Sweda Sweda
  • HOME
  • Produtos
    • SOLUÇÕES DE SOFTWARE
    • PDV Touch Screen
      • SPT-2500
      • SOLUÇÃO GARNET
      • Mobox® Onix
      • Mobox® Morion
      • Mobox® Onix W
      • Monitores Touch
        • SMT-200
        • Monitor Cliente SMC-9
        • Monitor Cliente SMC-9T Touch Screen
    • PDV Ponto de Venda
      • PDVs
        • PDV Padrão
        • PDV SP-30
        • Microcomputador
        • NFC-e e NFC-e/SAT
      • CPUs
        • CPU Padrão Sweda
        • CPU Sweda SP-30
        • CPU Blindada SP-30
        • CPU Sweda SP-30i
      • Impressoras Térmicas
        • Impressora Térmica Sweda SI-300 SIX
      • Leitores de Código de Barras
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-1100
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-2200
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-2420
        • Leitor de Código de Barras Sweda SLW-2430
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-3200
      • Gavetas de Dinheiro
        • Gaveta de Dinheiro GB 8
        • Gaveta de Dinheiro OT
        • Gaveta de Dinheiro GB 3
      • Monitores
        • Monitor LED Widescreen 15.6”
        • Monitor LED Widescreen 18,5”
        • Monitor Led Widescreen 19,5″
      • Pin Pad
      • Teclados
        • Teclado PDV Sweda 44 Teclas
        • Teclado PDV Sweda 65 Teclas
        • Teclado Convencional
        • Mouse
    • SAT Fiscal
      • Solução Kit Sat
      • SAT Fiscal Sweda SS-2000
      • SAT SS-2000 W (Wi-Fi)
    • Verificadores de Preço
      • Verificador de Preço ECD-1200
      • Verificador de Preço ECD-2000
      • Verificador de Preço ECD-2500
    • Autoatendimento
      • Autoatendimento Self-Checkout
      • Autoatendimento Self-Order
      • Autoatendimento KIOSK
  • Segmentos
    • SEGMENTOS
      • ALIMENTAÇÃO
      • ATACADO
      • CAFETERIA
      • ENTRETENIMENTO
      • FARMÁCIA E DROGARIA
      • FAST FOOD
    • SEGMENTOS
      • FRANQUIAS
      • HORTFRUTI
      • JOALHERIA
      • LIVRARIA
      • LOJAS DE CONVENIÊNCIA
      • LOJAS DE DEPARTAMENTO
    • SEGMENTOS
      • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
      • MINIMERCADO
      • ÓTICA/CINE/FOTO
      • PADARIA
      • PERFUMARIA
      • PET SHOP
    • SEGMENTOS
      • POSTO DE COMBUSTIVEL
      • PRESENTES E BRINQUEDOS
      • QUIOSQUES
      • SERVIÇOS
      • SUPERMERCADO E ATACAREJO
      • TABACARIA
  • Serviços
  • Suporte
    • Contato
    • Download
    • FAQ
  • Sobre
    • Conheça a Sweda
    • Blog
    • SOFTWARE PARTNERS
    • Seja um Parceiro
    • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Área Restrita
    • Acesso Restrito
    • Sweda CSO
    • Sweda 24hs
  • Ligamos para você

Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

Home » Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor » Blog » Inovação » Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor
Posicionamento de marca no varejo: veja a importância da estratégiaAs 4 etapas da estratégia de vendas indispensáveis ao sucesso do seu negócio 

Tendências no varejo: envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

O uso da tecnologia combinada a outras transformações na sociedade vinham modificando, de maneira natural, os padrões e formas de consumo. Mas desde que a crise sanitária se instalou em 2020, parte dessas mudanças foram aceleradas em vários segmentos do mercado, em especial no varejo, que precisou se adaptar para continuar crescendo. Os canais digitais, por exemplo, se fortaleceram e determinaram o que se espera do futuro deste setor à medida que consumidores foram obrigados a se distanciar de pontos de venda físicos.

Desde então, é cada vez maior o número de empresas que passaram a utilizar tecnologias de big data e inteligência artificial, com o objetivo de gerar insights confiáveis aos processos de tomada de decisão de compra. Contudo, para além do momento atual, o varejo tem investido em inovação acompanhada de soluções que procuram resolver problemas práticos e reais do dia a dia empresarial, entre os quais:

  • Alta conversão de vendas;
  • Aumento da agilidade nas operações;
  • Maior qualidade no atendimento ao consumidor;
  • Aceleração dos processos operacionais;
  • Ampliação da interatividade com o cliente;
  • Melhoria na apresentação de produtos e serviços;
  • Marketing direcionado.

 

O valor da tecnologia

As tendências do varejo estão cada vez mais relacionadas ao uso da tecnologia para acelerar processos e melhorar a experiência de compra do cliente. De acordo com dados da High Tech Retail– estudo sobre as tendências para o varejo brasileiro – para os consumidores, os benefícios proporcionados pela tecnologia são comodidade (84%) e economia de tempo (83%).

A mesma pesquisa, realizada antes mesmo da pandemia, em 2019, revelou também que 80% dos entrevistados valorizam mais as empresas que utilizam tecnologia, sendo que 79% passam a recomendar os seus serviços, e 76% compram mais de marcas que investem em inovações tecnológicas.

 

Big Data no varejo

O uso desta tecnologia atualmente é fundamental para qualquer negócio. Para entender melhor, por meio da análise e coleta de dados é possível tomar decisões mais assertivas, e assim garantir os melhores resultados. Porém, existem diversas maneiras de utilizar as informações geradas pelos consumidores diariamente, entre as quais:

  • Personalização de ofertas

Certamente um dos principais usos do Big Data no varejo é a criação de ofertas personalizadas. A partir da captação de informações o varejista consegue, por exemplo, saber vários dados sobre os clientes, tais como ticket médio, produtos mais procurados em determinadas épocas; formas de pagamento mais usadas; aderência a promoções, entre outros.

Com este conjunto de dados, é possível elaborar ofertas especialmente pensadas para cada consumidor. Por exemplo, se um cliente constantemente compra shampoo, é possível oferecer promoções também de outros produtos correlatos.

  • Otimização do atendimento

Outra forma de uso de dados no varejo é a otimização do atendimento. Por meio da coleta de informações é possível entender o comportamento do cliente, desde o tempo médio que ele permanece na fila, até quais são os horários de pico.

Tais informações são extremamente relevantes ao empreendedor na hora de reorganizar o ponto de venda. Além disso, por meio delas adere-se a soluções que auxiliem na melhora do processo, como instalação de caixas rápidos, troco digital, totens de autoatendimento, entre outras soluções.

  • Pós-venda

Um dos maiores desafios dos varejistas é a fidelização. Afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores tornaram-se exigentes. O Big Data também pode ser útil nesse sentido.

Um exemplo é o cadastro para participar do programa de fidelidade do estabelecimento. Assim, toda a vez que fizer compras no local, os dados sobre seu padrão serão atualizados. Posteriormente, por meio de canais digitais, as ofertas são enviadas de acordo com seu perfil de interesse.

 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia desenvolvida para emular certas capacidades da cognição humana. Extremamente importante para as empresas dos mais variados segmentos, a ferramenta ajuda a solucionar problemas e a otimizar processos. Em meio a outras inovações tecnológicas, ela é um dos pilares da transformação digital.

No caso da gestão de estoque, a IA é um dos caminhos para melhorar os processos. O uso dela possibilita automatizar e centralizar as informações, evitando assim rupturas, excesso de volume local, entre outros problemas. Com uma visão mais estratégica de métricas, como os níveis ideais de produtos, os investimentos acabam sendo mais assertivos.

Outro uso da IA que tem ganhado cada vez mais relevância são os assistentes virtuais de atendimento ao consumidor. Trata-se de um robô virtual, utilizado para dar informações, tirar dúvidas e automatizar algumas etapas da navegação do cliente. Ele oferece uma solução quase imediata para a maioria dos pedidos e, de quebra, coleta dados para uma análise do perfil do cliente. Desde que a ferramenta foi criada, muitas empresas têm conquistado agilidade e eficiência nesse tipo de serviço.

Como pode ver a inovação pode ajudar a melhorar suas estratégias de venda e a experiência de compra de seus clientes e prospects. Para saber mais como a tecnologia de automação pode ser sua parceira, conheça as soluções da Sweda.

Compartilhe...
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
autoatendimentoautomação comercialbig data no varejoswedatendências do varejovarejo
21 de outubro de 2021 InovaçãoMarketing SwedaComentários desativados em Tendências no varejo envolvem tecnologia e relacionamento com o consumidor

Posts Recentes

  • A Importância da Contabilidade Gerencial Para o seu Negócio
  • 5 Dicas de Branding Indispensáveis Para Pequenos Empreendedores
  • O Futuro é Agora: 5 Tendências no Varejo que Permanecerão em 2022
  • Employer Branding: A Importância Desta Estratégia Para a Sua Empresa
  • 5 Estratégias para Melhorar o Desempenho de Vendas do Seu Negócio

Categorias

  • Automação Comercial (14)
  • Contabilidade (4)
  • Empreendedorismo (27)
  • Inovação (2)
  • Notícias (15)
SOBRE A SWEDA
CONHEÇA A SWEDA
TRABALHE CONOSCO
PRINCIPAIS CLIENTES
SOFTWARE PARTNERS
POLÍTICA DE REVERSA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
CENTRAL DE AJUDA
CONTATO
SUPORTE TÉCNICO
SEJA UM REVENDEDOR
ACERVO TÉCNICO
ACESSO RESTRITO


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Logo Bureau Veritas

Empresa certificada

© Sweda Automação Comercial | Todos os Direitos Reservados
  • HOME
  • Produtos
    • SOLUÇÕES DE SOFTWARE
    • PDV Touch Screen
      • SPT-2500
      • SOLUÇÃO GARNET
      • Mobox® Onix
      • Mobox® Morion
      • Mobox® Onix W
      • Monitores Touch
        • SMT-200
        • Monitor Cliente SMC-9
        • Monitor Cliente SMC-9T Touch Screen
    • PDV Ponto de Venda
      • PDVs
        • PDV Padrão
        • PDV SP-30
        • Microcomputador
        • NFC-e e NFC-e/SAT
      • CPUs
        • CPU Padrão Sweda
        • CPU Sweda SP-30
        • CPU Blindada SP-30
        • CPU Sweda SP-30i
      • Impressoras Térmicas
        • Impressora Térmica Sweda SI-300 SIX
      • Leitores de Código de Barras
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-1100
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-2200
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-2420
        • Leitor de Código de Barras Sweda SLW-2430
        • Leitor de Código de Barras Sweda SL-3200
      • Gavetas de Dinheiro
        • Gaveta de Dinheiro GB 8
        • Gaveta de Dinheiro OT
        • Gaveta de Dinheiro GB 3
      • Monitores
        • Monitor LED Widescreen 15.6”
        • Monitor LED Widescreen 18,5”
        • Monitor Led Widescreen 19,5″
      • Pin Pad
      • Teclados
        • Teclado PDV Sweda 44 Teclas
        • Teclado PDV Sweda 65 Teclas
        • Teclado Convencional
        • Mouse
    • SAT Fiscal
      • Solução Kit Sat
      • SAT Fiscal Sweda SS-2000
      • SAT SS-2000 W (Wi-Fi)
    • Verificadores de Preço
      • Verificador de Preço ECD-1200
      • Verificador de Preço ECD-2000
      • Verificador de Preço ECD-2500
    • Autoatendimento
      • Autoatendimento Self-Checkout
      • Autoatendimento Self-Order
      • Autoatendimento KIOSK
  • Segmentos
    • SEGMENTOS
      • ALIMENTAÇÃO
      • ATACADO
      • CAFETERIA
      • ENTRETENIMENTO
      • FARMÁCIA E DROGARIA
      • FAST FOOD
    • SEGMENTOS
      • FRANQUIAS
      • HORTFRUTI
      • JOALHERIA
      • LIVRARIA
      • LOJAS DE CONVENIÊNCIA
      • LOJAS DE DEPARTAMENTO
    • SEGMENTOS
      • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
      • MINIMERCADO
      • ÓTICA/CINE/FOTO
      • PADARIA
      • PERFUMARIA
      • PET SHOP
    • SEGMENTOS
      • POSTO DE COMBUSTIVEL
      • PRESENTES E BRINQUEDOS
      • QUIOSQUES
      • SERVIÇOS
      • SUPERMERCADO E ATACAREJO
      • TABACARIA
  • Serviços
  • Suporte
    • Contato
    • Download
    • FAQ
  • Sobre
    • Conheça a Sweda
    • Blog
    • SOFTWARE PARTNERS
    • Seja um Parceiro
    • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Área Restrita
    • Acesso Restrito
    • Sweda CSO
    • Sweda 24hs
  • Ligamos para você