Explorar

Imagem com ícones da tecnologia 5G
/
/
/
Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

Navegação Rápida

A tecnologia 5G tem se destacado como um dos avanços mais significativos dos últimos anos na área da inovação, proporcionando benefícios e possibilidades para diversas áreas, incluindo a automação comercial.

Com velocidades de conexão mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede, o 5G promete revolucionar a maneira como os estabelecimentos comerciais operam e se conectam com seus clientes. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura e conheça a Sweda.

 

Tecnologia 5G: como funciona?

O 4G revolucionou a internet no mundo ao tornar o acesso a equipamentos digitais mais rápido que a anterior 3G. Contudo, a chegada da tecnologia 5G eleva este patamar, sobretudo no varejo. No Brasil, está disponível desde julho de 2023 nas principais cidades do país. 

A internet 5G é a quinta geração de redes móveis que sucede à tecnologia 4G. Ela representa um avanço significativo em termos de velocidade de conexão, capacidade de transmissão de dados e latência reduzida.

Isso porque a velocidade de navegação da internet 5G é cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a anterior, que está em torno de 17,1 megabits por segundo. Em alguns casos, essa diferença pode chegar a ser 100 vezes maior, dependendo da região e da prestadora do serviço. 

Para exemplificar, um usuário poderá baixar um filme com a tecnologia 5G em cerca de 60 segundos. Além disso, apresenta melhor cobertura e maior estabilidade de conexão, mesmo em áreas menos povoadas e com pouca estrutura de internet. Isso garante uma experiência estável, mesmo em locais com muitos usuários conectados.

Com isso, a expectativa é que a tecnologia promova uma inovação na indústria, nos carros autônomos, nos ambientes de realidade virtual e, até mesmo, na medicina – afinal, será possível a realização de consultas e cirurgias de maneira remota.  

Há benefícios também para o varejo, sobretudo por aprimorar a Internet das Coisas (IoT), sistema de interconexão digital de objetos físicos, dispositivos, veículos e outros itens por meio de sensores, software e redes de comunicação.

 

Qual a importância do 5G?

A demanda por conexão cresce a cada ano, no entanto, a internet 4G não dava conta da quantidade de dispositivos que precisam estar conectados à internet. Isso sem contar na alta carga de informações que sistemas complexos como, por exemplo, as smart cities e o Metaverso. 

Nesse sentido, o 5G, com alta velocidade e baixa latência, promete otimizar esses e outros processos, aumentando a qualidade e diminuindo o delay na transmissão de dados. Assim, milhares de equipamentos podem estar conectados à mesma rede, sem interferir na qualidade do serviço – por causa disso, significa uma inovação na Indústria 4.0.

 

Saiba quais os benefícios do uso da tecnologia 5G

Velocidade de download e upload

O 5G oferece velocidades de download mais rápidas em comparação com o 4G. Enquanto o 4G pode oferecer velocidades típicas de download de cerca de 20-100 Mbps, o 5G pode atingir velocidades teóricas de vários gigabits por segundo (Gbps). 

Essa velocidade esperada permite transferências de arquivos mais rápidas, streaming de vídeos em alta definição sem interrupções e downloads instantâneos de aplicativos e conteúdos.

 

Menor tempo de latência

A latência é o tempo que leva para os dados percorrerem uma rede de um ponto a outro. Enquanto o 4G geralmente tem uma latência de cerca de 30-50 milissegundos (ms), o 5G pode oferecer latência de menos de 10 ms, e até mesmo tão baixa quanto 1 ms em alguns casos.

Com isso, a baixa latência permite uma resposta mais rápida e em tempo real para as aplicações, o que é essencial para tecnologias como carros autônomos, realidade virtual e automação de processos.

 

Maior capacidade de rede

O 5G utiliza uma faixa de frequência mais ampla, incluindo frequências mais altas (ondas milimétricas), permitindo uma maior capacidade de rede em comparação com o 4G. Com mais espectro disponível, o 5G permite mais dispositivos conectados simultaneamente, sem comprometer a velocidade ou qualidade da conexão.

 

Tecnologias avançadas

O 5G usa tecnologias de antena avançadas, como beamforming e massive MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), para direcionar o sinal de forma mais eficiente. Isso resulta em uma cobertura de sinal mais ampla e melhor qualidade, além de permitir uma comunicação mais rápida e estável.

Automação comercial: o futuro do varejo é agora

 

Como a internet 5G beneficia o varejo? 

 

Melhoria na experiência do cliente

Com a velocidade e a latência reduzida do 5G, as lojas do varejo podem fornecer experiências mais interativas e imersivas para os clientes. Isso inclui Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) aprimoradas para o Varejo 4.0, permitindo que os clientes experimentem produtos ou realizem serviços antes de comprá-los. 

Além disso, as lojas podem implementar tecnologias como espelhos inteligentes, assistentes virtuais e caixas de autoatendimento mais rápidos e interativos.

 

Pagamentos móveis sem contato

Com a alta velocidade e segurança da tecnologia 5G, os pagamentos móveis e sem contato podem se tornar mais rápidos e confiáveis. Isso permite que os varejistas ofereçam opções de pagamento diversificadas, como carteiras digitais e pagamentos por meio de dispositivos wearables.

Esse processo pode ser feito por causa do NFC, tecnologia de radiofrequência que permite o pagamento por aproximação. Tudo acontece de maneira instantânea e segura, melhorando a experiência de compra dos clientes. 

 

Maior velocidade e capacidade de rede

A internet 5G oferece velocidade de conexão muito mais rápida e maior capacidade de rede, em comparação com as gerações anteriores, como o 4G. Isso permite que as lojas processem transações mais rapidamente, executem processos automatizados e reduzam o tempo de espera em diversas situações. 

 

Automação de processos 

Desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque, a chegada da tecnologia 5G possibilita a automação em diversos processos. Com isso, a marca ganha em lucratividade, afinal, será possível reduzir custos operacionais nessas áreas, bem como ter rapidez e otimização nas atividades. 

A automação muitas vezes envolve uma rede complexa de sensores e dispositivos IoT interconectados. Com o 5G, a capacidade de rede expandida e a baixa latência permitem uma comunicação mais eficiente entre dispositivos e equipamentos.

 

Sweda 90 anos

Para contar com esse e outros benefícios no varejo, não basta apenas ter a tecnologia 5G. É preciso utilizar equipamentos e soluções de automação comercial tão ágeis e seguros quanto a nova geração de internet. Para isso, o seu estabelecimento pode contar com a Sweda. 

Há 90 anos no mercado, a Sweda é uma das maiores especialistas em automação comercial no Brasil, ao unir pioneirismo, tradição e tecnologia em soluções inovadoras voltadas para diferentes segmentos varejistas, para todos os tamanhos de empresa. 

Um exemplo disso é o terminal de consulta ECD-90, lançado especialmente para o aniversário de 90 anos da Sweda. O equipamento é ideal para aplicar estratégias de marketing de maneira eficiente, com recursos de voz, tela touch de alta definição e diversas possibilidades de interação com os clientes, como propagandas com vídeo, imagem e som. 

Além disso, o ECD-90 permite a impressão de senhas e cupons de desconto, a realização de pesquisas de satisfação, sorteios, doações, indicação de produtos relacionados e também conta com a tradicional consulta de preços. 

Que tal unir a inovação da tecnologia 5G com o pioneirismo e tradição da Sweda? Acesse o site e fale conosco.

 

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados