Inovação no varejo é sinônimo de evolução. Afinal, desde a pandemia, os hábitos dos consumidores e do mercado mudou em vários aspectos. Por isso, estar atento a todas as mudanças no consumo é ficar um passo à frente do seu concorrente.
Nós da Sweda sabemos o quão importante é se manter atualizado, principalmente num cenário cada vez mais competitivo. A reabertura do comércio, redução das restrições sanitárias e recuperação gradual do emprego são três fatores que impulsionam o desenvolvimento do setor.
Tanto é que o relatório Tendências 2022 para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul, feito pela KPMG, demonstra que 84% dos CEOs sul-americanos estão confiantes em relação ao crescimento do setor.
Portanto, você precisa estar antenado às maiores tendências e soluções da área varejista. É por isso que hoje trouxemos tudo o que você precisa saber para promover seu comércio e aumentar suas vendas.
Panorama de inovação do varejo
Quando se fala em inovação do varejo, um dos principais exemplos é a oferta de compras multicanal, ou seja: no online em paralelo ao offline. Segundo o Relatório do Varejo, feito pela Adyen, 85% dos entrevistados procuram estabelecimentos que tenham presença no mundo digital.
Só no primeiro semestre, foram realizadas 89,7 milhões de compras online. As vendas no e-commerce tiveram um crescimento de 12,6%, o equivalente a um faturamento de R$ 39,5 bilhões, segundo dados da Geotrust.
O crescimento é tão proeminente que outro levantamento, feito pela CupomValido, mostra que o Brasil é líder no ranking de crescimento de vendas online em 2022, com expectativa de crescimento duas vezes maior que a média mundial.
Isso porque a pandemia fortaleceu as compras online. De acordo com o relatório da Adyen, os consumidores estão cada vez mais propensos a adotar novos canais de venda e tecnologias – tanto que 83% dos entrevistados usam mais aplicativos de compra hoje.
Diante do fortalecimento dos canais digitais e chegada de grandes feriados, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) prevê um aumento de até 12% nas compras durante o segundo semestre, em comparação ao período de janeiro a junho deste ano.
Tendências e inovação do varejo brasileiro
Focar nas maiores tendências de inovação do varejo é a melhor maneira de se destacar. Por isso, listamos algumas das principais tendências que você não pode perder:
Pagamento com PIX
O PIX se tornou uma das soluções mais flexíveis e práticas na realização de transações financeiras – a qualquer hora, dia ou lugar. Um balanço feito pelo Euromonitor mostra que 20% dos consumidores já utilizam métodos de pagamentos via celular. Nesse sentido, o pagamento via PIX é a melhor maneira de facilitar compras no varejo, em lojas físicas ou online.
Estratégias omnichannel
O omnichannel é um tipo de abordagem que integra canais de venda, comunicação e divulgação. Através da estratégia multicanal, os usuários passam por uma experiência sólida e unificada, com o melhor atendimento, entrega de serviços e produtos.
Esse conceito é muito aplicado hoje em dia pois, segundo dados do Invesp, as estratégias conseguem reter 89% dos consumidores.
Segurança digital e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Escândalos e problemas relacionados ao vazamento de dados aumentaram a preocupação dos usuários e das empresas. Aqui no Brasil o problema é tão grave que, de acordo com a consultoria Roland Berber, nosso país foi o quinto que mais sofreu crimes cibernéticos em 2021.
É por isso que a Lei Geral de Proteção de Dados se tornou tão relevante. Em se tratando do mundo digital, o uso cada vez mais frequente de softwares e outras tecnologias faz com que a segurança digital seja uma das primeiras soluções a serem implementadas.
Inteligência artificial
O uso de inteligência artificial é uma inovação do varejo das mais importantes. Ela é primordial para aumentar o fluxo de trabalho, aprimorar soluções e estratégias e, assim, garantir os melhores resultados.
A IA pode ser utilizada nos mais diversos casos: para substituir processos manuais, melhorar a gestão do estoque e garantir uma abordagem personalizada e única com cada cliente.
Automação
Outra grande inovação do varejo é a automação. Assim como a inteligência artificial, ela pode ser utilizada nos mais diversos âmbitos do setor, a fim de melhorar a tomada de decisões, a produtividade e garantir lucratividade às empresas.
A automação está relacionada ao uso de equipamentos e sistemas que controlam processos de maneira automática, dispensando o trabalho humano. Com mais clareza sobre todas as áreas do negócio, os índices de desempenho ficam bem delineados e os objetivos mais fáceis de alcançar.
Como inovar no varejo?
Diante de tantas possibilidades, pode ser difícil escolher a melhor estratégia de inovação. O importante é conhecer os objetivos do seu negócio para, então, procurar alternativas que tornem o processo rápido, sem perder a eficiência e qualidade.
Para te ajudar, elencamos soluções amparadas nas maiores tendências do setor varejista:
- Automação: a automação é importante porque reduz custos ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a qualidade no atendimento.
- Marketing de influência: contar com influenciadores para destacar sua marca pode ser uma boa opção. Dados do Instituto QualiBest mostram que 76% dos consumidores já compraram produtos ou serviços baseados na recomendação de influenciadores digitais.
- Chatbots: quando bem estruturado, os chatbots conseguem lidar com todas as dúvidas do usuário. Essa é uma maneira de automatizar processos e aumentar a taxa de clientes satisfeitos.
- Social commerce: usar as redes sociais nunca foi tão importante! Ter uma presença digital elimina barreiras geográficas e garante uma experiência de compra única.
- Experiência do consumidor: e por falar em experiência… o foco deve ser no consumidor! É preciso se conectar efetivamente, mostrar que seu produto ou serviço supre as dores e necessidades dele. Mas não para por aí. Crie um atendimento personalizado e não se esqueça do pós-venda.
Como inovar em um supermercado?
Em se tratando de supermercados, a automação é uma das principais inovações. Ela é essencial para que o cliente tenha mais liberdade ao frequentar o estabelecimento. Além disso, um dos principais benefícios para a empresa é a melhor gestão e controle do estoque.
Seja terminal de consultas, PDVs modulares ou outras ferramentas imprescindíveis em um estabelecimento, a Sweda conta com um portfólio completo, com soluções baseadas nas principais inovações do varejo, capazes de trazer mais agilidade e facilidade ao seu negócio.
As soluções completas Mobox, por exemplo, são ideais para digitalizar supermercados de maneira econômica e atrativa, para transformar clientes comuns em verdadeiros fãs do seu estabelecimento.
Nossos produtos são indicados para o controle do estoque, por meio de códigos de barras, para atendimentos rápidos na fila do caixa e até para o autoatendimento, que aliás é parte bastante requisitada de nossa linha de produtos por conta de sua efetividade e praticidade.
O que uma empresa pode fazer para vender mais?
Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), acompanhar as mudanças de hábito é a característica mais importante para uma empresa vender mais. Dessa forma, comércios varejistas aumentam o faturamento e minimizam o risco de perdas.
Outros fatores impulsionadores listados pela associação foram:
- experiência e jornada de compra;
- privacidade e segurança cibernética;
- processo de logística;
- mudanças na jornada de compra;
- integração entre o online e o físico;
- transformação digital.
O relatório Tendências 2022 para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul, da KPMG, mostra que os varejistas ainda encontram desafios diante do novo cenário. Mas para ultrapassar barreiras, é necessário investir em tecnologias emergentes, inovações do varejo, com rapidez e flexibilidade.
Automação é a resposta para sucesso no comércio varejista
A automação é capaz de transformar o dia a dia do comércio. Ela pode ser usada tanto no digital, quanto em locais físicos. Lembre-se que os sistemas vão além do uso de softwares e hardwares.
A Sweda, por exemplo, investe em soluções com as melhores tecnologias do mercado, para agilizar todo o processo de venda para consumidores e comerciantes.
Para clientes, sistemas de autoatendimento dão autonomia e independência. Eles diminuem o tempo de espera no atendimento, o que torna a compra prática e reduz custos. A Sweda possui modelos flexíveis, para balcões, paredes ou pedestais.
Outra opção são os PDV, sistemas de frente de caixa. Mas, para serem eficientes o suficiente, é importante contar com as melhores tecnologias que só nós oferecemos. Os modelos disponíveis no nosso catálogo são rápidos, fáceis de operar e de integrar com outros softwares.
Com mais agilidade no dia a dia, a produtividade aumenta, bem como a satisfação dos clientes.
Ainda no caixa, os itens que complementam as Soluções, como leitores de código de barras, são muito importantes para garantir agilidade e qualidade no atendimento.
Os leitores das Soluções Sweda conseguem ler até mesmo códigos danificados ou mal impressos, o que reduz erros de digitação e traz assertividade na atualização do estoque.
O Sat Fiscal, ou Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é outro equipamento prático para clientes e consumidores. Isso porque ele substitui equipamento ECF e emite as CT-e SAT automaticamente para a Secretaria da Fazenda.
Assim, consumidores conseguem localizar o documento fiscal com muito mais rapidez e simplicidade, no site do programa Nota Fiscal Paulista.
Essas são apenas algumas das dezenas de soluções disponíveis na Sweda.
Soluções para varejo Sweda
As principais tendências de inovação do varejo estão cada vez mais focadas na experiência do consumidor. Nesse sentido, contar com as soluções Sweda é a melhor maneira de fazer seu negócio crescer, reduzir custos e aumentar a fidelização de clientes. Conheça nossos serviços!