A tecnologia proporciona diferentes meios de pagamento aos consumidores para além do dinheiro em espécie. Hoje, é possível pagar pela compra utilizando até mesmo um smartwatch. Por isso, conhecer as opções mais utilizadas é importante para que os donos de estabelecimentos não percam vendas.
Segundo a revista Exame, o nível de bancarização do Brasil é considerado alto. Isso significa que os brasileiros cada vez mais têm acesso a processos financeiros, principalmente mediados pela tecnologia.
No entanto, ainda é necessário oferecer meios de pagamentos não digitais, como dinheiro em papel e boleto bancário. Cabe ao estabelecimento entender quais os hábitos de consumo dos clientes e oferecer as opções que melhorem a experiência do cliente.
Quais são os principais meios de pagamento hoje no Brasil?
O Pix é, sem dúvidas, uma das opções mais utilizadas pelo brasileiro e, consequentemente, oferecido em diversos estabelecimentos. Saiba um pouco mais sobre ele e confira quais são os outros meios de pagamentos preferidos dos consumidores.
Pix
Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o meio de pagamento Pix é um dos mais utilizados no País — essa opção é exclusiva do Brasil, ou seja, não está disponível em outros países.
Segundo a Associação Brasileira de Bancos (Febraban), desde 16 de novembro de 2020, data em que a ferramenta começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro deste ano foram 26 bilhões de transações efetuadas no sistema financeiro.
Apenas nesse período, R$ 12,9 trilhões foram movimentados nas transações via Pix. Consequentemente, as lojas aceitam esse tipo de pagamento nas compras para não perder clientes. Hoje, até mesmo os ambulantes que trabalham nas areias da praia oferecem essa opção.
Uma das vantagens é a segurança, pois todas as transações acontecem por meio de mensagens digitais criptografadas. Mas a agilidade no processo é o que mais chama a atenção, pois o dinheiro cai na conta em questões de segundo — diferentemente do DOC da TED. E, claro, não cobra taxas.
Recentemente, uma nova versão do pagamento via Pix passou a fazer parte do cotidiano dos consumidores. É o Pix parcelado, no qual o cliente efetua o pagamento ao lojista pelo Pix, mas o saldo é descontado na conta do cliente e é feito em parcelas pelo cartão de crédito.
Cartão de crédito e débito
O cartão de crédito é um meio de pagamento mais antigo, mas que ainda faz parte dos hábitos de consumo. Apenas no 3º trimestre de 2022, essa modalidade movimentou R$ 527,6 bilhões em pagamentos. Além do uso tradicional, outras formas de pagamento no crédito cresceram no último ano.
Conhecido como Near Field Communication (NFC), o pagamento por aproximação caiu no gosto dos consumidores. Nessa modalidade, o cliente aproxima a câmera do smartphone na máquina de cartão, que efetua o desconto na conta do usuário. Ou seja, dispensam o uso do cartão físico.
Já o débito também é bastante utilizado pelos consumidores brasileiros que pagam à vista, apesar do crescimento do Pix. À prova disso é que R$ 240,5 bilhões em pagamentos foram feitos no débito entre junho e setembro de 2022, segundo pesquisa citada. Também é possível realizar a compra por aproximação pelo smartphone.
Dinheiro
Segundo uma pesquisa divulgada em 2022, 53,4% dos entrevistados afirmaram utilizar cédulas e moedas na hora de pagar as compras. Isso quer dizer que, mesmo com a digitalização dos meios de pagamento, o dinheiro em espécie ainda faz parte dos hábitos de consumo, sobretudo em lojas físicas e entre o público mais velho.
Afinal, há pessoas que ainda efetuam pagamento em espécie das contas de consumo, aplicativos de transporte ou em compras rápidas no supermercado. Nesse caso, é preferível que o PDV dos estabelecimentos conte com a tradicional gaveta de cédulas e moedas.
Carteiras digitais
As carteiras digitais funcionam como se fosse uma versão virtual da tradicional carteira. Nesse caso, aplicativos são utilizados para armazenar dados financeiros (cartão de crédito, débito, criptomoedas, entre outros) para pagamento de compras, que podem ser feitas por meio de smartwatch, celular ou computador.
O estabelecimento precisa ter equipamento que aceita pagamento por aproximação ou QR Code. Nesse caso, o lojista também precisa ter conta em um serviço de carteira digital para receber os valores. Segundo pesquisa da Opinion Box, quase metade dos entrevistados utilizaram esse meio de pagamento em 2022.
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Meios de pagamentos: soluções Sweda
Seja em uma rede de supermercados ou na padaria do bairro, é importante oferecer opções diversas de pagamento aos clientes. Do contrário, o estabelecimento poderá perder clientes pelo simples fato de o mesmo não conseguir pagar pelas compras.
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Atenta à diversificação dos pagamentos por parte dos consumidores, a Sweda oferece soluções de automação comercial para PDV que permitem o oferecimento de meios de pagamentos variados.
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