sistema de vendas com um terminal integrado
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Sistema de vendas: mais resultados e menos preocupações

Sistema de vendas: mais resultados e menos preocupações

Navegação Rápida

Não é de hoje que empresas do varejo estão de olho nos benefícios que um sistema de vendas pode trazer para o dia a dia. Contudo, mesmo que a aquisição de novas tecnologias seja algo prioritário para muitos gestores, a mudança em direção a essa nova realidade requer tempo, planejamento e dedicação.

A Sweda detém um valioso know how sobre sistema de vendas, e por meio de sua linha de produtos e soluções, sabe como fazer com que empresas possam obter melhores resultados e mais praticidade em suas operações.

Leia este artigo para entender como um sistema de vendas de fato funciona, quais são os seus benefícios mais importantes e por que é fundamental investir em automação. Acompanhe!

 

O que é um sistema de vendas?

De modo geral, as empresas entenderam a urgência da automação no sentido de tornar sustentável o crescimento, seja pelo diferencial competitivo, pela redução de custos ou demais motivos. 

Para se ter uma ideia, o último diagnóstico anual sobre automação do mercado nacional lançado pela GS1 Brasil mostrou que 40% das empresas de comércio e serviços tinham intenção de investir mais na automação de processos em 2020, embora tenham postergado a aplicação de recursos.

Mas afinal, o que é um sistema de vendas e como a automação pode ser tão positiva?

Resumidamente, um sistema de vendas consiste em um conjunto de ferramentas capaz de tornar todo o processo comercial mais ágil, organizado e simplificado. 

A automação do sistema de vendas permite a simplificação das operações comerciais e de relacionamento com os clientes, o que favorece a fidelização e facilita o dia a dia como um todo. Sendo assim, tanto o cliente quanto seus colaboradores ganham com sua implementação. 

Além disso, os gestores conseguem organizar melhor a equipe de trabalho, acompanhar o desempenho de todos, eliminar tarefas manuais desnecessárias ou que tomam muito o tempo, além de gerir com mais dados disponíveis e mais organização o estoque, as notas emitidas etc.

Em suma, além de contribuir com mais praticidade e celeridade no processo de vendas, o sistema de vendas também garante a obtenção de resultados mais satisfatórios em vários sentidos, permitindo que você e sua equipe consiga realmente progredir e trabalhar com muito mais eficiência.

 

Vantagens de um sistema de vendas

A seguir vamos detalhar um pouco mais sobre os benefícios que um sistema de vendas pode proporcionar:

 

Planejamento financeiro e estratégico mais eficaz

Por meio do sistema, o empresário pode contar com uma série de recursos capazes de organizar todas as operações e movimentações financeiras da loja, além de estruturar um planejamento mais eficiente. O sistema permite que você possa obter informações relevantes como fluxo de caixa, status das contas, gestão de boletos e emissão de notas fiscais, por exemplo. 

 

Controle total de estoque e em tempo real

Com um sistema de vendas, fica muito mais fácil controlar o que há no estoque, e você pode saber em tempo real o que entra e o que sai do seu estabelecimento. Também fica mais simples definir quais produtos comprar, o que permite também melhores negociações com fornecedores. 

E por meio dos relatórios disponibilizados em um software de sistema de vendas, é possível conhecer a fundo cada item do estoque. Com esses vários parâmetros, você consegue definir melhores estratégias e esmiuçar ainda mais o potencial do seu acervo. Por exemplo, você pode detectar qual produto é o mais relevante e requisitado em sua loja, além de identificar qual é a real margem de lucro ou prejuízo de cada item. 

 

Melhor aproveitamento da equipe e menos falhas humanas

Um sistema de vendas pode garantir um grande ganho na qualidade dos serviços prestados pela equipe que trabalha no estabelecimento. Por acelerar os processos e simplificar tarefas, o sistema possibilita que os colaboradores possam trabalhar com mais dinamismo, acumulando outras funções estratégicas. Aliás, a diminuição de erros é um dos fatores mais importantes quando se fala em sistema de vendas, já que a falha humana é quase que totalmente eliminada.

 

Sweda: soluções em sistema de vendas e gestão

Se pensa em implementar um sistema de vendas em seu estabelecimento, considere as soluções Sweda presentes em nosso variado catálogo de produtos. 

O Smart Self, por exemplo, é uma solução completa para quem pretende oferecer mais autonomia e agilidade na compra. Autoatendimento, Self Order ou Self Checkout, o Smart Self é composto por tela Touch Screen, leitura 2D (QR Code) e impressora térmica. Composto por módulos inteligentes e equipado com um inovador Sistema de Segurança por Imagem (SSI), o Smart Self está homologado com as principais Software Houses do Brasil e possibilita a personalização com a marca, um dos grandes diferenciais do produto.

Outro equipamento indispensável e que faz um grande sucesso no setor de varejo do Brasil é o terminal de consulta para supermercados e atacarejos ECD-1200. Robusto da categoria, o equipamento possui software interno que realiza a leitura dos códigos de barras danificados. Além disso, tem fácil integração com qualquer software e conta com opções wireless.

Se o seu estabelecimento necessita de um produto voltado para alta demanda, você pode contar com a Solução Garnet. Compacta, veloz e silenciosa, foi projetada sobretudo para ponto de vendas, de serviços e quiosques com pouco espaço. Vem equipada com Tela 15″ Touch Screen, 4GB de memória RAM DDR3L, HD de 500GB ou SSD de 120GB. Dispensa uso de teclado e mouse, o que garante mais celeridade e alto desempenho.

 

Soluções para o seu negócio é na Sweda

Aprimore a jornada de compra e conquiste e fidelize clientes com soluções adequadas ao que há de mais contemporâneo no âmbito da automação comercial.

A Sweda conta com décadas e décadas de reconhecimento e dedicação neste segmento, e por isso quer sempre oferecer um sistema de vendas e gestão completo e de fácil assimilação, para que você foque justamente no que de fato importa.

Atualmente, são mais de 2 milhões de pontos de venda instalados em operação e mais de 1,8 milhão de comércios automatizados que contam com soluções e serviços Sweda em todo o Brasil.

Soluções para o seu negócio é aqui na Sweda, pioneira no mercado de automação comercial brasileiro!

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Ações estratégicas e investimentos em novos produtos e serviços são importantes para o sucesso da empresa, mas é preciso ter atenção também à gestão tributária e fiscal do negócio, que inclui o cumprimento das obrigações acessórias. As obrigações acessórias servem para prestar informações relevantes para a fiscalização fazendária. Caso a empresa descubra, sofrerá com penalidades e até sanções que podem comprometer o seguimento do negócio. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender como ter uma gestão fiscal eficiente e otimizada.  Saiba o que são obrigações acessórias nos tópicos a seguir. Boa leitura!    O que são obrigações acessórias e a importância delas para o seu negócio As obrigações acessórias são requisitos complementares às obrigações principais que empresas e contribuintes devem entregar perante os órgãos fiscais, contábeis e regulatórios. Elas são exigências legais e administrativas que visam fornecer informações adicionais, controlar atividades e garantir a conformidade fiscal.  Essas obrigações são chamadas de “acessórias” porque estão relacionadas e são dependentes das obrigações principais. Enquanto as obrigações principais envolvem, por exemplo, o pagamento de impostos e contribuições, as obrigações acessórias complementam essas obrigações principais, com informações detalhadas. Todas essas informações prestadas pelas empresas são fiscalizadas pelos órgãos competentes. Por isso, mesmo que a empresa não precise pagar determinado tributo, pode ser que ela precise declarar a obrigação acessória referente, afinal, ambas são independentes.  Assim, as obrigações acessórias funcionam como relatórios, que devem ser entregues aos diferentes órgãos Municipais, Estaduais e Federais, sendo que cada uma tem diferentes prazos. Elas podem variar conforme o tipo de atividade exercida pela pessoa jurídica, bem como todo regime tributário.  Principais obrigações acessórias: Emissão de Notas Fiscais – Emitir corretamente notas fiscais para documentar as vendas de produtos ou serviços, conforme as regras fiscais e tributárias aplicáveis. Declarações Fiscais – A empresa precisa apresentar declarações fiscais periódicas, como declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarações de Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras. Folha de pagamento e obrigações trabalhistas – É necessário também elaborar e manter atualizada a folha de pagamento dos funcionários, cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como recolhimento de contribuições previdenciárias (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Controle de estoques e inventários – Algumas empresas são obrigadas a manter registros e realizar inventários periódicos de seus estoques, fornecendo informações precisas sobre o valor e a movimentação dos produtos em obrigações acessórias específicas.   Leia também: Evolução rápida do setor contábil no Brasil   Como enviar as obrigações acessórias?  Devido ao avanço da tecnologia, as empresas podem transmitir às informações das obrigações acessórias pela internet de maneira simples e rápida. Com isso, o governo consegue efetuar uma finalização detalhada, com objetivo de detectar possíveis irregularidades fiscais e tributárias em uma organização.  As empresas de todos os regimes fiscais do Brasil, exceto as do Simples Nacional, devem transmitir às informações dentro de cada prazo estipulado pelo órgão fazendário. Há também obrigações acessórias específicas para determinadas atividades econômicas, tais como profissionais de saúde e corretores de imóveis.    Qual a importância de manter as obrigações acessórias em dia?  Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para colocar a empresa em conformidade com o Fisco. Do contrário, a organização pode sofrer com multas, penalidades e sanções legais devido à falta de prestação das informações, bem como o envio de dados incorretos, incompletos ou inexatos. Além disso, é um processo fundamental da responsabilidade corporativa. Isso demonstra o compromisso da empresa em agir de acordo com as normas legais, éticas e sociais. Ao apresentar as informações e documentos corretos e atualizados, é possível construir uma  imagem confiável e fortalecer a reputação no mercado. O cumprimento das obrigações acessórias contribui para a sustentabilidade do negócio, ao evitar problemas que possam afetar negativamente os processos da empresa. Afinal, elas fornecem informações importantes para a gestão financeira e contábil, para o auxílio no controle de receitas, despesas, patrimônio, estoque, entre outros.   Como a automação comercial pode auxiliar na gestão das obrigações acessórias Basicamente, as obrigações acessórias permitem documentar os pagamentos de cada tributo, bem como prestar outras informações ao Fisco. Por isso, é essencial ter uma gestão fiscal e tributária sólida e otimizada, o que pode ser feito por meio da automação – afinal, a tecnologia é uma importante aliada para gerir processos em uma empresa. A automação comercial pode desempenhar um papel fundamental na gestão das obrigações acessórias, proporcionando eficiência, precisão e agilidade ao processo. Com um sistema de automação comercial, é possível emitir notas fiscais, faturas e outros documentos fiscais de maneira automatizada. Isso reduz erros, garante a conformidade com as regulamentações fiscais e agiliza o processo.  Além disso, alguns sistemas de automação comercial oferecem integração com órgãos fiscais, permitindo o envio eletrônico de informações e declarações diretamente para as autoridades fazendárias.  Saiba mais: Contabilidade 4.0: como se manter atualizado e se destacar no mercado?   Soluções de automação comercial Sweda para cumprir com as obrigações acessórias Manter as obrigações acessórias em dia é fundamental para evitar problemas com o Fisco e, também, eliminar custos. Isso porque as multas financeiras podem prejudicar o fluxo de caixa em momentos de crise.  Nesse sentido, investir em automação comercial garante otimização e redução de custos não apenas na área fiscal, mas também em outros setores da empresa. A Sweda, uma das maiores especialistas no País quando o assunto é automação comercial, oferece soluções voltadas para a gestão fiscal de estabelecimentos de diversos segmentos, de qualquer porte. Confira a seguir.    Kit SAT Sweda O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ou simplesmente SAT Fiscal, é um projeto do estado de São Paulo cujo objetivo é documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). E para as empresas se adequarem a esta obrigatoriedade, serão necessários os equipamentos SAT e impressora não fiscal, além de software de frente de caixa.

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