A automação comercial auxilia na redução de custos operacionais
/
/
/
Como reduzir custos operacionais implantando automação comercial em seu negócio

Como reduzir custos operacionais implantando automação comercial em seu negócio

Navegação Rápida

A gestão de um negócio envolve diversas atividades, entre elas, o controle dos custos operacionais. É preciso ter planejamento para aplicar estratégias que aumentem a rentabilidade, mas sem diminuir a qualidade do serviço prestado ao consumidor. 

No varejo, há diversas formas de diminuir os custos operacionais como, por exemplo, utilizando soluções de automação comercial para agilizar o atendimento e evitar retrabalho. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que são custos operacionais?

Os custos operacionais englobam todos os gastos necessários para uma empresa funcionar, divididos em fixos e variáveis. Essas despesas são fundamentais para manter a organização de pé, por isso, precisam ser quitadas mesmo que não haja lucro no mês.

Custos fixos são as despesas que não mudam, mesmo em momentos nos quais há queda nas vendas. Já os custos variáveis são os que alteram conforme a atividade da empresa, ou surgem devido a emergências que não estavam previstas. 

Entre os custos operacionais fixos, estão:

  • aluguel do espaço físico;
  • salário dos funcionários;
  • contas de energia elétrica, internet, água, telefone etc;
  • materiais de escritório;
  • material de limpeza;
  • aluguel de máquina de cartão.

 

Já entre os exemplos de custos operacionais variáveis, estão:

  • manutenção de equipamentos,
  • marketing;
  • bonificação para os funcionários;
  • reforma de emergência nas instalações físicas da empresa;
  • logística;
  • comissão de vendas.

 

Benefícios da redução de custos operacionais

Nem todos os custos operacionais podem ser reduzidos por completo, no entanto, é possível reduzi-los de maneira que maximize os lucros. Afinal, em tempos de crise, é fundamental ter estratégias para deixar o fluxo de caixa positivo. Do contrário, o varejista poderá comprometer a saúde financeira do negócio. 

Contudo, a redução de custos emocionais não pode afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Isso é possível, por exemplo, ao trocar os equipamentos eletrônicos por modelos com melhor eficiência energética implantada na conta de energia elétrica. 

Ao reduzir os custos, o varejista terá um cenário positivo para fazer investimentos para melhorar o negócio, como utilizar estratégias para automação comercial. Consequentemente, melhor será a experiência de compra do cliente, ajudando a elevar o lucro e fidelizar o consumidor.

Além disso, reduzir custos operacionais significa diminuir o preço cobrado pelo produto e/ou serviço, melhorando a precificação. Com menos despesas, o varejista não precisa repassar todos os gastos aos consumidores. Essa estratégia atrai consumidores que buscam preços atrativos, mas que também prezam pela qualidade. 

 

Como reduzir custos operacionais?

Objetos de educação financeira e economia

Primeiramente, é necessário conhecer todos os custos do negócio, para entender quais despesas recebem um maior investimento financeiro. Com isso, será possível identificar gastos desnecessários que podem ser cortados ou diminuídos

A redução de custos operacionais pode acontecer também com o aumento da produtividade dos funcionários. Isso porque, ao automatizar processos por meio da tecnologia, o negócio ganha agilidade e otimização de tempo para que os funcionários possam direcionar os esforços em outras atividades.

Um exemplo disso está em um PDV que não utiliza automação. Caso o estabelecimento tenha longas filas, com poucos operadores de caixa e sem terminais de self checkout, maiores são as chances de o consumidor desistir da compra por não querer encarar a fila. Isso significa, então, menos vendas.

Outra maneira de reduzir gastos no varejo é buscar fornecedores com melhor custo-benefício, com melhores condições de pagamento e, também, que ofereçam descontos para compras em larga escala. Além disso, é preciso avaliar quais produtos têm pouca saída de estoque e reduzir a aquisição desse item nas próximas compras. 

 

Como reduzir custos operacionais com automação comercial

A automação comercial utiliza tecnologia para otimizar diversos processos no varejo, principalmente em atividades operacionais e repetitivas. Por meio de ferramentas tecnologias, é possível agilizar e padronizar tarefas, mas comprometer a qualidade do serviço prestado.

Para reduzir os custos operacionais, é possível instalar terminais de autoatendimento, medida que ajuda a diminuir filas no PDV. Como consequência, melhora a experiência do cliente, fidelizando-o, além de dispensar a necessidade de aumentar o quadro de funcionários.

Outra maneira de reduzir custos com automação comercial é instalando terminais de consulta de preço nos corredores do estabelecimento. Este tipo de solução facilita a experiência do cliente na loja, além de evitar deslocar funcionários apenas para informar os preços aos consumidores.

Até o departamento pessoal pode ser otimizado com a utilização de equipamento de sistema de pontos para contabilização do horário de trabalho. Esses e outros itens conferem ao atendimento mais celeridade, seja na emissão de nota fiscal, na entrega do troco ou em outras operações. No fim, agilidade é sinônimo de mais vendas

 

Soluções de automação comercial Sweda

Com mais de 1,8 milhões de comércios automatizados, a Sweda é especialista em oferecer soluções de automação comercial para diversos segmentos e tamanhos. Do ramo alimentício, passando por estabelecimentos de decoração e lojas de conveniência, temos um equipamento ideal para a otimizar e facilitar a gestão comercial do seu negócio. 

Conheça, a seguir, três modelos de soluções de automação comercial da Sweda. 

 

Terminal de consulta de preço

O terminal de consulta de preço, como o próprio nome indica, serve para conferir o valor dos itens. Para isso, o cliente posiciona o código de barras do produto em um feixe de luz, e por meio de uma tela, apresenta todas as informações da mercadoria. 

Autonomia e praticidade estão entre as vantagens dessas soluções. Além disso, o varejista não precisa se preocupar em disponibilizar funcionários apenas para informar os preços dos itens comercializados no estabelecimento.

 

ECD-1200

O ECD-1220 é o terminal de consulta preferido pelo atacarejo no Brasil, presente nas maiores redes varejistas. Por ser o mais robusto da categoria, possui software interno que realiza a leitura dos códigos de barras danificados.

  • Consulta rápida de informações dos produtos;
  • Função coletor de dados;
  • Fácil integração com qualquer software;
  • Robusto e reparado para todos os ambientes do varejo;
  • Opções wireless.

 

Autoatendimento 

Ideal para self checkout, as soluções de autoatendimento estão entre as tendências no varejo. Essa solução possibilita que o cliente finalize a compra, consulte preços, entre outras ações, com total autonomia e praticidade. 

 

MOBOX® ONIX

O MOBOX® ÔNIX é a solução completa para autoatendimento. Possui tela touchscreen 10”, design moderno, impressora integrada, com opcional de pedestal ou suporte de mesa. Arquitetura de software compatível com sistema operacional Android ou Windows. 

Ideal para aplicações como:

  • Autoatendimento no varejo em geral;
  • Cadastro de promoções em shoppings;
  • Check-in em eventos e feiras;
  • Emissão de cupom de sorteios, vouchers etc;
  • Pesquisas de satisfação e ações de marketing;
  • Gerenciamento de filas, emissor de senhas e recibos.

Acesse o site da Sweda e confira todas as soluções de automação comercial que podem otimizar os processos do seu negócio. 

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados

Imagem com ícones da tecnologia 5G
Inovação

Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

A tecnologia 5G tem se destacado como um dos avanços mais significativos dos últimos anos na área da inovação, proporcionando benefícios e possibilidades para diversas áreas, incluindo a automação comercial. Com velocidades de conexão mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede, o 5G promete revolucionar a maneira como os estabelecimentos comerciais operam e se conectam com seus clientes. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura e conheça a Sweda.   Tecnologia 5G: como funciona? O 4G revolucionou a internet no mundo ao tornar o acesso a equipamentos digitais mais rápido que a anterior 3G. Contudo, a chegada da tecnologia 5G eleva este patamar, sobretudo no varejo. No Brasil, está disponível desde julho de 2023 nas principais cidades do país.  A internet 5G é a quinta geração de redes móveis que sucede à tecnologia 4G. Ela representa um avanço significativo em termos de velocidade de conexão, capacidade de transmissão de dados e latência reduzida. Isso porque a velocidade de navegação da internet 5G é cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a anterior, que está em torno de 17,1 megabits por segundo. Em alguns casos, essa diferença pode chegar a ser 100 vezes maior, dependendo da região e da prestadora do serviço.  Para exemplificar, um usuário poderá baixar um filme com a tecnologia 5G em cerca de 60 segundos. Além disso, apresenta melhor cobertura e maior estabilidade de conexão, mesmo em áreas menos povoadas e com pouca estrutura de internet. Isso garante uma experiência estável, mesmo em locais com muitos usuários conectados. Com isso, a expectativa é que a tecnologia promova uma inovação na indústria, nos carros autônomos, nos ambientes de realidade virtual e, até mesmo, na medicina – afinal, será possível a realização de consultas e cirurgias de maneira remota.   Há benefícios também para o varejo, sobretudo por aprimorar a Internet das Coisas (IoT), sistema de interconexão digital de objetos físicos, dispositivos, veículos e outros itens por meio de sensores, software e redes de comunicação.   Qual a importância do 5G? A demanda por conexão cresce a cada ano, no entanto, a internet 4G não dava conta da quantidade de dispositivos que precisam estar conectados à internet. Isso sem contar na alta carga de informações que sistemas complexos como, por exemplo, as smart cities e o Metaverso.  Nesse sentido, o 5G, com alta velocidade e baixa latência, promete otimizar esses e outros processos, aumentando a qualidade e diminuindo o delay na transmissão de dados. Assim, milhares de equipamentos podem estar conectados à mesma rede, sem interferir na qualidade do serviço – por causa disso, significa uma inovação na Indústria 4.0.   Saiba quais os benefícios do uso da tecnologia 5G Velocidade de download e upload O 5G oferece velocidades de download mais rápidas em comparação com o 4G. Enquanto o 4G pode oferecer velocidades típicas de download de cerca de 20-100 Mbps, o 5G pode atingir velocidades teóricas de vários gigabits por segundo (Gbps).  Essa velocidade esperada permite transferências de arquivos mais rápidas, streaming de vídeos em alta definição sem interrupções e downloads instantâneos de aplicativos e conteúdos.   Menor tempo de latência A latência é o tempo que leva para os dados percorrerem uma rede de um ponto a outro. Enquanto o 4G geralmente tem uma latência de cerca de 30-50 milissegundos (ms), o 5G pode oferecer latência de menos de 10 ms, e até mesmo tão baixa quanto 1 ms em alguns casos. Com isso, a baixa latência permite uma resposta mais rápida e em tempo real para as aplicações, o que é essencial para tecnologias como carros autônomos, realidade virtual e automação de processos.   Maior capacidade de rede O 5G utiliza uma faixa de frequência mais ampla, incluindo frequências mais altas (ondas milimétricas), permitindo uma maior capacidade de rede em comparação com o 4G. Com mais espectro disponível, o 5G permite mais dispositivos conectados simultaneamente, sem comprometer a velocidade ou qualidade da conexão.   Tecnologias avançadas O 5G usa tecnologias de antena avançadas, como beamforming e massive MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), para direcionar o sinal de forma mais eficiente. Isso resulta em uma cobertura de sinal mais ampla e melhor qualidade, além de permitir uma comunicação mais rápida e estável. Automação comercial: o futuro do varejo é agora   Como a internet 5G beneficia o varejo?    Melhoria na experiência do cliente Com a velocidade e a latência reduzida do 5G, as lojas do varejo podem fornecer experiências mais interativas e imersivas para os clientes. Isso inclui Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) aprimoradas para o Varejo 4.0, permitindo que os clientes experimentem produtos ou realizem serviços antes de comprá-los.  Além disso, as lojas podem implementar tecnologias como espelhos inteligentes, assistentes virtuais e caixas de autoatendimento mais rápidos e interativos.   Pagamentos móveis sem contato Com a alta velocidade e segurança da tecnologia 5G, os pagamentos móveis e sem contato podem se tornar mais rápidos e confiáveis. Isso permite que os varejistas ofereçam opções de pagamento diversificadas, como carteiras digitais e pagamentos por meio de dispositivos wearables. Esse processo pode ser feito por causa do NFC, tecnologia de radiofrequência que permite o pagamento por aproximação. Tudo acontece de maneira instantânea e segura, melhorando a experiência de compra dos clientes.    Maior velocidade e capacidade de rede A internet 5G oferece velocidade de conexão muito mais rápida e maior capacidade de rede, em comparação com as gerações anteriores, como o 4G. Isso permite que as lojas processem transações mais rapidamente, executem processos automatizados e reduzam o tempo de espera em diversas situações.    Automação de processos  Desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque, a chegada da tecnologia 5G possibilita a automação em diversos processos. Com isso, a marca ganha em lucratividade, afinal, será possível reduzir custos operacionais nessas áreas, bem como ter rapidez e otimização nas atividades.  A automação muitas vezes envolve uma rede complexa de sensores e dispositivos IoT interconectados. Com o 5G, a capacidade de rede expandida e a baixa latência permitem uma

Leia mais
Inovação

Automação de processos mantém ponto comercial mais competitivo

A automação de processos permite que tarefas sejam executadas automaticamente, com pouca ou nenhuma intervenção humana. No varejo, auxilia o negócio em diversas frentes, desde a gestão financeira, até no atendimento ao cliente no PDV. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e a aumentar a satisfação do cliente. Por causa disso, precisa fazer parte dos processos de trabalho de todo negócio que deseja ter sucesso em um mercado consumidor cada vez mais competitivo. Leia este artigo para saber um pouco mais sobre a importância da automação comercial nos tempos atuais.   Automação de processos nos dias atuais A pandemia influenciou os hábitos de consumo, sobretudo no que se refere a possibilidade de realizar compras com agilidade e segurança. Nesse sentido, a automação de processos comerciais permite que as empresas automatizam tarefas rotineiras e repetitivas, o que economiza tempo de trabalho. Não há dúvidas de que a tecnologia impactou fortemente a automação de processos no varejo, afinal, a transformação digital permite que as empresas possam reduzir a ocorrência de erros humanos, melhorar a qualidade do trabalho e diminuir o retrabalho. Por exemplo, um sistema digital pode realizar emissão de notas fiscais e realizar o controle financeiro com pouca ou nenhuma interferência humana. Com isso, a empresa terá uma segurança maior em relação a eventuais problemas com a Receita Federal.  Além disso, as ferramentas e métodos utilizados na automação de processos permite que a empresa alavanque os lucros. Como isso é possível? Por meio da experiência do cliente em um bom atendimento. Afinal, oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem. Nesse sentido, o atendimento no varejo pode ser aprimorado por meio de sistemas de autoatendimento que permitem que os clientes resolvam seus próprios problemas ou questões, sem a necessidade de interação humana. Por exemplo, utilizar quiosques PDV para realizar o pedido e efetuar o pagamento em estabelecimentos.   Leia também: Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo   Automação de processos e seus benefícios Redução de custos operacionais Minimização de erros nos processos Maior eficiência nas tarefas repetitivas  Melhorar a experiência do cliente antes, durante e depois das compras Permite um melhor controle de estoque e nas prateleiras da loja   Automação de processos e o setor comercial: principais tendências Não há dúvidas que a tecnologia é uma aliada na automação comercial, por isso, precisa fazer parte dos processos no varejo.   Inteligência artificial  A inteligência artificial (IA) está cada vez mais comum em sistemas de automação de processos. Essas tecnologias podem ajudar as empresas a automatizar tarefas complexas, como análise de dados e tomada de decisões, além de melhorar a eficiência e a precisão nas tomadas de decisão. No varejo, a IA pode ser empregada para entender o comportamento do cliente e, dessa maneira, produzir sistemas que aprendem à medida em que o consumidor o utiliza – ou seja, a junção com o machine learning, outro conceito de tecnologia também pode fazer parte da automação de processos.   Internet 5G A internet 5G pode chegar a uma conexão 10 vezes mais rápida que a 4G, o que favorece na velocidade com que as informações podem ser transmitidas e coletadas. Além disso, a estabilidade é maior que a anterior. Entre as possibilidades de uso está a Internet das Coisas (IoT), tecnologia que possibilita que objetos e dispositivos conectados à internet e que são capazes de coletar dados e efetuar ações. Por exemplo, sensores podem identificar quando um cliente entra em estabelecimento.   Equipamentos com múltiplos meios de pagamento Máquinas de pagamento com múltiplas opções é uma tendência para a automação no varejo, sobretudo as que oferecem pagamento por aproximação. Afinal, a forma como as pessoas finalizam as compras mudou, e agora o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado, ao contrário dos meios de pagamento mais tecnológicos.  Automação comercial: O futuro do varejo é agora   Soluções Sweda para automação de processos A Sweda é especialista em automação de processos para estabelecimentos de varejo. A seguir, conheça algumas soluções:    Soluções de autoatendimento O autoatendimento é uma estratégia de automação de processos no varejo que aprimora a experiência do cliente, sobretudo pela autonomia proporcionada ao consumidor. A Sweda tem duas soluções que podem ser usadas para essa finalidade: Smart Self Mobox Onix   SAT fiscal O SAT FISCAL SS-2000 Sweda é a melhor opção em Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) do mercado, com menor índice de defeito da categoria.  Essa Solução Fiscal tem a função de gerar, autenticar e armazenar cupons fiscais eletrônicos e os transmitir diretamente à Secretaria da Fazenda: alta velocidade na transmissão de cupons; fácil de instalar com a tecnologia Plug&Play; duas portas de rede com Switch integrado; alta capacidade de armazenamento de cupons para que suas vendas não parem na falta de internet; rede/ethernet.   Terminal de consulta Os terminais de consulta auxiliam os clientes que desejam verificar o valor dos produtos, sem precisar do auxílio de funcionários. Entre as opções, a Sweda oferece o ECD-90, presente nas maiores redes varejistas do País. Ele possibilita: recurso de voz; espaço para publicidade multimídia; pesquisa de satisfação; produtos relacionados; doações; impressão de cupons de desconto; emissão de senhas; impressão de receitas; sorteios.   Soluções touch As soluções touch são uma inovação tecnológica que a Sweda traz para o varejo a fim de facilitar vários processos para os lojistas e melhorar a experiência do cliente. A Sweda desenvolveu o SPT 2500 i3, projetado para aplicações em ponto de vendas, ponto de interação com o cliente, ponto de serviços e quiosques do segmento do varejo em geral.  O design compacto une alta performance, economia de energia e variedade de opcionais para atender a qualquer demanda do varejo e aumentar a satisfação do cliente.   Conte com a Sweda para automatizar seu negócio Em 2023, a Sweda completa 90 anos revolucionando a automação no varejo, com soluções que aliam tecnologia com os novos hábitos de consumo

Leia mais
Empreendedorismo

Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

Leia mais