Field Service: saiba o que é e quais seus principais benefícios
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Field Service: saiba o que é e quais seus principais benefícios

Field Service: saiba o que é e quais seus principais benefícios

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O termo field service, às vezes, pode passar algumas impressões erradas. E uma das principais é o pensamento de que se trata de algo com grande complexidade na execução. No entanto, logo você saberá que não é nada disso. 

A tradução do termo já diz bastante coisa, já que significa, literalmente, serviço de campo. Por isso, field service trata-se de quando o profissional vai até o cliente que está com problemas no seu equipamento — podendo ser em casa ou na empresa. 

Neste artigo, vamos te mostrar exatamente o que é, as melhores práticas e os diferenciais do field service Sweda na satisfação dos nossos clientes.

 

Field Service: o que é?

O cliente só tem a ganhar quando contrata serviços (ou compra produtos) de uma empresa que presta suporte Field Service.

 

Field Service é quando a prestadora de serviço, especialmente na área de Tecnologia, vai até o cliente solucionar alguma demanda — desde a mais básica, como instalação, até as mais complexas, como as de manutenção e substituição de peças. 

Aposto que você já ligou para a operadora de internet para pedir ajuda, recebeu orientações por telefone e tentou várias vezes, até pedir uma visita técnica. Aí está o serviço de campo.

Trata-se de uma facilidade para o cliente, diretamente relacionada à sua experiência e à qualidade de atendimento. E, ao mesmo tempo, é um desafio operacional e estratégico para a empresa. 

É importante que a empresa tenha estrutura e processos muito bem construídos para prestar o melhor atendimento, além de reduzir custos e otimizar as operações. 

Afinal, é um serviço especializado, que envolve diversas áreas, desde o atendimento até a gestão estratégica, por contar pontos para a imagem e reputação da marca.

 

O que precisa ter em uma operação de Field Service?

Toda operação Field Service precisa seguir alguns padrões de execução.

 

Esse serviço é cada vez mais comum nas empresas de Tecnologia da Informação e envolve execuções operacionais como: verificação, instalação, reparo, manutenção e cibersegurança. 

De forma simplificada, é a assistência técnica realizada no local onde o cliente está. E para oferecer um trabalho de qualidade, a empresa precisa estar atenta a pontos como treinamento e processos, como você verá a seguir.

 

Treinamento

É fundamental que os times envolvidos no atendimento de field service tenham treinamento assertivo para encontrar as melhores soluções. Afinal, é de extrema importância que o atendimento inicial consiga: 

  • identificar a demanda do cliente;
  • buscar uma solução adequada a ser realizada pelo cliente à distância e possíveis soluções alternativas;
  • se necessário, a partir disso, encaminhar ao técnico mais adequado;

O técnico, por sua vez, precisa ser devidamente capacitado para solucionar a demanda em questão. 

 

Processos de atendimento no field service

A partir dos treinamentos citados anteriormente, a equipe responsável terá as melhores condições para executar os principais processos e, se for necessário, encaminhar o caso ao field service. 

Assim, serão realizados os processos de captação de dados, análise de contrato e histórico de serviços realizados ao cliente

Tudo isso faz muita diferença. É somente através da clareza sobre as informações, ocorrências anteriores e questões contratuais que é possível posicionar ao cliente se ele, de fato, tem direito ao field service ou não. 

Como ocorre nas empresas de seguro residencial, por exemplo. Ao analisar a cobertura e os serviços realizados, o atendente explica se há tal cobertura ou não e qual o limite de solicitação para o serviço. Alguns reparos, por exemplo, são anuais. 

Outro processo importante é a abertura e agendamento das ordens de serviço. Com essa organização, a empresa consegue acompanhar as execuções, prazos e assim otimizar custos.

 

Processos de Gestão no field service

Existem alguns processos essenciais para uma boa gestão no field service. Veja abaixo quais são os principais. 

  • Distribuição geográfica e agendamento da equipe: é preciso ter clareza de quais técnicos foram deslocados a quais áreas. Dessa forma, é possível saber a possibilidade de mandar uma equipe imediatamente para resolver uma urgência ou de agendar — e, assim, verificar a data disponível conforme a necessidade do cliente.
  • Direcionamento da demanda ao profissional mais adequado: encaminhar o técnico com a capacitação mais específica ao cliente ajuda a manter a qualidade do atendimento e a imagem da empresa.
  • Estabelecer rotina de atendimento: ter um POP (procedimento operacional padrão), além de facilitar a rotina de atendimento à equipe, aumenta produtividade, diminui erros e gera confiança no cliente.
  • Acompanhamento das ordens de serviço: conferir as execuções, prazos e custos faz toda a diferença para as métricas de qualidade de atendimento.
  • Controle de estoque: a depender do tipo de serviço executado, as peças, equipamentos e softwares podem requerer solicitações a terceiros. Então, ter um controle eficiente do estoque diminui as chances de imbróglios que prejudiquem ou impeçam a realização do trabalho.

Há muitas nuances sobre processos de gestão no field service, mas digamos que, considerando o que falamos aqui, a empresa prestadora tem o que precisa para entregar um trabalho louvável.

 

Field Service da Sweda e seus benefícios

Profissionalismo e suporte omnichannel estão entre os benefícios do suporte da Sweda.

 

Com o suporte omnichannel, a equipe de field service da Sweda auxilia os lojistas nas dúvidas e dificuldades pelo site, e-mail e telefone. Além disso, conta com profissionais especializados para solucionar as dúvidas e fazer os ajustes necessários — um serviço completo para satisfação do cliente.

Tudo isso porque o objetivo da empresa é “transformar o varejo brasileiro oferecendo soluções completas de automação comercial, promovendo melhor controle, gestão e rentabilidade” no negócio dos clientes.

Através da prestação de um field service de qualidade, a Sweda estende a vida útil dos equipamentos comercializados com o cliente. Ou seja, a realização da venda, por si só, é apenas o início de um trabalho de prestatividade, bom atendimento e, resumindo, relacionamento de parceria.

Isso permite que o cliente economize, no final das contas. Ora, com o field service próprio da Sweda, a manutenção está garantida e, consequentemente, a loja economiza na troca desnecessárias de peças.

 

Conheça a Sweda

Desde 1933 a Sweda já instalou mais de 2 milhões de pontos de venda e automatizou mais de 1,8 milhão de comércios em todo o Brasil.

 

A Sweda oferece as melhores soluções para o seu negócio. Nosso atendimento possui alta qualidade ao longo de todas as etapas, desde o contato inicial e primeiras dúvidas até o suporte com field service especializado.

Com 89 anos de existência (desde 1933) e mais de 2 milhões de pontos de venda instalados, a Sweda tem a solução apropriada para modernizar a sua loja e lhe devolver o controle sobre estoque, pedidos e demais operações.

Saiba mais sobre a empresa, e conheça o melhor serviço e atendimento do mercado.

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Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. 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