Montagem sobre inovação do varejo
/
/
/
Inovação do varejo: tendências no mercado brasileiro

Inovação do varejo: tendências no mercado brasileiro

Navegação Rápida

Inovação no varejo é sinônimo de evolução. Afinal, desde a pandemia, os hábitos dos consumidores e do mercado mudou em vários aspectos. Por isso, estar atento a todas as mudanças no consumo é ficar um passo à frente do seu concorrente.

Nós da Sweda sabemos o quão importante é se manter atualizado, principalmente num cenário cada vez mais competitivo. A reabertura do comércio, redução das restrições sanitárias e recuperação gradual do emprego são três fatores que impulsionam o desenvolvimento do setor. 

Tanto é que o relatório Tendências 2022 para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul, feito pela KPMG, demonstra que 84% dos CEOs sul-americanos estão confiantes em relação ao crescimento do setor.

Portanto, você precisa estar antenado às maiores tendências e soluções da área varejista. É por isso que hoje trouxemos tudo o que você precisa saber para promover seu comércio e aumentar suas vendas.

 

Panorama de inovação do varejo

Quando se fala em inovação do varejo, um dos principais exemplos é a oferta de compras multicanal, ou seja: no online em paralelo ao offline. Segundo o Relatório do Varejo, feito pela Adyen, 85% dos entrevistados procuram estabelecimentos que tenham presença no mundo digital.

Só no primeiro semestre, foram realizadas 89,7 milhões de compras online. As vendas no e-commerce tiveram um crescimento de 12,6%, o equivalente a um faturamento de R$ 39,5 bilhões, segundo dados da Geotrust.

O crescimento é tão proeminente que outro levantamento, feito pela CupomValido, mostra que o Brasil é líder no ranking de crescimento de vendas online em 2022, com expectativa de crescimento duas vezes maior que a média mundial.

Isso porque a pandemia fortaleceu as compras online. De acordo com o relatório da Adyen, os consumidores estão cada vez mais propensos a adotar novos canais de venda e tecnologias – tanto que 83% dos entrevistados usam mais aplicativos de compra hoje.

Diante do fortalecimento dos canais digitais e chegada de grandes feriados, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) prevê um aumento de até 12% nas compras durante o segundo semestre, em comparação ao período de janeiro a junho deste ano.

 

Tendências e inovação do varejo brasileiro

Focar nas maiores tendências de inovação do varejo é a melhor maneira de se destacar. Por isso, listamos algumas das principais tendências que você não pode perder:

 

Pagamento com PIX

O PIX se tornou uma das soluções mais flexíveis e práticas na realização de transações financeiras – a qualquer hora, dia ou lugar. Um balanço feito pelo Euromonitor mostra que 20% dos consumidores já utilizam métodos de pagamentos via celular. Nesse sentido, o pagamento via PIX é a melhor maneira de facilitar compras no varejo, em lojas físicas ou online.

 

Estratégias omnichannel

O omnichannel é um tipo de abordagem que integra canais de venda, comunicação e divulgação. Através da estratégia multicanal, os usuários passam por uma experiência sólida e unificada, com o melhor atendimento, entrega de serviços e produtos.

Esse conceito é muito aplicado hoje em dia pois, segundo dados do Invesp, as estratégias conseguem reter 89% dos consumidores.

 

Segurança digital e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Escândalos e problemas relacionados ao vazamento de dados aumentaram a preocupação dos usuários e das empresas. Aqui no Brasil o problema é tão grave que, de acordo com a consultoria Roland Berber, nosso país foi o quinto que mais sofreu crimes cibernéticos em 2021.

É por isso que a Lei Geral de Proteção de Dados se tornou tão relevante. Em se tratando do mundo digital, o uso cada vez mais frequente de softwares e outras tecnologias faz com que a segurança digital seja uma das primeiras soluções a serem implementadas.

 

Inteligência artificial

O uso de inteligência artificial é uma inovação do varejo das mais importantes. Ela é primordial para aumentar o fluxo de trabalho, aprimorar soluções e estratégias e, assim, garantir os melhores resultados.

A IA pode ser utilizada nos mais diversos casos: para substituir processos manuais, melhorar a gestão do estoque e garantir uma abordagem personalizada e única com cada cliente.

 

Automação

Outra grande inovação do varejo é a automação. Assim como a inteligência artificial, ela pode ser utilizada nos mais diversos âmbitos do setor, a fim de melhorar a tomada de decisões, a produtividade e garantir lucratividade às empresas.

A automação está relacionada ao uso de equipamentos e sistemas que controlam processos de maneira automática, dispensando o trabalho humano. Com mais clareza sobre todas as áreas do negócio, os índices de desempenho ficam bem delineados e os objetivos mais fáceis de alcançar.

 

Como inovar no varejo?

Diante de tantas possibilidades, pode ser difícil escolher a melhor estratégia de inovação. O importante é conhecer os objetivos do seu negócio para, então, procurar alternativas que tornem o processo rápido, sem perder a eficiência e qualidade.

Para te ajudar, elencamos soluções amparadas nas maiores tendências do setor varejista:

  • Automação: a automação é importante porque reduz custos ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a qualidade no atendimento.
  • Marketing de influência: contar com influenciadores para destacar sua marca pode ser uma boa opção. Dados do Instituto QualiBest mostram que 76% dos consumidores já compraram produtos ou serviços baseados na recomendação de influenciadores digitais.
  • Chatbots: quando bem estruturado, os chatbots conseguem lidar com todas as dúvidas do usuário. Essa é uma maneira de automatizar processos e aumentar a taxa de clientes satisfeitos.
  • Social commerce: usar as redes sociais nunca foi tão importante! Ter uma presença digital elimina barreiras geográficas e garante uma experiência de compra única.
  • Experiência do consumidor: e por falar em experiência… o foco deve ser no consumidor! É preciso se conectar efetivamente, mostrar que seu produto ou serviço supre as dores e necessidades dele. Mas não para por aí. Crie um atendimento personalizado e não se esqueça do pós-venda.

 

Como inovar em um supermercado?

Em se tratando de supermercados, a automação é uma das principais inovações. Ela é essencial para que o cliente tenha mais liberdade ao frequentar o estabelecimento. Além disso, um dos principais benefícios para a empresa é a melhor gestão e controle do estoque.

Seja terminal de consultas, PDVs modulares ou outras ferramentas imprescindíveis em um estabelecimento, a Sweda conta com um portfólio completo, com soluções baseadas nas principais inovações do varejo, capazes de trazer mais agilidade e facilidade ao seu negócio.

As soluções completas Mobox, por exemplo, são ideais para digitalizar supermercados de maneira econômica e atrativa, para transformar clientes comuns em verdadeiros fãs do seu estabelecimento.

Nossos produtos são indicados para o controle do estoque, por meio de códigos de barras, para atendimentos rápidos na fila do caixa e até para o autoatendimento, que aliás é parte bastante requisitada de nossa linha de produtos por conta de sua efetividade e praticidade.

 

O que uma empresa pode fazer para vender mais?

Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), acompanhar as mudanças de hábito é a característica mais importante para uma empresa vender mais. Dessa forma, comércios varejistas aumentam o faturamento e minimizam o risco de perdas.

Outros fatores impulsionadores listados pela associação foram:

  • experiência e jornada de compra;
  • privacidade e segurança cibernética;
  • processo de logística;
  • mudanças na jornada de compra;
  • integração entre o online e o físico;
  • transformação digital.

O relatório Tendências 2022 para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul, da KPMG, mostra que os varejistas ainda encontram desafios diante do novo cenário. Mas para ultrapassar barreiras, é necessário investir em tecnologias emergentes, inovações do varejo, com rapidez e flexibilidade.

 

Automação é a resposta para sucesso no comércio varejista

A automação é capaz de transformar o dia a dia do comércio. Ela pode ser usada tanto no digital, quanto em locais físicos. Lembre-se que os sistemas vão além do uso de softwares e hardwares.

A Sweda, por exemplo, investe em soluções com as melhores tecnologias do mercado, para agilizar todo o processo de venda para consumidores e comerciantes.

Para clientes, sistemas de autoatendimento dão autonomia e independência. Eles diminuem o tempo de espera no atendimento, o que torna a compra prática e reduz custos. A Sweda possui modelos flexíveis, para balcões, paredes ou pedestais.

Outra opção são os PDV, sistemas de frente de caixa. Mas, para serem eficientes o suficiente, é importante contar com as melhores tecnologias que só nós oferecemos. Os modelos disponíveis no nosso catálogo são rápidos, fáceis de operar e de integrar com outros softwares.

Com mais agilidade no dia a dia, a produtividade aumenta, bem como a satisfação dos clientes.

Ainda no caixa, os itens que complementam as Soluções, como leitores de código de barras, são muito importantes para garantir agilidade e qualidade no atendimento. 

Os leitores das Soluções  Sweda conseguem ler até mesmo códigos danificados ou mal impressos, o que reduz erros de digitação e traz assertividade na atualização do estoque.

O Sat Fiscal, ou Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é outro equipamento prático para clientes e consumidores. Isso porque ele substitui equipamento ECF e emite as CT-e SAT automaticamente para a Secretaria da Fazenda.

Assim, consumidores conseguem localizar o documento fiscal com muito mais rapidez e simplicidade, no site do programa Nota Fiscal Paulista.

Essas são apenas algumas das dezenas de soluções disponíveis na Sweda.

 

Soluções para varejo Sweda

As principais tendências de inovação do varejo estão cada vez mais focadas na experiência do consumidor. Nesse sentido, contar com as soluções Sweda é a melhor maneira de fazer seu negócio crescer, reduzir custos e aumentar a fidelização de clientes. Conheça nossos serviços!

Compartilhe esta notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Sweda.

Posts relacionados

Imagem com ícones da tecnologia 5G
Inovação

Como a tecnologia 5G pode ajudar no dia a dia de um estabelecimento comercial

A tecnologia 5G tem se destacado como um dos avanços mais significativos dos últimos anos na área da inovação, proporcionando benefícios e possibilidades para diversas áreas, incluindo a automação comercial. Com velocidades de conexão mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede, o 5G promete revolucionar a maneira como os estabelecimentos comerciais operam e se conectam com seus clientes. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura e conheça a Sweda.   Tecnologia 5G: como funciona? O 4G revolucionou a internet no mundo ao tornar o acesso a equipamentos digitais mais rápido que a anterior 3G. Contudo, a chegada da tecnologia 5G eleva este patamar, sobretudo no varejo. No Brasil, está disponível desde julho de 2023 nas principais cidades do país.  A internet 5G é a quinta geração de redes móveis que sucede à tecnologia 4G. Ela representa um avanço significativo em termos de velocidade de conexão, capacidade de transmissão de dados e latência reduzida. Isso porque a velocidade de navegação da internet 5G é cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a anterior, que está em torno de 17,1 megabits por segundo. Em alguns casos, essa diferença pode chegar a ser 100 vezes maior, dependendo da região e da prestadora do serviço.  Para exemplificar, um usuário poderá baixar um filme com a tecnologia 5G em cerca de 60 segundos. Além disso, apresenta melhor cobertura e maior estabilidade de conexão, mesmo em áreas menos povoadas e com pouca estrutura de internet. Isso garante uma experiência estável, mesmo em locais com muitos usuários conectados. Com isso, a expectativa é que a tecnologia promova uma inovação na indústria, nos carros autônomos, nos ambientes de realidade virtual e, até mesmo, na medicina – afinal, será possível a realização de consultas e cirurgias de maneira remota.   Há benefícios também para o varejo, sobretudo por aprimorar a Internet das Coisas (IoT), sistema de interconexão digital de objetos físicos, dispositivos, veículos e outros itens por meio de sensores, software e redes de comunicação.   Qual a importância do 5G? A demanda por conexão cresce a cada ano, no entanto, a internet 4G não dava conta da quantidade de dispositivos que precisam estar conectados à internet. Isso sem contar na alta carga de informações que sistemas complexos como, por exemplo, as smart cities e o Metaverso.  Nesse sentido, o 5G, com alta velocidade e baixa latência, promete otimizar esses e outros processos, aumentando a qualidade e diminuindo o delay na transmissão de dados. Assim, milhares de equipamentos podem estar conectados à mesma rede, sem interferir na qualidade do serviço – por causa disso, significa uma inovação na Indústria 4.0.   Saiba quais os benefícios do uso da tecnologia 5G Velocidade de download e upload O 5G oferece velocidades de download mais rápidas em comparação com o 4G. Enquanto o 4G pode oferecer velocidades típicas de download de cerca de 20-100 Mbps, o 5G pode atingir velocidades teóricas de vários gigabits por segundo (Gbps).  Essa velocidade esperada permite transferências de arquivos mais rápidas, streaming de vídeos em alta definição sem interrupções e downloads instantâneos de aplicativos e conteúdos.   Menor tempo de latência A latência é o tempo que leva para os dados percorrerem uma rede de um ponto a outro. Enquanto o 4G geralmente tem uma latência de cerca de 30-50 milissegundos (ms), o 5G pode oferecer latência de menos de 10 ms, e até mesmo tão baixa quanto 1 ms em alguns casos. Com isso, a baixa latência permite uma resposta mais rápida e em tempo real para as aplicações, o que é essencial para tecnologias como carros autônomos, realidade virtual e automação de processos.   Maior capacidade de rede O 5G utiliza uma faixa de frequência mais ampla, incluindo frequências mais altas (ondas milimétricas), permitindo uma maior capacidade de rede em comparação com o 4G. Com mais espectro disponível, o 5G permite mais dispositivos conectados simultaneamente, sem comprometer a velocidade ou qualidade da conexão.   Tecnologias avançadas O 5G usa tecnologias de antena avançadas, como beamforming e massive MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), para direcionar o sinal de forma mais eficiente. Isso resulta em uma cobertura de sinal mais ampla e melhor qualidade, além de permitir uma comunicação mais rápida e estável. Automação comercial: o futuro do varejo é agora   Como a internet 5G beneficia o varejo?    Melhoria na experiência do cliente Com a velocidade e a latência reduzida do 5G, as lojas do varejo podem fornecer experiências mais interativas e imersivas para os clientes. Isso inclui Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) aprimoradas para o Varejo 4.0, permitindo que os clientes experimentem produtos ou realizem serviços antes de comprá-los.  Além disso, as lojas podem implementar tecnologias como espelhos inteligentes, assistentes virtuais e caixas de autoatendimento mais rápidos e interativos.   Pagamentos móveis sem contato Com a alta velocidade e segurança da tecnologia 5G, os pagamentos móveis e sem contato podem se tornar mais rápidos e confiáveis. Isso permite que os varejistas ofereçam opções de pagamento diversificadas, como carteiras digitais e pagamentos por meio de dispositivos wearables. Esse processo pode ser feito por causa do NFC, tecnologia de radiofrequência que permite o pagamento por aproximação. Tudo acontece de maneira instantânea e segura, melhorando a experiência de compra dos clientes.    Maior velocidade e capacidade de rede A internet 5G oferece velocidade de conexão muito mais rápida e maior capacidade de rede, em comparação com as gerações anteriores, como o 4G. Isso permite que as lojas processem transações mais rapidamente, executem processos automatizados e reduzam o tempo de espera em diversas situações.    Automação de processos  Desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque, a chegada da tecnologia 5G possibilita a automação em diversos processos. Com isso, a marca ganha em lucratividade, afinal, será possível reduzir custos operacionais nessas áreas, bem como ter rapidez e otimização nas atividades.  A automação muitas vezes envolve uma rede complexa de sensores e dispositivos IoT interconectados. Com o 5G, a capacidade de rede expandida e a baixa latência permitem uma

Leia mais
Inovação

Automação de processos mantém ponto comercial mais competitivo

A automação de processos permite que tarefas sejam executadas automaticamente, com pouca ou nenhuma intervenção humana. No varejo, auxilia o negócio em diversas frentes, desde a gestão financeira, até no atendimento ao cliente no PDV. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e a aumentar a satisfação do cliente. Por causa disso, precisa fazer parte dos processos de trabalho de todo negócio que deseja ter sucesso em um mercado consumidor cada vez mais competitivo. Leia este artigo para saber um pouco mais sobre a importância da automação comercial nos tempos atuais.   Automação de processos nos dias atuais A pandemia influenciou os hábitos de consumo, sobretudo no que se refere a possibilidade de realizar compras com agilidade e segurança. Nesse sentido, a automação de processos comerciais permite que as empresas automatizam tarefas rotineiras e repetitivas, o que economiza tempo de trabalho. Não há dúvidas de que a tecnologia impactou fortemente a automação de processos no varejo, afinal, a transformação digital permite que as empresas possam reduzir a ocorrência de erros humanos, melhorar a qualidade do trabalho e diminuir o retrabalho. Por exemplo, um sistema digital pode realizar emissão de notas fiscais e realizar o controle financeiro com pouca ou nenhuma interferência humana. Com isso, a empresa terá uma segurança maior em relação a eventuais problemas com a Receita Federal.  Além disso, as ferramentas e métodos utilizados na automação de processos permite que a empresa alavanque os lucros. Como isso é possível? Por meio da experiência do cliente em um bom atendimento. Afinal, oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem. Nesse sentido, o atendimento no varejo pode ser aprimorado por meio de sistemas de autoatendimento que permitem que os clientes resolvam seus próprios problemas ou questões, sem a necessidade de interação humana. Por exemplo, utilizar quiosques PDV para realizar o pedido e efetuar o pagamento em estabelecimentos.   Leia também: Self checkout transforma jeito de comprar e de vender no varejo   Automação de processos e seus benefícios Redução de custos operacionais Minimização de erros nos processos Maior eficiência nas tarefas repetitivas  Melhorar a experiência do cliente antes, durante e depois das compras Permite um melhor controle de estoque e nas prateleiras da loja   Automação de processos e o setor comercial: principais tendências Não há dúvidas que a tecnologia é uma aliada na automação comercial, por isso, precisa fazer parte dos processos no varejo.   Inteligência artificial  A inteligência artificial (IA) está cada vez mais comum em sistemas de automação de processos. Essas tecnologias podem ajudar as empresas a automatizar tarefas complexas, como análise de dados e tomada de decisões, além de melhorar a eficiência e a precisão nas tomadas de decisão. No varejo, a IA pode ser empregada para entender o comportamento do cliente e, dessa maneira, produzir sistemas que aprendem à medida em que o consumidor o utiliza – ou seja, a junção com o machine learning, outro conceito de tecnologia também pode fazer parte da automação de processos.   Internet 5G A internet 5G pode chegar a uma conexão 10 vezes mais rápida que a 4G, o que favorece na velocidade com que as informações podem ser transmitidas e coletadas. Além disso, a estabilidade é maior que a anterior. Entre as possibilidades de uso está a Internet das Coisas (IoT), tecnologia que possibilita que objetos e dispositivos conectados à internet e que são capazes de coletar dados e efetuar ações. Por exemplo, sensores podem identificar quando um cliente entra em estabelecimento.   Equipamentos com múltiplos meios de pagamento Máquinas de pagamento com múltiplas opções é uma tendência para a automação no varejo, sobretudo as que oferecem pagamento por aproximação. Afinal, a forma como as pessoas finalizam as compras mudou, e agora o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado, ao contrário dos meios de pagamento mais tecnológicos.  Automação comercial: O futuro do varejo é agora   Soluções Sweda para automação de processos A Sweda é especialista em automação de processos para estabelecimentos de varejo. A seguir, conheça algumas soluções:    Soluções de autoatendimento O autoatendimento é uma estratégia de automação de processos no varejo que aprimora a experiência do cliente, sobretudo pela autonomia proporcionada ao consumidor. A Sweda tem duas soluções que podem ser usadas para essa finalidade: Smart Self Mobox Onix   SAT fiscal O SAT FISCAL SS-2000 Sweda é a melhor opção em Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) do mercado, com menor índice de defeito da categoria.  Essa Solução Fiscal tem a função de gerar, autenticar e armazenar cupons fiscais eletrônicos e os transmitir diretamente à Secretaria da Fazenda: alta velocidade na transmissão de cupons; fácil de instalar com a tecnologia Plug&Play; duas portas de rede com Switch integrado; alta capacidade de armazenamento de cupons para que suas vendas não parem na falta de internet; rede/ethernet.   Terminal de consulta Os terminais de consulta auxiliam os clientes que desejam verificar o valor dos produtos, sem precisar do auxílio de funcionários. Entre as opções, a Sweda oferece o ECD-90, presente nas maiores redes varejistas do País. Ele possibilita: recurso de voz; espaço para publicidade multimídia; pesquisa de satisfação; produtos relacionados; doações; impressão de cupons de desconto; emissão de senhas; impressão de receitas; sorteios.   Soluções touch As soluções touch são uma inovação tecnológica que a Sweda traz para o varejo a fim de facilitar vários processos para os lojistas e melhorar a experiência do cliente. A Sweda desenvolveu o SPT 2500 i3, projetado para aplicações em ponto de vendas, ponto de interação com o cliente, ponto de serviços e quiosques do segmento do varejo em geral.  O design compacto une alta performance, economia de energia e variedade de opcionais para atender a qualquer demanda do varejo e aumentar a satisfação do cliente.   Conte com a Sweda para automatizar seu negócio Em 2023, a Sweda completa 90 anos revolucionando a automação no varejo, com soluções que aliam tecnologia com os novos hábitos de consumo

Leia mais
Empreendedorismo

Mantenha em dia obrigações acessórias com a ajuda da automação comercial

Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

Leia mais