Explorar

Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória
/
/
/
Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória 

Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória 

Navegação Rápida

O ano de 2023 é de fato bastante especial para a trajetória da Sweda, pois é quando a empresa completa com muito orgulho 90 anos de história, sempre em constante aprimoramento e de olho em soluções inovadoras e cada vez mais completas. 

Neste artigo Sweda 90 anos você ficará sabendo um pouco mais sobre essa longa e próspera jornada e como a empresa chegou até aqui como uma referência nacional e internacional em automação comercial. Acompanhe!

 

Sweda 90 anos: início da trajetória

A história da Sweda se inicia na Suécia na década de 1930, com um homem chamado Birger Hogfors, chefe técnico em uma fábrica de caixas registradoras de um só totalizador. 

Por seu profissionalismo, ele recebeu o encargo de achar um método para equipar a máquina com dois totalizadores, ao invés de um. E foi quando Birger teve uma excelente ideia: um mecanismo de dezenas, totalmente novo, obtendo posteriormente patente internacional.

Em 1932, Birger abandonou a empresa e procurou um sócio, estabelecendo contato com John Gronberg. Em 1936, Hogfors fundou a sociedade e a denominou Svenka Kassaregister AB (Cia. Sueca de Máquinas Registradoras). Pouco tempo depois, venceu a sociedade para a firma de telefones LM Ericsson. 

Com isso, o capital social da empresa aumentou e a partir daí uma série de acontecimentos provocaram uma acelerada escala rumo ao sucesso nos negócios.

De 1937 a 1939, a produção em série começou, seguida da entrega das primeiras máquinas. A organização com subagentes na Suécia foi criada, e foram abertos mercados para exportação como Dinamarca, Noruega, França, África do Sul e EUA. 

John Gronberg assumiu o posto de Diretor Geral em 1939, e Anders Thustrup foi nomeado Gerente de Vendas. Thustrup, ao perceber que os subagentes vendiam pouco, os substituiu por vendedores mais antigos, incrementando as vendas. Já em 1942, a empresa mudou seu nome para LM Ericssons Kassaregister AB. 

 

Sweda 90 anos: Casa Rio Prata S/A

Em âmbito nacional, a história da Sweda se inicia em março de 1933, por meio da Casa Rio Prata S/A, empresa dedicada à prestação de serviços. 

Dez anos depois, começou a comercializar caixas registradoras e outros artigos para escritório, tornando-se a distribuidora exclusiva dos produtos Sweda no Brasil em 1949 e líder de mercado no setor de caixas registradoras mecânicas. 

Em 1975, a Sweda Sistemas Eletrônicos da Amazônia foi criada a convite do governador do Estado do Amazonas, proporcionando novo impulso aos produtos da empresa. A partir de então, a empresa percebeu a necessidade de atualizar o mercado de caixas registradoras, usando recursos da informática. 

No ano de 1983 surgiu a Sweda Informática LTDA, em São Paulo, desenvolvendo equipamentos de Automação Comercial a partir de tecnologia nacional.

Hoje, a empresa tem como foco principal a automação comercial, buscando agilizar e aumentar a confiabilidade das informações sobre sistemas de compra, venda e estoque. Para isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados nas áreas de eletrônica e informática, traduzindo as tendências mundiais para a realidade brasileira. 

 

Foco em tecnologia e inovação

Durante sua trajetória, a Sweda acumulou expertise e prestígio a ponto de se tornar referência na produção de soluções para o varejo , sendo reconhecida por seu alto padrão de qualidade e avanços tecnológicos. 

Outra importante marca deixada pelos 90 anos de história da Sweda é seu inabalável compromisso com a inovação e a modernização de seu catálogo, a fim de garantir a satisfação dos clientes e a excelência nos serviços. 

Por isso, com o objetivo de manter-se sempre atualizada, a Sweda investe constantemente em tecnologia e inovação. 

A empresa administra um Centro de Desenvolvimento de Software e Hardware, além de laboratórios de eletrônica e teste, onde são realizados testes rigorosos em todos os produtos antes de serem disponibilizados no mercado.

E foi dessa forma que a Sweda desenvolveu e aprimorou novas tecnologias, como, por exemplo, sistemas de TI, balanças eletrônicas, computadores e impressoras, sistema integrado de controle de estoque e sistema de acompanhamento de vendas.

 

Sweda e o reconhecimento nacional

Em seus 90 anos de trabalho, a Sweda conquistou o mercado nacional, sendo a única marca de equipamentos de varejo no Brasil presente em todas as suas fases, da antiga máquina registradora mecânica aos modernos terminais PDV.

A Sweda também está comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em 2020, a empresa lançou o projeto Sweda Verde, que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental de seus produtos e processos, além de incentivar a reciclagem e o descarte correto de equipamentos eletrônicos.

Já em 2023, ano da Sweda 90 anos, a empresa acumula uma série de prêmios e reconhecimentos, como o Prêmio Top of Mind de RH, o Prêmio Revenda Nota 10 e o Prêmio Melhores Fornecedores para RH.

 

A Sweda segundo seus colaboradores

Além disso, a Sweda é uma empresa que valoriza seus colaboradores e busca oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro. A empresa tem um programa de treinamento e desenvolvimento para seus funcionários, além de ações para promover a diversidade e inclusão. 

“O grande diferencial da Sweda é que se trata de uma empresa com foco no cliente, então por conta disso a gente possui um atendimento humanizado, dedicado e sempre preocupado em oferecer a melhor solução e os melhores produtos e serviços para os seus clientes”, explica Osder. 

Para Fernando, “na medida que vão surgindo novas tecnologias, a Sweda se antecipa e acaba inovando todo o seu processo de automação comercial e informatização dentro do padrão mundial”.

“A Sweda representa motivação, pois nesses 90 anos nós percebemos a perseverança e o cuidado em cada detalhe. É um desafio a cada dia” conta Anny Beatriz. “Aqui é um ambiente muito tranquilo e motivador, onde trabalhamos também com as outras áreas como comercial e vendas. Um auxilia o outro. É um ambiente maravilhoso de se trabalhar”, ressalta a colaboradora.

Já para a Cristiana, que trabalha há 23 anos na Sweda, o diferencial da Sweda é a qualidade dos nossos produtos. “Nossa marca é uma empresa valorosa, sólida e confiável”, afirma.

“Trabalhar na Sweda tem sido uma grande experiência e também um desafio. Mas o desafio me fez crescer aqui dentro”, diz Lucas, há pouco mais de sete anos na Sweda. 

“São anos de aprendizado com erros e acerto. Posso dizer hoje que eu cresci como pessoa e profissionalmente. e a Sweda representa pra mim sentimento de gratidão por fazer parte do time e pelas conquistas pessoais e profissionais que eu adquiri até hoje”, conta Rosiane, que trabalha na empresa há 14 anos. “A Sweda é uma empresa séria de princípios e valores, que acredita no que faz”.

Com uma trajetória de sucesso e inovação, a Sweda se consolida como uma referência no mercado de automação comercial no Brasil e no mundo. Parabéns pelos 90 anos de história e que venham muitos mais anos de sucesso e crescimento!

 

Sweda Automação Comercial

Que tal aprimorar a jornada de compra do seu cliente e conquistar e fidelizar um público para seu empreendimento com soluções adequadas ao que há de mais contemporâneo no âmbito da automação comercial?

Para isso, conte com a Sweda, que acumula nove décadas de profissionalismo, reconhecimento e dedicação em automação comercial, e por isso quer sempre oferecer um sistema de vendas e gestão completo e de fácil assimilação, para que você foque justamente no que de fato importa.

Atualmente, são mais de 2 milhões de pontos de venda instalados em operação e mais de 1,8 milhão de comércios automatizados que contam com soluções e serviços Sweda em todo o Brasil.

Sweda 90 anos: soluções para o seu negócio é aqui, na pioneira no mercado de automação comercial brasileiro. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados