O mundo está mudando em um ritmo frenético. Tendências previstas para a próxima década entraram em nossas vidas em pouco mais de um ano. Da transformação da casa em um hub a adaptação à conectividade digital, em pouco tempo incorporamos hábitos e estilos de vida antes só imaginados.
Maior propulsor global de mudanças dos últimos tempos, a pandemia obrigou a sociedade, assim como as empresas a se adaptarem a uma nova realidade, que exige flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, criatividade.
O isolamento social, aos poucos, vem sendo quebrado, mas um “novo normal” surge daqui por diante. O ano de 2021 ainda mostra sinais de precaução, mas a economia em 2022 aponta oportunidades de recuperação.
A boa notícia é que, em tempos de crise, grandes novidades podem surgir. Algumas, inclusive, devem permanecer ao longo de 2022. Por isso, é preciso começar a pensar em novos produtos e experiências. Elas irão atender um novo tipo de consumidor – não importa o segmento – o mais importante é entender seus desejos a curto, médio e até longo prazo.
1- Convergência entre o físico e o digital
A Magalu foi pioneira no Brasil em implantar um modelo único e integrado, unindo o melhor da capilaridade das suas 1,3 mil lojas físicas com o seu e-commerce. O resultado é um poderoso marketplace. A Amazon, uma nativa digital, em um movimento aparentemente na contramão da tendência da transformação digital (TD), investe em lojas físicas com o AmazonGo e em livrarias como a Amazon Books. Busca também o modelo “Figital”. As melhores empresas são as que conseguem uma sinergia perfeita entre os dois mundos.
A nova realidade vai exigir que indústrias e empresas do varejo implementem estratégias de negócios para atingir o sucesso em 2022, confira quais!
2- Adoção de práticas ESG
Teremos mais demanda por energia renovável, consumo consciente, produtos saudáveis, distribuição de renda e apoio a comunidades. Por isso o ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”) deverá ser incorporado por todos os setores de uma empresa, da portaria à diretoria. Os consumidores estão buscando cada vez mais empresas que apresentam engajamento, posicionamento social e ações positivas de inclusão e diversidade.
3- Tecnologia na área tributária
Para seguir atendendo aos temas regulatórios, as empresas precisam ter uma estrutura onerosa com profissionais que não atuam na linha de frente (back office). Apesar de iniciativas de consolidação e eficiência operacional já terem sido implementadas, os setores tributário e fiscal demandam aceleração de adoção de tecnologia.
4- Foco na experiência do usuário
Experiência é um conceito abrangente e significa entregar muito mais do que o consumidor procura. Isso porque a compra de um produto ou serviço deve proporcionar sensações de encantamento e valorização durante todo o processo, incluindo o pós-venda.
5- Uso da Internet das Coisas
O uso da internet das coisas (IoT) por parte das empresas está mudando o mundo dos negócios. Os dispositivos de IoT registram e transferem dados para monitorar processos importantes, fornecem novos insights, aumentam a eficiência e permitem decisões com base em informações precisas. Trata-se de um caminho sem volta.
Transformações culturais
Para que as empresas consigam se destacar, no entanto, é mais do que necessário planejar toda a gestão do negócio. Uma análise do quadro macroeconômico e do que vem pela frente também pode fazer a diferença.
Há que se lembrar ainda, que são as ações práticas de negócio com propósitos integrados que geram legitimidade para o posicionamento de uma empresa. Sem essa intenção ou movimento, as marcas se tornam vulneráveis. Porque daqui em diante serão cada vez mais questionadas em todas as suas ações.
A Sweda, como sempre na vanguarda da tecnologia da automação, está preparada para toda e qualquer transformação. Mais do que isso, está pronta para ajudar pequenos e grandes empreendedores em toda a sua jornada de negócios.