Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória
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Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória 

Sweda faz aniversário e celebra 90 anos de trajetória 

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O ano de 2023 é de fato bastante especial para a trajetória da Sweda, pois é quando a empresa completa com muito orgulho 90 anos de história, sempre em constante aprimoramento e de olho em soluções inovadoras e cada vez mais completas. 

Neste artigo Sweda 90 anos você ficará sabendo um pouco mais sobre essa longa e próspera jornada e como a empresa chegou até aqui como uma referência nacional e internacional em automação comercial. Acompanhe!

 

Sweda 90 anos: início da trajetória

A história da Sweda se inicia na Suécia na década de 1930, com um homem chamado Birger Hogfors, chefe técnico em uma fábrica de caixas registradoras de um só totalizador. 

Por seu profissionalismo, ele recebeu o encargo de achar um método para equipar a máquina com dois totalizadores, ao invés de um. E foi quando Birger teve uma excelente ideia: um mecanismo de dezenas, totalmente novo, obtendo posteriormente patente internacional.

Em 1932, Birger abandonou a empresa e procurou um sócio, estabelecendo contato com John Gronberg. Em 1936, Hogfors fundou a sociedade e a denominou Svenka Kassaregister AB (Cia. Sueca de Máquinas Registradoras). Pouco tempo depois, venceu a sociedade para a firma de telefones LM Ericsson. 

Com isso, o capital social da empresa aumentou e a partir daí uma série de acontecimentos provocaram uma acelerada escala rumo ao sucesso nos negócios.

De 1937 a 1939, a produção em série começou, seguida da entrega das primeiras máquinas. A organização com subagentes na Suécia foi criada, e foram abertos mercados para exportação como Dinamarca, Noruega, França, África do Sul e EUA. 

John Gronberg assumiu o posto de Diretor Geral em 1939, e Anders Thustrup foi nomeado Gerente de Vendas. Thustrup, ao perceber que os subagentes vendiam pouco, os substituiu por vendedores mais antigos, incrementando as vendas. Já em 1942, a empresa mudou seu nome para LM Ericssons Kassaregister AB. 

 

Sweda 90 anos: Casa Rio Prata S/A

Em âmbito nacional, a história da Sweda se inicia em março de 1933, por meio da Casa Rio Prata S/A, empresa dedicada à prestação de serviços. 

Dez anos depois, começou a comercializar caixas registradoras e outros artigos para escritório, tornando-se a distribuidora exclusiva dos produtos Sweda no Brasil em 1949 e líder de mercado no setor de caixas registradoras mecânicas. 

Em 1975, a Sweda Sistemas Eletrônicos da Amazônia foi criada a convite do governador do Estado do Amazonas, proporcionando novo impulso aos produtos da empresa. A partir de então, a empresa percebeu a necessidade de atualizar o mercado de caixas registradoras, usando recursos da informática. 

No ano de 1983 surgiu a Sweda Informática LTDA, em São Paulo, desenvolvendo equipamentos de Automação Comercial a partir de tecnologia nacional.

Hoje, a empresa tem como foco principal a automação comercial, buscando agilizar e aumentar a confiabilidade das informações sobre sistemas de compra, venda e estoque. Para isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados nas áreas de eletrônica e informática, traduzindo as tendências mundiais para a realidade brasileira. 

 

Foco em tecnologia e inovação

Durante sua trajetória, a Sweda acumulou expertise e prestígio a ponto de se tornar referência na produção de soluções para o varejo , sendo reconhecida por seu alto padrão de qualidade e avanços tecnológicos. 

Outra importante marca deixada pelos 90 anos de história da Sweda é seu inabalável compromisso com a inovação e a modernização de seu catálogo, a fim de garantir a satisfação dos clientes e a excelência nos serviços. 

Por isso, com o objetivo de manter-se sempre atualizada, a Sweda investe constantemente em tecnologia e inovação. 

A empresa administra um Centro de Desenvolvimento de Software e Hardware, além de laboratórios de eletrônica e teste, onde são realizados testes rigorosos em todos os produtos antes de serem disponibilizados no mercado.

E foi dessa forma que a Sweda desenvolveu e aprimorou novas tecnologias, como, por exemplo, sistemas de TI, balanças eletrônicas, computadores e impressoras, sistema integrado de controle de estoque e sistema de acompanhamento de vendas.

 

Sweda e o reconhecimento nacional

Em seus 90 anos de trabalho, a Sweda conquistou o mercado nacional, sendo a única marca de equipamentos de varejo no Brasil presente em todas as suas fases, da antiga máquina registradora mecânica aos modernos terminais PDV.

A Sweda também está comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em 2020, a empresa lançou o projeto Sweda Verde, que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental de seus produtos e processos, além de incentivar a reciclagem e o descarte correto de equipamentos eletrônicos.

Já em 2023, ano da Sweda 90 anos, a empresa acumula uma série de prêmios e reconhecimentos, como o Prêmio Top of Mind de RH, o Prêmio Revenda Nota 10 e o Prêmio Melhores Fornecedores para RH.

 

A Sweda segundo seus colaboradores

Além disso, a Sweda é uma empresa que valoriza seus colaboradores e busca oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro. A empresa tem um programa de treinamento e desenvolvimento para seus funcionários, além de ações para promover a diversidade e inclusão. 

“O grande diferencial da Sweda é que se trata de uma empresa com foco no cliente, então por conta disso a gente possui um atendimento humanizado, dedicado e sempre preocupado em oferecer a melhor solução e os melhores produtos e serviços para os seus clientes”, explica Osder. 

Para Fernando, “na medida que vão surgindo novas tecnologias, a Sweda se antecipa e acaba inovando todo o seu processo de automação comercial e informatização dentro do padrão mundial”.

“A Sweda representa motivação, pois nesses 90 anos nós percebemos a perseverança e o cuidado em cada detalhe. É um desafio a cada dia” conta Anny Beatriz. “Aqui é um ambiente muito tranquilo e motivador, onde trabalhamos também com as outras áreas como comercial e vendas. Um auxilia o outro. É um ambiente maravilhoso de se trabalhar”, ressalta a colaboradora.

Já para a Cristiana, que trabalha há 23 anos na Sweda, o diferencial da Sweda é a qualidade dos nossos produtos. “Nossa marca é uma empresa valorosa, sólida e confiável”, afirma.

“Trabalhar na Sweda tem sido uma grande experiência e também um desafio. Mas o desafio me fez crescer aqui dentro”, diz Lucas, há pouco mais de sete anos na Sweda. 

“São anos de aprendizado com erros e acerto. Posso dizer hoje que eu cresci como pessoa e profissionalmente. e a Sweda representa pra mim sentimento de gratidão por fazer parte do time e pelas conquistas pessoais e profissionais que eu adquiri até hoje”, conta Rosiane, que trabalha na empresa há 14 anos. “A Sweda é uma empresa séria de princípios e valores, que acredita no que faz”.

Com uma trajetória de sucesso e inovação, a Sweda se consolida como uma referência no mercado de automação comercial no Brasil e no mundo. Parabéns pelos 90 anos de história e que venham muitos mais anos de sucesso e crescimento!

 

Sweda Automação Comercial

Que tal aprimorar a jornada de compra do seu cliente e conquistar e fidelizar um público para seu empreendimento com soluções adequadas ao que há de mais contemporâneo no âmbito da automação comercial?

Para isso, conte com a Sweda, que acumula nove décadas de profissionalismo, reconhecimento e dedicação em automação comercial, e por isso quer sempre oferecer um sistema de vendas e gestão completo e de fácil assimilação, para que você foque justamente no que de fato importa.

Atualmente, são mais de 2 milhões de pontos de venda instalados em operação e mais de 1,8 milhão de comércios automatizados que contam com soluções e serviços Sweda em todo o Brasil.

Sweda 90 anos: soluções para o seu negócio é aqui, na pioneira no mercado de automação comercial brasileiro. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

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Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. 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A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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