pagamento das compras. Pensando em atender a demanda de empresas que desejam oferecer autonomia aos  consumidores, a Sweda projetou o Smart Self, solução de automação comercial 3 em 1:

  • Pode ser usado em todos os segmentos;
  • Proporciona redução de filas e tempo de espera do cliente, contribuindo para maior experiência e agilidade na compra;
  • Homologada com as principais Software Houses do Brasil;
  • Módulos inteligentes e tamanho reduzido em até 50%;
  • Inovador Sistema de Segurança por Imagem (SSI);
  • Estrutura ideal para pedestal, parede ou balcão;
  • Possibilidade de personalização com a marca;
  • Composto por tela Touch Screen, leitura 2D (QR Code) e impressora térmica.

 

5 dicas de como implementar o self checkout no seu negócio

  1. Antes de eliminar os canais tradicionais de atendimento, a empresa precisa fazer um período de teste para avaliar a recepção da nova tecnologia pelos clientes;
  2. É importante avaliar o layout do estabelecimento para definir os melhores locais para a instalação das soluções de autoatendimento;
  3. O sistema de autoatendimento precisa ser intuitivo para o cliente conseguir realizar todos os processos sem auxílio de terceiros;
  4. É importante escolher sistema de tecnologia com tecnologia antifraude;
  5. Funcionários precisam estar disponíveis para auxiliar os clientes com eventuais problemas. Nesse caso, é necessário oferecer capacitação necessária.

A Sweda tem a expertise de uma empresa que está desde 1933 no mercado de automação comercial. Ao longo desses anos, as Soluções foram modernizadas para acompanhar o que há de moderno na automação comercial e garantir o sucesso do seu negócio. Acesse o site e conheça todas as soluções.

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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